Discurso durante a 117ª Sessão Especial, no Senado Federal

Sessão Especial destinada a celebrar os 125 anos da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Reconhecimento dopapel histórico da instituição na produção de vacinas, medicamentos e diagnósticos, fortalecendo o SUS e garantindo soberania sanitária. Louvor à atuação da Fundação em territórios vulneráveis, promovendo saúde indígena, quilombola e ribeirinha. Apelo pela garantia de autonomia científica para assegurar o futuro da instituição.

Autor
Dra. Eudócia (PL - Partido Liberal/AL)
Nome completo: Eudocia Maria Holanda de Araujo Caldas
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
Pesquisa Científica, Saúde Pública:
  • Sessão Especial destinada a celebrar os 125 anos da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
Ciência, Tecnologia e Informática, Direitos Humanos e Minorias, Pesquisa Científica, População Indígena:
  • Reconhecimento dopapel histórico da instituição na produção de vacinas, medicamentos e diagnósticos, fortalecendo o SUS e garantindo soberania sanitária. Louvor à atuação da Fundação em territórios vulneráveis, promovendo saúde indígena, quilombola e ribeirinha. Apelo pela garantia de autonomia científica para assegurar o futuro da instituição.
Publicação
Publicação no DSF de 17/09/2025 - Página 16
Assuntos
Economia e Desenvolvimento > Ciência, Tecnologia e Informática > Pesquisa Científica
Política Social > Saúde > Saúde Pública
Economia e Desenvolvimento > Ciência, Tecnologia e Informática
Política Social > Proteção Social > Direitos Humanos e Minorias
Política Social > Proteção Social > População Indígena
Matérias referenciadas
Indexação
  • SESSÃO ESPECIAL, COMEMORAÇÃO, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, FUNDAÇÃO INSTITUTO OSWALDO CRUZ (FIOCRUZ).
  • REGISTRO HISTORICO, ATUAÇÃO, FUNDAÇÃO INSTITUTO OSWALDO CRUZ (FIOCRUZ), COMBATE, EPIDEMIA, NOVO CORONAVIRUS (COVID-19), PRODUÇÃO, VACINA, REFORÇO, SISTEMA UNICO DE SAUDE (SUS).
  • ELOGIO, ATUAÇÃO, FUNDAÇÃO INSTITUTO OSWALDO CRUZ (FIOCRUZ), PROMOÇÃO, SAUDE, TERRITORIO, COMUNIDADE INDIGENA, QUILOMBOLA, COMUNIDADE RIBEIRINHA.
  • DEFESA, GARANTIA, AUTONOMIA, FUNDAÇÃO INSTITUTO OSWALDO CRUZ (FIOCRUZ), REALIZAÇÃO, PESQUISA CIENTIFICA E TECNOLOGICA.

    A SRA. DRA. EUDÓCIA (Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - AL. Para discursar.) – Gostaria de parabenizar o Senador Marcelo Castro pela iniciativa e cumprimentar os membros integrantes da mesa. Parabéns ao nosso Presidente da CAS, Senador Marcelo Castro, por este momento tão importante!

    Quero cumprimentar, aqui presente, o Sr. Presidente e requerente desta sessão, Senador Marcelo Castro; o Sr. Diretor-Presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Dr. Leandro Pinheiro Safatle; o Sr. Secretário de Estado de Saúde do Distrito Federal, Juracy Cavalcante Lacerda Júnior. Quero cumprimentar a Sra. Presidente do Conselho Nacional de Saúde, Fernanda Magano. Quero cumprimentar ainda a Sra. Presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde, Tânia Mara Coelho; o Sr. Presidente da Fundação Oswaldo Cruz, Mario Moreira, e o senhor representante da Organização Pan-Americana da Saúde e da Organização Mundial da Saúde, Cristian Morales Fuhrimann.

    Hoje comemoramos os 125 anos da Fundação Oswaldo Cruz, uma das instituições mais relevantes da ciência e da saúde pública brasileiras. Sua trajetória é marcada pelo compromisso em produzir conhecimento, formar profissionais, desenvolver tecnologias e oferecer respostas concretas aos nossos maiores desafios sanitários do país.

    A Fiocruz sempre demonstrou que ciência de qualidade deve estar a serviço da sociedade. Ao longo de sua história, consolidou-se como referência no desenvolvimento de vacinas, medicamentos e diagnósticos, na vigilância em saúde, na formação acadêmica e na produção de evidências para orientar políticas públicas.

    A Fiocruz sempre demonstrou que a ciência de qualidade deve estar a serviço da sociedade. Esse trabalho tem um valor estratégico para o Brasil, fortalece o Sistema Único de Saúde, o nosso querido SUS, garante soberania nacional em áreas sensíveis, como a produção de imunobiológicos, e amplia a capacidade do país em enfrentar crises sanitárias, como demonstrado recentemente na pandemia da covid-19. Além disso, a instituição possui enorme potencial para liderar o desenvolvimento de soluções inovadoras que salvarão milhares de vidas, como as vacinas contra o câncer e outras formas de imunoterapia, abrindo novas fronteiras na prevenção e no tratamento de doenças complexas.

    E falando aqui, senhoras e senhores presentes, colegas, Deputados e Deputadas, Sr. Presidente, quero abrir um parêntese em relação a vacinas contra o câncer.

(Soa a campainha.)

    A SRA. DRA. EUDÓCIA (Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - AL) – Eu sou autora do marco regulatório da vacina contra o câncer, a vacina RNA mensageiro, que está sendo estudada em vários países do mundo, e também aqui no nosso país, através da Dra. Josiane, do Hospital de Amor, de Barretos, e com certeza em outras instituições públicas do nosso país – essa vacina que vem fazer a diferença no tratamento médico do câncer. E, como autora desse marco regulatório, eu criei, junto com os colegas Senadores da CAS, a Subcomissão chamada CASCANCER, da qual tenho a honra de ser a Presidente. E essa Subcomissão agrega todos os estudos e todos os projetos de lei relacionados ao tratamento inovador do câncer, para que a gente possa...

(Soa a campainha.)

    A SRA. DRA. EUDÓCIA (Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - AL) – ... cada vez mais, minimizar os diagnósticos e os índices de morte por essa doença tão avassaladora.

    Mas o legado da Fiocruz – dando continuidade – não se limita às emergências. A instituição é também protagonista na luta contra desigualdades sociais e regionais, ao atuar em territórios vulneráveis, promover saúde indígena, quilombola e ribeirinha, e difundir conhecimento científico acessível, tornando a ciência um instrumento de cidadania.

    Celebrar, Sr. Presidente, esses 125 anos é reafirmar a necessidade de fortalecer a Fiocruz para o futuro. Isso significa assegurar investimentos permanentes em pesquisa, inovação e infraestrutura...

(Soa a campainha.)

    A SRA. DRA. EUDÓCIA (Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - AL) – ... valorizar seus profissionais e garantir autonomia científica para que continue contribuindo de forma decisiva para a saúde e o desenvolvimento do Brasil.

    Para concluir, a Fiocruz é patrimônio nacional e orgulho do nosso povo. Que este aniversário inspire novas gerações e dê continuidade a essa história de dedicação, ciência e vida.

    Muito obrigada, Sr. Presidente. Muito obrigada a todos aqui presentes. (Palmas.)


Este texto não substitui o publicado no DSF de 17/09/2025 - Página 16