Presidência durante a 114ª Sessão Especial, no Senado Federal

Encerramento de Sessão Especial destinada a comemorar os 80 anos do Conselho Federal de Medicina - CFM.

Autor
Dr. Hiran (PP - Progressistas/RR)
Nome completo: Hiran Manuel Gonçalves da Silva
Casa
Senado Federal
Tipo
Presidência
Resumo por assunto
Saúde:
  • Encerramento de Sessão Especial destinada a comemorar os 80 anos do Conselho Federal de Medicina - CFM.
Publicação
Publicação no DSF de 12/09/2025 - Página 26
Assunto
Política Social > Saúde
Matérias referenciadas
Indexação
  • ENCERRAMENTO, SESSÃO ESPECIAL, COMEMORAÇÃO, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA (CFM).

    O SR. PRESIDENTE (Dr. Hiran. Bloco Parlamentar Aliança/PP - RR) – Bem, quero chamar aqui à frente do dispositivo o nosso querido colega Zacharias Calil para receber a homenagem do Conselho Federal de Medicina. Zacharias, por favor. (Palmas.)

(Procede-se à entrega de certificado ao Deputado Zacharias Calil.)

    O SR. PRESIDENTE (Dr. Hiran. Bloco Parlamentar Aliança/PP - RR) – Bom, agora a organização ficou... (Risos.)

    Bom, Allan Garcês, por favor, também venha receber a sua homenagem do Conselho Federal de Medicina. (Palmas.)

(Procede-se à entrega de certificado ao Deputado Allan Garcês.) (Pausa.)

    O SR. PRESIDENTE (Dr. Hiran. Bloco Parlamentar Aliança/PP - RR) – Senhoras e senhores, antes de encerrar, eu quero aqui registrar que a nossa história, a história da medicina no Brasil é feita de dedicação, de ciência, de humanidade, e é por isso que, no dia 15 de outubro, às 10h da manhã, nós vamos realizar uma sessão especial, aqui neste Plenário, em homenagem ao Dia de São Lucas, que é o dia 18 de outubro, que é o nosso dia. Essa solenidade que está sendo organizada pela Frente Parlamentar Mista da Medicina é uma oportunidade de nós reconhecermos e valorizarmos o trabalho médico no Brasil. Então, eu quero aqui fazer um desafio, Presidente, Presidentes dos regionais, das nossas associações, das nossas sociedades de especialidade, dos nossos movimentos sindicais, para que nós façamos uma solenidade maior ainda do que esta, porque esta foi a maior sessão solene de que eu já participei nesta Casa. (Palmas.)

    O meu querido Antonio Meira está um pouco enciumado porque ele fez aqui uma da Abramet, que foi muito grande, mas essa foi maior, Antonio, foi maior... (Risos.)

    Mas nos ajude a fazer uma maior no dia 15!

    Eu quero também registrar, Antonio, que você e a Comissão de Assuntos Políticos do nosso Conselho Federal têm sido extremamente diligentes, eficientes e presentes aqui no Parlamento.

    O movimento médico brasileiro deve muito a vocês. (Palmas.)

    Você merecia estar aqui, mas hoje não tinha lugar para todo mundo. Eu tive que fazer uma escolha de Sofia aqui, viu? Parabéns a você!

    Eu quero aqui...

    O Allan está me dizendo que, no dia 16, vai ter uma sessão solene alusiva ao médico ortopedista. Certamente foi uma ideia brilhante do nosso Presidente da Sbot, o nosso querido Paulo Lobo. Então, está feito o convite aqui. Vamos prestigiar esses eventos, porque esses eventos nos dão muita envergadura nesta Casa. Esta Casa aqui funciona com participação, com pressão. E, quando todo mundo vê esses eventos aqui, todo mundo fica respeitando a Medicina do Brasil.

    Parabéns a todos vocês!

    Eu queria agradecer aqui... Todo mundo foi muito educado e respeitou os horários de fala. Agradeço a todos vocês.

    Antes de terminar também, agradeço à minha mulher, que está aqui presente e está sempre me ajudando. Ela disse assim: "Tu te esqueceste de falar do Nazareno". Perguntei: "Cadê o Nazareno?" Ela disse: "O Nazareno está ali em pé". O Nazareno é meu colega oftalmologista, meu amigo de muito tempo – oftalmologista que nem eu, de mão cheia –, conselheiro federal desse conselho, conselheiro há muito tempo do Conselho Regional e está ali atrás. Eu ia cometer essa gafe, Naná – eu o chamo de Naná. Graças a Deus, a minha mulher está ali e está sempre me protegendo para evitar que eu faça esses deslizes. Está registrada sua presença. Um beijo para ti. Tudo de bom. (Palmas.)

    Bom, cumprida a finalidade desta sessão especial, eu agradeço a todas as personalidades, a todos os colegas, às famílias que estiveram aqui nos prestigiando e declaro encerrada esta sessão.

    Um grande abraço a todos.

    Deus os abençoe. (Palmas.)

(Levanta-se a sessão às 12 horas e 10 minutos.)


Este texto não substitui o publicado no DSF de 12/09/2025 - Página 26