Pronunciamento de Izalci Lucas em 19/09/2025
Presidência durante a 120ª Sessão Especial, no Senado Federal
Encerramento de Sessão Especial destinada a homenagear o Sistema S (Senai, Senac, Sesi, Sesc, Sebrae, Senar, Sest, Senat e Sescoop).
- Autor
- Izalci Lucas (PL - Partido Liberal/DF)
- Nome completo: Izalci Lucas Ferreira
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Presidência
- Resumo por assunto
-
Educação Profissionalizante,
Homenagem,
Indústria, Comércio e Serviços:
- Encerramento de Sessão Especial destinada a homenagear o Sistema S (Senai, Senac, Sesi, Sesc, Sebrae, Senar, Sest, Senat e Sescoop).
- Publicação
- Publicação no DSF de 20/09/2025 - Página 19
- Assuntos
- Política Social > Educação > Educação Profissionalizante
- Honorífico > Homenagem
- Economia e Desenvolvimento > Indústria, Comércio e Serviços
- Matérias referenciadas
- Indexação
-
- ENCERRAMENTO, SESSÃO ESPECIAL, HOMENAGEM, SISTEMA S.
O SR. PRESIDENTE (Izalci Lucas. Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - DF) – Eu quero dizer da minha alegria, é uma honra muito grande presidir uma sessão solene em homenagem ao Sistema S, que presta relevante serviço para o país. Fico pensando que, se não fossem vocês, como é que nós estaríamos, porque essa luta da educação profissional é longa e a gente precisa.
Quando fiz o meu ensino médio aqui em Brasília, nos anos 70, todos nós saíamos do ensino médio, quem quisesse, com o curso profissional: técnico de administração, técnico de contabilidade, edificações, eletricista, técnico de enfermagem, normal. E acabaram com isso!
Hoje, nós temos 22% dos jovens nas universidades, nas faculdades, e 78% dos jovens não estudam e não trabalham, à exceção daqueles que fazem o Sesc, o Sistema S. Então, é uma necessidade!
Eu vim para o Congresso muito em função dessas coisas, porque, na área pública, só pode fazer o que é permitido. Eu tive o privilégio de presidir a Comissão do novo ensino médio, que era exatamente para estender isso em todo o país, para que todos os jovens pudessem ter a opção de fazer um curso profissionalizante, mas, no Brasil, infelizmente, a gente não tem política de Estado, a gente tem política de Governo e cada Governo que entra faz questão de acabar e começar de novo. E, hoje, você tem uma geração pagando esse preço, desempregados e sem qualificação.
Quando fui secretário, tive o privilégio de ser Secretário de Ciência e Tecnologia por duas vezes aqui, nós não tínhamos nenhum instituto federal, nós federalizamos Planaltina e conseguimos trazer. Hoje nós somos 11 institutos federais em Brasília. Nós tínhamos três escolas técnicas e eu consegui assinar com o MEC, à época, mais nove escolas técnicas do GDF, que foram construídas agora, já há algum tempo, no Guará, Brazlândia, Santa Maria, Ceilândia, Estrutural e Paranoá. E temos institutos federais no Riacho Fundo II, no Recanto das Emas, São Sebastião, Riacho Fundo I, Asa Norte, Planaltina, Gama, Recanto e Samambaia. De alto nível, porque, de fato, os institutos federais e também as escolas técnicas de Brasília, juntamente com o Sistema S, são exemplos de formação profissional.
Mas é muito pouco ainda, a gente precisa realmente dar oportunidade para os jovens porque, no mundo todo, nos países desenvolvidos, 60% dos jovens fazem cursos técnicos. Só no Brasil que a gente não conseguiu chegar ainda a 11%, 12%, então, a gente precisa realmente priorizar isso para que os nossos jovens possam sair do ensino médio com uma profissão, aqueles que não terão acesso às universidades.
Então, quero aqui agradecer muito realmente ao Sistema S porque vocês fazem a diferença, fazem com qualidade, com muita competência, com muito carinho, com muito amor, diferentemente daquilo que é feito normalmente por obrigação, em que muitas vezes não se preocupam com a qualidade da formação.
Quero aqui agradecer a presença de cada um de vocês. A luta aqui é grande porque ainda há resistência no sistema, por incrível que pareça. Uma das poucas coisas que funcionam neste país para valer mesmo é o Sistema S e, de vez em quando, ainda tem alguém querendo mexer, alterar ou diminuir. Então, contem comigo aqui e, realmente, é muito importante que a gente valorize cada vez mais o Sistema S, que seja expandido isso em todas as demais atividades.
Eu agradeço a cada um de vocês que está aqui.
Cumprida, então, a finalidade desta sessão de homenagem ao Sistema S, eu declaro, então, encerrada a presente sessão.
Obrigado. (Palmas.)
(Levanta-se a sessão às 16 horas e 01 minutos.)