Pronunciamento de Fabiano Contarato em 23/09/2025
Não classificado durante a 123ª Sessão de Premiações e Condecorações, no Senado Federal
Encerramento de sessão de premiações e condecorações destinada à entrega do Prêmio Trânsito Seguro - Gesto Redobrado para o Futuro, instituído pela Resolução nº 29/2023, e destinado a agraciar educadores, escolas ou instituições que desenvolvam, no Brasil, ações e atividades destinadas a estimular a educação para o trânsito nas escolas e universidades.
- Autor
- Fabiano Contarato (PT - Partido dos Trabalhadores/ES)
- Nome completo: Fabiano Contarato
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Não classificado
- Resumo por assunto
-
Educação,
Homenagem,
Transporte Terrestre:
- Encerramento de sessão de premiações e condecorações destinada à entrega do Prêmio Trânsito Seguro - Gesto Redobrado para o Futuro, instituído pela Resolução nº 29/2023, e destinado a agraciar educadores, escolas ou instituições que desenvolvam, no Brasil, ações e atividades destinadas a estimular a educação para o trânsito nas escolas e universidades.
- Publicação
- Publicação no DSF de 24/09/2025 - Página 19
- Assuntos
- Política Social > Educação
- Honorífico > Homenagem
- Infraestrutura > Viação e Transportes > Transporte Terrestre
- Indexação
-
- ENCERRAMENTO, SESSÃO DE PREMIAÇÕES E CONDECORAÇÕES, SEGURANÇA, TRANSITO, DESTINAÇÃO, PREMIO, ESCOLA, INSTITUIÇÃO EDUCACIONAL, AÇÕES, ATIVIDADE, INCENTIVO, EDUCAÇÃO, ESTABELECIMENTO DE ENSINO, UNIVERSIDADE.
O SR. PRESIDENTE (Fabiano Contarato. Bloco Parlamentar Pelo Brasil/PT - ES) – Antes de encerrar, eu só queria fazer um breve comentário, Senadora, porque eu sempre postulei que, para o poder público e os servidores públicos – ou quem exerce uma função pública, seja político ou servidor público –, o múnus público é muito sagrado. Então, essa coisa da eficiência e da empatia tem que estar presente.
Eu lembro que, quando eu estava nessa delegacia, eu tive uma resistência muito grande porque os policiais ali insistiam em falar para mim: "Doutor, tem mais um corpo para o senhor liberar". Aquele processo de coisificação me doía tanto que eu falava assim: "Eu fico imaginando se fosse um parente seu e se você buscasse a delegacia: você queria que fosse, naquele momento de dor, referido ao seu filho, ou à sua esposa, ou a quem quer que seja, esse processo de coisificação?". Então, até mesmo nas mínimas coisas, a gente tem que humanizar mais, dentro do serviço público.
E eu acho que quando o Estado falha... Eu fico, assim, estarrecido quando eu vejo que o Brasil ocupa a terceira colocação em nível mundial em mortes de crimes de trânsito, sem falar nas vítimas que ficam com sequelas permanentes. Então, eu queria aqui... Todos sabem que a minha formação é no Direito, eu amo o Direito, eu sou Professor de Direito, mas eu amo literatura. E eu queria fazer uma singela chamada de pessoas, simbolicamente, que eu apurei, vítimas fatais, como se fosse em uma sala de aula, em que o Estado foi omisso e não tem ninguém aqui para responder por elas: Joice, Jamile, Michael, Lucas, Ricardo, Marta, Débora, Tereza, Rosa, Fernando não têm ninguém aqui para responder por elas.
Em memória a todas as vítimas de trânsito e pela omissão do Estado, eu ouso dizer o que o poeta inglês disse:
Parem os relógios
Cortem o telefone
Impeçam o cão de latir
Silenciem os pianos e com um toque de tambor tragam o caixão
Venham os pranteadores
Voem em círculos os aviões escrevendo no céu a mensagem:
"Eles estão mortos".
Ponham laços nos pescoços brancos das pombas
Usem os policiais luvas pretas de algodão.
Ele era meu norte, meu sul, meu leste e meu oeste
Minha semana de trabalho e meu domingo
Meu meio-dia, minha meia-noite
Minha conversa, minha canção.
Pensei que o amor fosse eterno, enganei-me.
As estrelas são indesejadas agora, dispensem todas.
Embrulhem a Lua e desmantelem o Sol
Despejem o oceano e varram o parque
Pois nada mais tem sentido.
Cumprida a finalidade desta sessão de entrega do Prêmio Trânsito Seguro – Gesto Redobrado para o Futuro, agradeço às personalidades que nos honraram com sua participação, e convido os agraciados para uma foto conjunta em frente à mesa.
Está encerrada a sessão.