Pela ordem durante a 113ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Requerimento, nos termos do art. 222 do Regimento Interno do Senado Federal, inserção em ata de voto de aplauso à Filarmônica Antoninense, pelos 50 anos de fundação.

Autor
Flávio Arns (PSB - Partido Socialista Brasileiro/PR)
Nome completo: Flávio José Arns
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
Homenagem:
  • Requerimento, nos termos do art. 222 do Regimento Interno do Senado Federal, inserção em ata de voto de aplauso à Filarmônica Antoninense, pelos 50 anos de fundação.
Publicação
Publicação no DSF de 11/09/2025 - Página 39
Assunto
Honorífico > Homenagem
Matérias referenciadas
Indexação
  • REQUERIMENTO, VOTO DE APLAUSO, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, ESTABELECIMENTO DE ENSINO, MUSICA, EDUCAÇÃO MUSICAL, MUNICIPIO, ANTONINA (PR).

    O SR. FLÁVIO ARNS (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PSB - PR. Pela ordem.) – Sr. Presidente, V. Exa. me permite fazer só um voto de aplauso, bem rápido?

    Requeiro, nos termos do art. 222 do Regimento Interno do Senado Federal, inserção em ata de voto de aplauso à Filarmônica Antoninense, pelos 50 anos de fundação. Idealizada por dois músicos da Banda Municipal de Antonina, Roberto Cristiano Plassmann e Severino de Oliveira e Silva, fundaram a Filarmônica Antoninense em 30 de agosto de 1975.

    Em 1980, houve o ingresso do músico carioca José Carlos Couto, que introduziu aulas teóricas, melhoras estruturais e transformou a banda em uma instituição formadora de músicos.

    Hoje, a Filarmônica conta com banda sinfônica, orquestra show e marching band, além do projeto de musicalização infantil em parceria com a prefeitura. Contabilizam-se mais de 5 mil alunos formados e mais de 1,3 mil apresentações em diversos estados brasileiros.

    Eu requeiro, Sr. Presidente, que este voto de aplauso seja encaminhado à banda, mas eu só quero enfatizar a importância da musicalização no currículo da educação básica. Olhando os músicos da banda e da orquestra, todos – 100% – participaram do projeto de musicalização na escola e se tornaram também membros de uma orquestra filarmônica que está completando 50 anos de existência em um município pequeno, Antonina, importante – ao lado, na baía, tem o Porto de Antonina –, mas este projeto foi estendido para Paranaguá e para o Município de Morretes.

    Então, a gente, no Brasil todo, pode dizer: "Que bom que a música existe!", porque a música faz com que as pessoas se tornem, sem dúvida, melhores.

    Obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 11/09/2025 - Página 39