Pronunciamento de Zequinha Marinho em 24/09/2025
Pela ordem durante a 125ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Congratulações ao presidente da CNA pela formulação de documento de apoio à realização da COP 30.
- Autor
- Zequinha Marinho (PODEMOS - Podemos/PA)
- Nome completo: José da Cruz Marinho
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Pela ordem
- Resumo por assunto
-
Agropecuária e Abastecimento { Agricultura , Pecuária , Aquicultura , Pesca }:
- Congratulações ao presidente da CNA pela formulação de documento de apoio à realização da COP 30.
- Publicação
- Publicação no DSF de 25/09/2025 - Página 72
- Assunto
- Economia e Desenvolvimento > Agropecuária e Abastecimento { Agricultura , Pecuária , Aquicultura , Pesca }
- Indexação
-
- CONGRATULAÇÕES, PRESIDENTE, CONFEDERAÇÃO DA AGRICULTURA E PECUARIA DO BRASIL (CNA), DOCUMENTO, APOIO, CONFERENCIA DAS NAÇÕES UNIDAS SOBRE MUDANÇA DO CLIMA (COP), BELEM (PA), ESTADO DO PARA (PA).
O SR. ZEQUINHA MARINHO (Bloco Parlamentar Democracia/PODEMOS - PA. Pela ordem.) – Muito bem, Presidente...
O SR. PRESIDENTE (Davi Alcolumbre. Bloco Parlamentar Democracia/UNIÃO - AP) – ... da terra da COP!
O SR. ZEQUINHA MARINHO (Bloco Parlamentar Democracia/PODEMOS - PA) – Quero fazer um registro exatamente sobre a COP.
Hoje à tarde, na CNA, a convite do Presidente João Martins, lá estivemos, compondo um painel no qual a CNA apresentou a todo mundo – aos Parlamentares, aos presidentes das federações de agricultura e pecuária dos estados, ao setor do agro – um documento que se chama Agropecuária Brasileira na COP 30. É um documento bem elaborado pela CNA, pelos seus técnicos especialistas; enfim, algo primoroso, falando do agro brasileiro, da sua sustentabilidade e do avanço que se precisa ter, com responsabilidade ambiental e social, é claro que sim.
A CNA também, Presidente, designou uma pessoa que nos tranquiliza para representação no debate em Belém, no período da COP 30: o ex-Ministro Roberto Rodrigues, uma sumidade nesse assunto, que vai estar lá, assim como a Embrapa, com toda a sua bagagem, sua história de pesquisa, para mostrar como essa empresa, essa estatal tem produzido, incentivado e apoiado a produção sustentável no Brasil.
Eu espero que os gringos aprendam com o Brasil, porque, lamentavelmente, eles acabaram com tudo o que tinham e hoje querem dar aula sobre como se produzir com sustentabilidade.
Portanto, parabéns à CNA, parabéns às federações de agricultura de cada estado. Da do Pará, lá estava o Presidente Carlos Xavier. Tivemos outras lideranças, como o ex-Secretário de Agricultura, Hildegardo Nunes, ex-Vice-Governador; outras lideranças importantes do nosso estado fizeram parte da grande reunião de hoje à tarde.
Portanto, mais uma vez, cumprimentos ao Dr. João Martins, Presidente da CNA, a toda a sua diretoria e a todo o corpo técnico, porque trabalharam e construíram um documento primoroso para dar um recado claro do agro brasileiro à COP 30, que será realizada na cidade de Belém.
Muito obrigado.