Pronunciamento de Eduardo Girão em 10/09/2025
Presidência durante a 113ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Comentários acerca da CPMI do INSS.
Elogios ao voto proferido pelo Ministro do STF Luiz Fux no julgamento do ex-Presidente Jair Bolsonaro e de aliados pelos atos do dia 8 de janeiro de 2023.
- Autor
- Eduardo Girão (NOVO - Partido Novo/CE)
- Nome completo: Luis Eduardo Grangeiro Girão
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Presidência
- Resumo por assunto
-
Regime Geral de Previdência Social:
- Comentários acerca da CPMI do INSS.
-
Atuação do Judiciário:
- Elogios ao voto proferido pelo Ministro do STF Luiz Fux no julgamento do ex-Presidente Jair Bolsonaro e de aliados pelos atos do dia 8 de janeiro de 2023.
- Publicação
- Publicação no DSF de 11/09/2025 - Página 31
- Assuntos
- Política Social > Previdência Social > Regime Geral de Previdência Social
- Outros > Atuação do Estado > Atuação do Judiciário
- Indexação
-
- COMENTARIO, COMISSÃO PARLAMENTAR MISTA DE INQUERITO (CPMI), INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL (INSS), DESVIO, APOSENTADORIA, PENSÃO, CONSIGNAÇÃO EM FOLHA DE PAGAMENTO, RESSARCIMENTO, RECURSOS FINANCEIROS.
- ELOGIO, VOTO, MINISTRO, SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL (STF), LUIZ FUX, JULGAMENTO, EX-PRESIDENTE DA REPUBLICA, JAIR BOLSONARO, TENTATIVA, GOLPE DE ESTADO.
O SR. PRESIDENTE (Eduardo Girão. Bloco Parlamentar Vanguarda/NOVO - CE) – Muitíssimo obrigado, Senador Izalci Lucas.
Muito interessante o que o senhor traz aqui, dessa fraude que eu acho que é a fraude mais covarde que houve contra as pessoas, contra pobres, contra as pessoas que, no momento mais delicado da sua vida, na velhice, precisam de dignidade e tiveram aí esse roubo escancarado.
Eu concordo com o senhor, teria que ser devolvido em dobro. Essas instituições, se o senhor topar, eu assino com o senhor, para a gente fazer com que essas instituições tenham independência, tenham autonomia.
Eu já quero avisar aqui à nossa assessoria, sempre muito atenta, que veja a possibilidade disso. Talvez a medida legislativa seja uma PEC.
Muita gente aqui em meu celular, depois desses discursos que nós tivemos aqui sobre a análise do voto do Ministro Luiz Fux, perguntando: "Olha, estamos torcendo para que ele peça vista". Não sei nem se parou porque estou aqui direto, não sei se já terminou.
Mas como se teve aí... Eu dei a informação errada, eu peço para as notas taquigráficas, se eu tiver com a informação errada... O senhor falou bilhões, "b" de bola, de páginas. Eu tinha feito um discurso de milhões de páginas...
O SR. IZALCI LUCAS (Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - DF. Fora do microfone.) – Do BPC, bilhões.
O SR. PRESIDENTE (Eduardo Girão. Bloco Parlamentar Vanguarda/NOVO - CE) – Não, não, da questão do material do Fux, dos documentos para se analisar.
O SR. IZALCI LUCAS (Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - DF. Fora do microfone.) – Bilhões.
O SR. PRESIDENTE (Eduardo Girão. Bloco Parlamentar Vanguarda/NOVO - CE) – Bi?
O SR. IZALCI LUCAS (Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - DF. Fora do microfone.) – Bilhões.
O SR. PRESIDENTE (Eduardo Girão. Bloco Parlamentar Vanguarda/NOVO - CE) – Pois é, eu tinha falado mi, milhões...
O SR. IZALCI LUCAS (Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - DF. Fora do microfone.) – Não, bilhões, 70 teras.
O SR. ESPERIDIÃO AMIN (Bloco Parlamentar Aliança/PP - SC. Fora do microfone.) – O Ministro Fux falou em bilhões de páginas.
O SR. PRESIDENTE (Eduardo Girão. Bloco Parlamentar Vanguarda/NOVO - CE) – Bilhões.
Então, eu cometi...
O SR. ESPERIDIÃO AMIN (Bloco Parlamentar Aliança/PP - SC. Fora do microfone.) – Terabytes.
O SR. PRESIDENTE (Eduardo Girão. Bloco Parlamentar Vanguarda/NOVO - CE) – Eu cometi um equívoco aqui, peço que se corrija no meu discurso e que...
(Intervenção fora do microfone.)
O SR. PRESIDENTE (Eduardo Girão. Bloco Parlamentar Vanguarda/NOVO - CE) – Pois é.
E que efetivamente o bom-senso prevaleça, a justiça, só isso, porque um pedido de vista desse com bilhões de páginas é mais do que necessário. Isso aí daria tempo, como o senhor falou, Senador Izalci, sempre com muita serenidade, de uma reflexão maior dos outros membros da casa sobre a luz que trouxe...
Aliás, o nome de Luiz Fux não é por acaso. Luiz significa luz, e ele jogou luz numa sombra, que é esse justiçamento que está acontecendo ali.
Então, é uma hora de reflexão de todos. Por que não? Então, o pedido de vista dele seria muito importante para o Brasil, além do voto que ele deu, um voto sereno, com embasamento na legislação brasileira.
Só fazendo um outro complemento, o Senador Esperidião até me ouviu aqui, mas, na sua fala, Senador Izalci, quando se fala na questão de parcialidade que o senhor colocou, teve a figura de dizer que é demônio. O Ministro Dino falou que Bolsonaro era demônio, parecia um demônio para ele. Então, como é que se pode ter imparcialidade para julgar um demônio? O que é que você faz com um demônio? Então, assim, é um negócio escandaloso!
Não havendo mais oradores presentes, a Presidência suspende a sessão deliberativa, que será reaberta para apreciação das matérias constantes na Ordem do Dia.
Está suspensa a sessão.
Que Deus abençoe a você e sua família.
Muito obrigado.