Pela ordem durante a 125ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro do 95o. ano de criação da Arábia Saudita.

Autor
Wellington Fagundes (PL - Partido Liberal/MT)
Nome completo: Wellington Antonio Fagundes
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
Data Comemorativa, Homenagem:
  • Registro do 95o. ano de criação da Arábia Saudita.
Publicação
Publicação no DSF de 25/09/2025 - Página 69
Assuntos
Honorífico > Data Comemorativa
Honorífico > Homenagem
Indexação
  • REGISTRO, COMEMORAÇÃO, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, PAIS ESTRANGEIRO, ARABIA SAUDITA.

    O SR. WELLINGTON FAGUNDES (Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - MT. Pela ordem.) – Sr. Presidente, eu gostaria de registrar aqui, hoje, o 95º ano de criação da Arábia Saudita. Eu quero registrar com grande satisfação, principalmente porque foi celebrado agora, no dia 23 de setembro, ontem, mas na segunda-feira nós tivemos um grande evento promovido pela embaixada, porque essa data marca a unificação de um país que, ao longo das últimas décadas, consolidou-se como um dos mais relevantes atores no cenário político, econômico e mundial, sendo hoje um parceiro estratégico do Brasil no campo do comércio, da energia, dos investimentos e também da cooperação internacional.

    Por isso eu quero aqui, em especial, cumprimentar o Embaixador Faisal Ghulam, que, desde 2022, exerce com brilhantismo a sua missão diplomática no Brasil. A sua atuação tem sido decisiva para o fortalecimento do diálogo político, para a aproximação cultural entre os nossos povos e, sobretudo, para a intensificação das relações econômicas bilaterais.

    Eu quero dizer que é importante ressaltar que, nos últimos anos, a Arábia Saudita ampliou significativamente sua participação na balança comercial brasileira, aumentando em US$6 bilhões, garantindo, assim, resultados positivo para o nosso país.

    O fluxo de exportações do agronegócio brasileiro, especialmente carnes, grãos e açúcar, encontrou no mercado saudita um destino seguro e em expansão, enquanto os investimentos sauditas começaram a se consolidar em setores estratégicos no Brasil. Essa parceria não se limita ao campo econômico. Eu quero falar, especialmente, do meu estado, que é um dos maiores exportadores das commodities agropecuárias para a Arábia Saudita.

    Por isso, há um compromisso compartilhado com o desenvolvimento sustentável, com a inovação tecnológica e com a promoção da paz e da cooperação internacional. Nesse sentido, a presença ativa do Embaixador Faisal Ghulam tem contribuído para aprofundar laços históricos de amizade e confiança mútua entre os nossos povos.

    Que essa data sirva, portanto, para reafirmarmos o nosso respeito e apreço pelo Reino da Arábia Saudita, celebrando o seu 95º aniversário e saudando a sua crescente contribuição para o progresso do Brasil e para o equilíbrio das relações internacionais.

    De antemão, agradeço aqui a V. Exa. por já marcar e aceitar que, na próxima terça-feira, estejamos numa audiência oficial, na casa oficial do Senado, onde V. Exa. vai receber o Embaixador Faisal Ghulam. Eu tenho certeza de que V. Exa. vai ficar extremamente impressionado, porque é uma figura simples, uma figura extremamente competente e que já teve a oportunidade de ser embaixador em outros países do mundo, principalmente a Finlândia. Ele já trouxe aqui, na época do nosso Presidente Rodrigo Pacheco, uma equipe de Parlamentares e quer fazer um convite oficial para que V. Exa. esteja lá, com o Grupo Brasil-Arábia Saudita, também fazendo uma visita àquele país, que é muito importante para as nossas relações bilaterais. E, claro, o Brasil, hoje, tem um saldo extremamente positivo nas exportações para a Arábia Saudita.

    O SR. PRESIDENTE (Davi Alcolumbre. Bloco Parlamentar Democracia/UNIÃO - AP) – Cumprimento V. Exa. pela referência. Estamos ansiosos, aguardando a possibilidade de nos encontrarmos com o Embaixador da Arábia Saudita, por solicitação de V. Exa., na próxima semana.

    O SR. WELLINGTON FAGUNDES (Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - MT) – E parabéns, Presidente, porque esta semana, como todos já falaram... Hoje eu acho que, com a votação na Comissão de Constituição e Justiça e, é claro, sempre liderados por V. Exa., foi dada uma resposta ao povo brasileiro.

    O povo brasileiro não aceita, realmente, que ninguém tenha privilégio. Todos nós somos cidadãos e, é claro, temos que responder, cada um, pelos nossos atos, mas em condições de igualdade com qualquer cidadão, do mais simples à mais alta autoridade. Se é Vereador, se é Deputado, se é Senador, se é ministro, o importante é que a Constituição brasileira prevê que todos somos iguais.

    Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 25/09/2025 - Página 69