Pronunciamento de Esperidião Amin em 15/09/2025
Fala da Presidência durante a 116ª Sessão Especial, no Senado Federal
Abertura de Sessão Especial destinada a celebrar os 50 anos da Secretaria de Articulação Nacional do Estado de Santa Catarina - SAN/SC.
- Autor
- Esperidião Amin (PP - Progressistas/SC)
- Nome completo: Esperidião Amin Helou Filho
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Fala da Presidência
- Resumo por assunto
-
Data Comemorativa:
- Abertura de Sessão Especial destinada a celebrar os 50 anos da Secretaria de Articulação Nacional do Estado de Santa Catarina - SAN/SC.
- Publicação
- Publicação no DSF de 16/09/2025 - Página 7
- Assunto
- Honorífico > Data Comemorativa
- Matérias referenciadas
- Indexação
-
- ABERTURA, SESSÃO ESPECIAL, SECRETARIA, ARTICULAÇÃO, AMBITO NACIONAL, ESTADO DE SANTA CATARINA (SC), CELEBRAÇÃO, CINQUENTENARIO, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO.
O SR. PRESIDENTE (Esperidião Amin. Bloco Parlamentar Aliança/PP - SC. Fala da Presidência.) – Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.
Declaro, portanto, aberta a sessão.
A presente sessão especial foi convocada em atendimento ao Requerimento nº 178, de 2025, de autoria desta Presidência e de outros Senadores, aprovado pelo Plenário do Senado Federal.
A sessão é destinada a celebrar os 50 anos da Secretaria de Articulação Nacional do Estado de Santa Catarina e os 30 anos da Procuradoria Especial em Brasília.
Convido para comporem a mesa a Senadora Ivete da Silveira (Palmas.) ; o Senador Jorge Seif (Palmas.) ; o ex-Senador e Governador do Estado Jorginho Mello (Palmas.) ; a Sra. Vice-Governadora Marilisa Boehm (Palmas.) ; a Sra. Vânia Franco, Secretária de Articulação Nacional do Governo do Estado de Santa Catarina (Palmas.) ; o Sr. Marcelo Mendes, Procurador-Geral do Estado de Santa Catarina (Palmas.) ; e ratifico o convite ao Sr. Hélio Dagnoni, Presidente da Fecomércio. (Palmas.)
A Presidência desta sessão será desenvolvida sob a forma de rodízio, uma vez que os três Senadores que representamos Santa Catarina somos, na verdade, em ânimo, os proponentes desta sessão, que, por todos os aspectos, já se revela uma sessão histórica.
Acho que há muito tempo o Plenário do Senado Federal não contempla tanto as autoridades, tanto da representação política, social e econômica do nosso estado quanto nesta sessão. Por isso, eu peço uma salva de palmas à Secretaria, à Procuradoria e a Santa Catarina. (Palmas.)
Teremos, portanto, a presença e a participação de muitas outras autoridades, além desse rodízio que eu mencionei. É um pouco improvisado, mas revela bem o espírito de solidariedade que nos une.
Teremos a presença, por exemplo, do Sr. Embaixador Nabil Adghoghi, Embaixador do Reino de Marrocos no Brasil, a quem eu antecipo agradecimentos pela recepção com que brindou o nosso estado ontem. Infelizmente não pude participar.
Teremos também a presença da Sra. Danieli Pinheiro, Secretária de Governo; do Sr. Fernando Filgueiras, representante da Procuradoria-Geral de Santa Catarina, em Brasília. Registro ainda a presença da Sra. Luciane Ceretta, Secretária de Educação do Governo do Estado de Santa Catarina; do Sr. Rafael Horn – talvez não consigam identificá-lo, mas ele está presente –, Vice-Presidente do Conselho Federal da OAB. (Pausa.)
Olha, registro ainda – e peço que me atualizem – a presença do Embaixador da China, porque com esse eu falei, e do Embaixador do Catar, do Reino do Bahrein. Ahlan wa sahlan. (Palmas.)
Isso quer dizer, em árabe, "cem vezes, sejam bem-vindos": ahlan wa sahlan.
Eu quero compartilhar com a Senadora Ivete e com o Senador Jorge Seif este grato momento. Por isso, em vez de ler o discurso, eu quero fazer a seguinte saudação.
Estes 50 anos da representação de Santa Catarina, independentemente da sua forma jurídica, não resumem nem contêm tudo o que se pode dizer a respeito do esforço do estado de fazer-se presente na capital federal, Brasília.
Na verdade, todos esses esforços tiveram vários personagens, e, ao longo da nossa sessão, eu conto com a Secretária Vânia para atualizar nomes, participações, mas não posso deixar de consultar se está participando deste evento – remotamente, talvez – uma veterana nessa atividade de representação em cuidar dos interesses de Santa Catarina, que é a Dra. Terezinha. Suponho que ela esteja assistindo.
(Intervenção fora do microfone.)
Então, eu queria pedir, como seu amigo, como um pai grato pelas atenções que, durante as nossas ausências, deu aos nossos filhos, quando aqui estávamos, uma salva de palmas muito especial para a Dra. Terezinha Neves Bleyer... (Palmas.) ... que aqui representa esse esforço de representação que o estado tem tido e que será devidamente atualizado pela Secretária Vânia.
Quero, neste momento, passar a Presidência dos trabalhos à Senadora Ivete. (Pausa.)