Pronunciamento de Esperidião Amin em 15/09/2025
Presidência durante a 116ª Sessão Especial, no Senado Federal
Encerramento de Sessão Especial destinada a celebrar os 50 anos da Secretaria de Articulação Nacional do Estado de Santa Catarina - SAN/SC.
- Autor
- Esperidião Amin (PP - Progressistas/SC)
- Nome completo: Esperidião Amin Helou Filho
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Presidência
- Resumo por assunto
-
Data Comemorativa:
- Encerramento de Sessão Especial destinada a celebrar os 50 anos da Secretaria de Articulação Nacional do Estado de Santa Catarina - SAN/SC.
- Publicação
- Publicação no DSF de 16/09/2025 - Página 25
- Assunto
- Honorífico > Data Comemorativa
- Matérias referenciadas
- Indexação
-
- ENCERRAMENTO, SESSÃO ESPECIAL, SECRETARIA, ARTICULAÇÃO, AMBITO NACIONAL, ESTADO DE SANTA CATARINA (SC), CELEBRAÇÃO, CINQUENTENARIO, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO.
O SR. PRESIDENTE (Esperidião Amin. Bloco Parlamentar Aliança/PP - SC) – Antes do encerramento desta longa sessão, mas muito densa, eu não posso deixar de fazer três complementos de observações.
Primeiro, agradecer a todos. O Governador foi um excelente mestre de cerimônias, porque acho que não ficou ninguém de fora. E, se alguém tiver ficado de fora, a culpa é dele. (Risos.)
Eu cumprimento a todos da maneira mais simples possível, evocando aqui, mais uma vez, a primeira ocupante do cargo de representante de Santa Catarina, a primeira secretária da nossa ação de hoje, a Dra. Terezinha Bleyer Martins Costa, da nossa querida terra de Campos Novos – a região já ficou mais satisfeita –, que hoje tem como sua sucessora outra mulher, Vânia Franco. Por isso, uma salva de palmas para todas as mulheres, incluindo Santa Catarina. (Palmas.)
Segundo, eu não posso deixar de, num cumprimento adicional, cumprimentar toda a imprensa que prestigiou a programação desse evento, jornalistas que estão dando cobertura a este evento. Faço isso na pessoa do Dr. Marcello Petrelli, que representa aqui o Grupo ND. E, portanto, permito-me, cumprimentando-o, estender esse cumprimento a todos os profissionais e responsáveis por comunicação no nosso estado.
Quero ainda agradecer muito a colaboração do trio. O trio funcionou, nós, os Senadores, a Senadora Ivete, o Senador...
O SR. JORGINHO MELLO (Fora do microfone.) – O Ânderson Silva também está, jornalista.
O SR. PRESIDENTE (Esperidião Amin. Bloco Parlamentar Aliança/PP - SC) – O Governador me lembra, e eu realmente, na chegada, cumprimentei o Ânderson Silva – não sei se está aqui, ainda –, mas cumprimentei, também lá fora, a Danila. Então, vamos prestigiar também a mulher, além do profissional. E, nas pessoas de ambos, eu cumprimento a todos.
Eu gostaria, repito, de dizer que a presença de tantas entidades que se fazem presentes, como são os hospitais, as nossas instituições de ensino, tudo isso oportuniza a luta que nós temos que travar, inclusive judicialmente. Foi judicialmente – e politicamente – que nós tratamos do caso da Unesc, que fora vítima de uma interpretação de cobrança de Imposto de Renda que demandou várias ações tanto da Procuradoria quanto do Fórum Parlamentar. Eu quero estender esse cumprimento a todos os Deputados que aqui estiveram presentes. Vejo ainda o Deputado Jorge Goetten.
(Intervenção fora do microfone.)
O SR. PRESIDENTE (Esperidião Amin. Bloco Parlamentar Aliança/PP - SC) – Portanto, agora vou falar das mulheres: a Deputada Daniela Reinehr... O Deputado Rafael Pezenti eu não poderia deixar de reconhecer pelo penteado também, que é diferenciado. E estava presente também o Zé Trovão, cujo penteado é ofuscado pelo chapéu.
Eu quero, com isso, dizer que, ao longo desses anos, o Fórum Parlamentar, Governador, de que você foi Coordenador... Você teve o privilégio de, com a sua capacidade de argumentação, sacar do Fórum Parlamentar a maior cifra para contribuir para uma causa nobre, que eram as cirurgias que o seu Governo enfrentou – e hoje comemora, junto com todos nós, os êxitos. Então, é reduzir a fila, porque a fila não termina de ser produzida e gerada.
Quero, com essas palavras, traduzir que a luta continua, seja ela da Procuradoria especial em Brasília, da Procuradoria especial do Governo de Santa Catarina, dos interesses de Santa Catarina no Distrito Federal, seja da Secretaria de Articulação Nacional. Esse esforço continua tanto por parte das entidades a que eu me referi quanto dos Parlamentares que aqui conduzem a parte política de todas essas intervenções.
Quero, por isso, dizer que a sessão foi certamente prestigiada por toda a representação política, social e mesmo econômica de Santa Catarina.
E, antes do encerramento, reiterando aqui os cumprimentos à nossa camerata, eu convido a todos para acompanharmos a apresentação da canção Linda e Bela Santa Catarina, de autoria de Ivonir Machado, que será interpretada pela Bia Barros, que já nos contemplou com as suas apresentações, com acompanhamento da Camerata Florianópolis.
(Procede-se à apresentação da música Linda e Bela Santa Catarina, de autoria de Ivonir Machado.) (Palmas.)
O SR. PRESIDENTE (Esperidião Amin. Bloco Parlamentar Aliança/PP - SC) – Estou tão entusiasmado de ouvir que vou pedir para a Camerata incluir no seu repertório o Hino à Ponta das Canas, cujo autor eu não vou revelar aqui, mas tem inclusive versão em castelhano. Procure no YouTube que tu vais ver, e é um clip, com fotos.
Nesta sessão, nós vamos homenagear servidores aposentados e servidores com mais tempo de serviço prestados na Secretaria. Foram eles, afinal, que a consolidaram. Eu vou chamá-los todos para virem aqui para uma única entrega.
Convido a Sra. Sílvia Maria Souza dos Santos, ou seu representante; o Sr. Augusto Jacques – a primeira tem 21 anos de serviço, o segundo tem 19 –; a Sra. Valdete Borges Leal de Morais, 31 anos de SAN; a Sra. Nelza Maria Ferreira Manhães, 27 anos; o Sr. Raimundo Alexandre Sobrinho, 17 anos de trabalho.
E ainda, cumprindo as ordens da Secretária Vânia Franco, solicito que se junte aqui a Sra. Lourdes Martini, que já foi bastante aplaudida; e o Procurador Especial Fernando Filgueiras.
E convido a Senadora Ivete e o Senador Seif para receberem as suas homenagens e compartilharem, se for possível, comigo. Ficarei muito satisfeito. (Pausa.)
E ainda convido para receberem as homenagens o Sr. Governador Jorginho Mello, a Vice-Governadora Marilisa Boehm, o Senador Jorge Seif, a Senadora Ivete, bem como o Procurador-Geral do Estado de Santa Catarina, Marcelo Mendes, a própria Secretária Vânia Franco e o Procurador Fernando Filgueiras.
Esses são os chamados. (Pausa.)
Chamo ainda os ex-Secretários Walmir Britto e Acélio Casagrande.
(Procede-se à entrega das placas de homenagem.)
O SR. PRESIDENTE (Esperidião Amin. Bloco Parlamentar Aliança/PP - SC) – Com essas entregas, eu agradeço mais uma vez a presença de todos.
Creio que Santa Catarina fica com a responsabilidade de aperfeiçoar os seus mecanismos de representação.
Declaro encerrada a sessão.
(Levanta-se a sessão às 12 horas e 12 minutos.)