Pronunciamento de Eduardo Girão em 01/10/2025
Pela ordem durante a 131ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Apelo urgente ao Itamaraty para que faça a repatriação da cidadã brasileira Fabíola da Costa, internada nos Estados Unidos em estado grave após sofrer um mal súbito.
- Autor
- Eduardo Girão (NOVO - Partido Novo/CE)
- Nome completo: Luis Eduardo Grangeiro Girão
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Pela ordem
- Resumo por assunto
-
Assuntos Internacionais:
- Apelo urgente ao Itamaraty para que faça a repatriação da cidadã brasileira Fabíola da Costa, internada nos Estados Unidos em estado grave após sofrer um mal súbito.
- Publicação
- Publicação no DSF de 02/10/2025 - Página 40
- Assunto
- Outros > Assuntos Internacionais
- Indexação
-
- SOLICITAÇÃO, ITAMARATI (MRE), REPATRIAÇÃO, MULHER, BRASILEIRO NATO, PAIS ESTRANGEIRO, ESTADOS UNIDOS DA AMERICA (EUA), DOENÇA, HOSPITALIZAÇÃO.
O SR. EDUARDO GIRÃO (Bloco Parlamentar Vanguarda/NOVO - CE. Pela ordem.) – O Senador Humberto vai ocupar a tribuna...
O SR. PRESIDENTE (Veneziano Vital do Rêgo. Bloco Parlamentar Democracia/MDB - PB) – Vai ocupar a tribuna.
O SR. EDUARDO GIRÃO (Bloco Parlamentar Vanguarda/NOVO - CE) – Enquanto ele vai, eu vou fazer um rápido pela ordem aqui...
O SR. PRESIDENTE (Veneziano Vital do Rêgo. Bloco Parlamentar Democracia/MDB - PB) – Pois não.
O SR. EDUARDO GIRÃO (Bloco Parlamentar Vanguarda/NOVO - CE) – ... por uma questão humanitária urgente, Sr. Presidente.
Eu quero fazer este apelo a esta Casa porque é algo que toca profundamente a alma e o coração do cidadão. Trata-se do caso da brasileira Fabíola da Costa, que está internada nos Estados Unidos após sofrer um mal súbito. Sua família, em profunda aflição, não possui recursos para permanecer no exterior, tampouco para trazer Fabíola de volta ao Brasil para dar continuidade ao inadiável tratamento do problema grave, da doença que ela tem há muito tempo.
Não podemos esperar que uma tragédia se concretize para agirmos. Por isso, faço um apelo direto ao Ministério das Relações Exteriores do Brasil, no sentido de que o Itamaraty adote providências imediatas para custear o traslado de Fabíola da Costa ao Brasil antes que seja tarde demais. É uma legítima questão de solidariedade e defesa da vida humana, Sr. Presidente.
Muito obrigado.