Discurso durante a 116ª Sessão Especial, no Senado Federal

Sessão Especial destinada a celebrar os 50 anos da Secretaria de Articulação Nacional do Estado de Santa Catarina - SAN/SC. Elogios á atuação do órgão na atração de recursos e investimentos, protegendo setores como pesca, agronegócio e serviços e também acolhendo cidadãos que precisam de amparo e saúde na capital federal.

Autor
Jorge Seif (PL - Partido Liberal/SC)
Nome completo: Jorge Seif Júnior
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
Data Comemorativa:
  • Sessão Especial destinada a celebrar os 50 anos da Secretaria de Articulação Nacional do Estado de Santa Catarina - SAN/SC. Elogios á atuação do órgão na atração de recursos e investimentos, protegendo setores como pesca, agronegócio e serviços e também acolhendo cidadãos que precisam de amparo e saúde na capital federal.
Publicação
Publicação no DSF de 16/09/2025 - Página 9
Assunto
Honorífico > Data Comemorativa
Matérias referenciadas
Indexação
  • SESSÃO ESPECIAL, SECRETARIA, ARTICULAÇÃO, AMBITO NACIONAL, ESTADO DE SANTA CATARINA (SC), CELEBRAÇÃO, CINQUENTENARIO, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, DESTAQUE, ATUAÇÃO, OBTENÇÃO, RECURSOS, INVESTIMENTO, PROTEÇÃO, PESCA, AGRONEGOCIO, SERVIÇO, ACOLHIMENTO, AUXILIO, CIDADÃO, SAUDE.

    O SR. JORGE SEIF (Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - SC. Para discursar.) – Senhoras e senhores, muito bom dia, um dia de muita alegria para o nosso Estado de Santa Catarina.

    Queria dizer uma coisa aos senhores, se este Plenário tivesse tantas pessoas de valor e tantos catarinenses como hoje, eu tenho certeza de que o Brasil estaria próximo dos melhores países do mundo. Vocês são fantásticos e representam, cada um em seu segmento, o melhor estado dessa Federação, que é o Estado da Santa e bela Catarina.

    Cumprimento a Presidente da sessão, Senadora Ivete da Silveira; meu querido amigo Esperidião Amin, que na intimidade chamo carinhosamente de Habib; nosso querido Governador Jorginho Mello; nossa querida Vice-Governadora Marilisa Boehm; minha amiga, competente, querida, prestativa, fantástica, maravilhosa Vânia Franco, Secretária de Articulação Nacional. Confesso às senhoras e aos senhores que não foram poucas vezes que eu a assediei para trabalhar comigo, mas ela não larga Jorginho Mello de jeito nenhum. Fazer o quê? Chato ser gostoso, não é, Governador?

    Cumprimento também o Sr. Procurador do Estado de Santa Catarina, Marcelo Mendes; e o meu amigo, itajainense como eu, Presidente da Fecomércio, Sr. Hélio Dagnoni. Que bom vê-lo aqui, meu irmão querido.

    Exmo. Sr. Presidente, Sra. Presidente, senhoras e senhores, hoje celebramos dois marcos que simbolizam a presença de Santa Catarina no coração da República: 50 anos da Secretaria de Articulação Nacional e 30 anos da Procuradoria Especial em Brasília.

    A SAN foi criada em 1975 e consolidou-se como ponte do nosso Estado de Santa Catarina com ministérios, tribunais, embaixadas, garantindo investimentos, recursos e apoio aos catarinenses que buscam em Brasília. A Procuradoria, por sua vez, tem sido a linha de frente da defesa jurídica do nosso estado, assegurando segurança e legitimidade às nossas causas.

    Essas instituições representam, ao mesmo tempo, estratégia e humanidade, ajudam na atração de recursos e investimentos, protegem setores como pesca, agronegócio e serviços e também acolhem cidadãos que precisam de amparo e saúde na capital federal.

    Rendo aqui minha homenagem aos servidores, procuradores e famílias que se dedicaram décadas a esse trabalho silencioso e essencial.

    O futuro exige que fortaleçamos ainda mais a SAN e a Procuradoria com estrutura, orçamento e tecnologia para enfrentar os desafios do século XXI.

    Também quero fazer aqui um anúncio, Vânia, a seu pedido, a tantos catarinenses que vêm à Brasília procurar auxílio médico, aqui especialmente no Sarah Kubitschek: nós destinamos uma van para fazer esse transporte, esse traslado dos catarinenses que vêm a Brasília também em busca de saúde. Então, eu quero dizer que seu pedido foi concedido, que você tem muita moral comigo e que você é muito competente. (Palmas.)

    Encerro, Sr. Governador, afirmando que investir na representação e na defesa de Santa Catarina é investir no nosso povo, na nossa economia e no nosso futuro.

    Viva a SAN, viva a Procuradoria Especial, viva Santa Catarina.

    Muito obrigado. (Palmas.)


Este texto não substitui o publicado no DSF de 16/09/2025 - Página 9