Discurso durante a 125ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Indignação com ações da Polícia Federal no Estado do Amazonas, que, segundo S. Exa., sob pretexto de combate ao garimpo ilegal, violam direitos humanos e causam prejuízos a comunidades extrativistas. Críticas à cobertura da imprensa nacional sobre o assunto, e anúncio da realização de diligência da CDH nos Municípios de Manicoré-AM e de Humaitá-AM para apuração dos fatos.

Autor
Plínio Valério (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/AM)
Nome completo: Francisco Plínio Valério Tomaz
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
Atuação do Estado, Constituição, Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Direitos Humanos e Minorias, Relações Internacionais, Segurança Pública:
  • Indignação com ações da Polícia Federal no Estado do Amazonas, que, segundo S. Exa., sob pretexto de combate ao garimpo ilegal, violam direitos humanos e causam prejuízos a comunidades extrativistas. Críticas à cobertura da imprensa nacional sobre o assunto, e anúncio da realização de diligência da CDH nos Municípios de Manicoré-AM e de Humaitá-AM para apuração dos fatos.
Publicação
Publicação no DSF de 25/09/2025 - Página 14
Assuntos
Outros > Atuação do Estado
Outros > Constituição
Política Social > Proteção Social > Desenvolvimento Social e Combate à Fome
Política Social > Proteção Social > Direitos Humanos e Minorias
Soberania, Defesa Nacional e Ordem Pública > Relações Internacionais
Soberania, Defesa Nacional e Ordem Pública > Defesa do Estado e das Instituições Democráticas > Segurança Pública
Indexação
  • DENUNCIA, CRITICA, EXCESSO, VIOLENCIA, OPERAÇÃO, POLICIA FEDERAL, MUNICIPIO, HUMAITA (AM), MANICORE (AM), ESTADO DO AMAZONAS (AM), RESULTADO, EXPLOSÃO, DESTRUIÇÃO, CASA PROPRIA, UTILIZAÇÃO, FAMILIA, GARIMPAGEM, SUBSISTENCIA, PREJUIZO, POPULAÇÃO CARENTE, REGIÃO, CRIME, MEIO AMBIENTE.
  • CRITICA, ATUAÇÃO, IMPRENSA, JUDICIARIO, INSTITUTO BRASILEIRO DO MEIO AMBIENTE E DOS RECURSOS NATURAIS RENOVAVEIS (IBAMA), FUNDAÇÃO NACIONAL DOS POVOS INDIGENAS (FUNAI), CONLUIO, POLITICA, MEIO AMBIENTE, AMBITO INTERNACIONAL, LIDERANÇA, GOVERNO ESTRANGEIRO, OBJETIVO, ISOLAMENTO, AMAZONIA, APROVEITAMENTO, RECURSOS NATURAIS, REGIÃO, PAIS ESTRANGEIRO.
  • INFORMAÇÃO, PARTICIPAÇÃO, ORADOR, DAMARES ALVES, SENADOR, DILIGENCIA, SENADO, OBJETIVO, COMPROVAÇÃO, DENUNCIA, OPERAÇÃO, POLICIA FEDERAL, MANICORE (AM), HUMAITA (AM).

    O SR. PLÍNIO VALÉRIO (Bloco Parlamentar Democracia/PSDB - AM. Para discursar.) – Presidente, Senadoras e Senadores, foi bom o Senador Humberto ter citado a Amazônia preservada para o mundo, porque, mais uma vez, eu vou mostrar o que custa essa preservação para nós amazônidas: a condenação eterna à pobreza. É preciso que os senhores e as senhoras brasileiros e brasileiras tomem conhecimento disso. E lá venho eu, mais uma vez, falar sobre isso, porque foi para isso que eu vim. Essas vozes que não são ouvidas, essas pessoas que não são enxergadas, alguém tem que mostrar e falar disso.

    Eu falei aqui quando teve aquela operação esdrúxula, exorbitante, indigna, injusta nos Municípios de Manicoré e Humaitá, eu disse: essas cenas são feitas para mostrar na COP, para dizer que o Brasil está tomando conta bem da Amazônia, combatendo garimpo e narcotráfico. Mentira deslavada, cretinice, hipocrisia.

    Não demorou, nem esperaram a COP, não. Está aqui hoje, na CNN: "PF explode dragas usadas por garimpos ilegais em rio no Amazonas"; "R$1 bilhão em prejuízo: PF destrói 277 dragas em garimpos ilegais no AM".

    Olha as dragas que eles destruíram: casas flutuantes de famílias que praticam o extrativismo mineral previsto na Constituição. Olha as dragas – mostrem as fotos das dragas, o que eu duvido. Porque as dragas, sim, são garimpo ilegal, e têm dinheiro. Você destrói uma draga, eles têm três dragas em uma semana. Porque lá eles tiram quilos de ouro durante uma semana. Esses pobres coitados tiram grama de ouro para ir ao mercadinho, tiram grama de ouro para ir à farmácia. E olha só o que fizeram lá.

    Garimpo ilegal? Tem crianças em escola... Isso aqui é gás lacrimogênio. As crianças de Manicoré, chorando com a mão no rosto. Posso mostrar a foto? Porque elas estão com a mão no rosto. Isso é uma escola em Manicoré. Dragas, garimpo ilegal não têm crianças nas escolas. Sofreram a arbitrariedade dessa operação crianças, está aqui, crianças que sensibilizaram a Senadora Damares na Comissão de Direitos Humanos. Por um requerimento que fiz, nós vamos lá amanhã, fazer uma diligência nesses dois municípios.

    O Sr. Esperidião Amin (Bloco Parlamentar Aliança/PP - SC. Fora do microfone.) – V. Exa. me concede um aparte?

    O SR. PLÍNIO VALÉRIO (Bloco Parlamentar Democracia/PSDB - AM) – Concedo, e com o maior prazer.

    Aquelas casas foram explodidas em série. Está aqui, olha. Está aqui. Isso não é draga coisa nenhuma. Eu diria uma coisa com "p", mas vou dizer coisa nenhuma.

    Eu o ouço, porque o senhor sempre acrescenta e enriquece o meu discurso, Senador Amin.

    O Sr. Esperidião Amin (Bloco Parlamentar Aliança/PP - SC) – Senador Plínio Valério, lamento, profundamente, fazer este aparte, porque isso foi dito por V. Exa. e confirmada, como o senhor disse, a nossa percepção...

    O SR. PLÍNIO VALÉRIO (Bloco Parlamentar Democracia/PSDB - AM) – O senhor falou isso.

    O Sr. Esperidião Amin (Bloco Parlamentar Aliança/PP - SC) – ... mas sujeita à confirmação.

    Fizeram aquele espetáculo parecido com o Apocalypse Now, um filme, com helicóptero, um tiro, porta do helicóptero aberta, aquela cena de violência, como se fosse uma guerra contra poderosos inimigos, e – V. Exa. nos alertou – são casas de extrativistas artesanais, doze casas, se não me engano, enfileiradas, só numa pegada.

    E, agora, vendo a nota oficial publicada a respeito dessa expedição...

    O SR. PLÍNIO VALÉRIO (Bloco Parlamentar Democracia/PSDB - AM) – Que veio do Ministério da Justiça...

    O Sr. Esperidião Amin (Bloco Parlamentar Aliança/PP - SC) – Sim, foi um truque cinematográfico para justificar – quem sabe perante a COP-30, perante autoridades e imprensas internacionais – que estamos trabalhando, estamos enfrentando inimigos muito poderosos. Uma covardia, sancionada por esta correção de narrativa que V. Exa. está fazendo.

    Muito obrigado.

    O SR. PLÍNIO VALÉRIO (Bloco Parlamentar Democracia/PSDB - AM) – E o senhor concordou e foi mais além quando falou da pirotecnia, de filmes hollywoodianos, de Apocalypse Now... E aconteceu; verdadeiramente, aconteceu.

    Olha só aonde chega – só um minuto mais –, Senador Amin, aonde chega a hipocrisia. Olha aqui: estão falando de dragas e olha o que está sendo queimado: aquelas pequenas casas. Dragas? Pequenas casas sendo queimadas.

    É preciso a gente combater essa hipocrisia, essa injustiça. Vários crimes ambientais foram praticados ali.

    E olha só, meu amigo Senador Girão, na Comissão de Infraestrutura, fizemos requerimento, estamos indagando ao Ministério da Justiça. O relatório, o boletim de ocorrência, como disse o Senador Esperidião Amin na época lá... Porque, quando se faz uma operação dessa, é obrigatório na operação: planejamento, tem que ter um planejamento; um objetivo; quais as instituições envolvidas; quais os equipamentos utilizados; análise de risco; resultados esperados; e nada disso foi feito. O relato... Nós vamos conversar com pessoas que se mudaram da beira do barranco, que assistiram a isso tudo com medo e se mudaram para a casa de parentes. Tem gente internada, com estresse, com síndrome do pânico. Tudo isso está acontecendo, direitos humanos vilipendiados, e a CNN dá o lado do mais forte. Por isso, é importante que a gente venha aqui todos os dias mostrar mais uma vez.

    Estão mentindo para os senhores, estão mentindo para as senhoras. Não explodiram dragas coisa nenhuma, porque eles não têm coragem de explodir dragas, porque vão ser recebidos a balas; mas eles vêm aqui, sim, dessas pessoas humildes, tirar o sustento, o pão de cada dia dessas pessoas que estão há décadas praticando o extrativismo mineral, que é previsto na Constituição, que é desrespeitado diuturnamente pelo Supremo Tribunal Federal.

    Portanto, mais uma vez – e outra vez, da milésima vez que eu virei aqui, das milhares que virei aqui ainda, mais uma vez –, protesto contra essa cretinice, contra essa hipocrisia e venho mostrar que desrespeitaram direitos humanos, que cometeram crimes ambientais, e vocês, da grande imprensa, que foram capturados por essa política ambiental internacional que existe... Eu mostrei isto na CPI das ONGs: redações de televisão, de jornal, parte do Ministério Público, parte da Procuradoria, parte do Judiciário, Ibama, Funai, Ministério do Meio Ambiente e por aí afora, tudo mancomunado.

    Os Governos estrangeiros que querem fazer uso dos nossos recursos naturais – e aí é o objetivo: isolar a Amazônia para que os recursos naturais sejam usados por eles – já capturaram. E fiz uma comparação que é boa porque é muito futebolística. Tratando-se da Amazônia, os grandes Governos internacionais – e aqui vai Noruega, Alemanha, Holanda, Canadá, Estados Unidos, Inglaterra, Reino Unido – já capturaram tudo. É como se estivéssemos nós num campo de futebol jogando contra um time cujo patrão do time, cujo provedor do time tenha comprado o juiz, os dois bandeirinhas e o VAR. Não tem a quem recorrer. Se a gente for ao Supremo, parte está capturada também. Não tem a quem recorrer. A mim, Senador Plínio Valério, do PSDB, do Amazonas, resta fazer o que eu fiz aqui: gritar, denunciar, mostrar essa covardia e essa denúncia.

    Amanhã estaremos lá, a Senadora Damares e eu, pela Comissão de Direitos Humanos, para ver in loco o que já sabemos...

(Soa a campainha.)

    O SR. PLÍNIO VALÉRIO (Bloco Parlamentar Democracia/PSDB - AM) – ... de longe que existiu, mostrar que agora estão lá pobres pessoas mergulhando, tentando salvar alguma coisa, se é que ficou alguma coisa para ser salva. Ficou sim – ficou sim –, e eu vou tentar salvar: a dignidade de um povo oprimido.

    Obrigado, Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 25/09/2025 - Página 14