Discurso durante a 131ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro das campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul, com ênfase na importância da prevenção ao câncer de mama, colo do útero e próstata. Alerta sobre mortes causadas por intoxicação com metanol em bebidas alcoólicas adulteradas, com apelo por investigação rigorosa e punição dos responsáveis, além de orientação sobre a importância do diagnóstico e tratamento precoce.

Autor
Nelsinho Trad (PSD - Partido Social Democrático/MS)
Nome completo: Nelson Trad Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
Mulheres, Saúde:
  • Registro das campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul, com ênfase na importância da prevenção ao câncer de mama, colo do útero e próstata. Alerta sobre mortes causadas por intoxicação com metanol em bebidas alcoólicas adulteradas, com apelo por investigação rigorosa e punição dos responsáveis, além de orientação sobre a importância do diagnóstico e tratamento precoce.
Publicação
Publicação no DSF de 02/10/2025 - Página 43
Assuntos
Política Social > Proteção Social > Mulheres
Política Social > Saúde
Indexação
  • COMENTARIO, IMPORTANCIA, CAMPANHA, Campanha Outubro Rosa, CONSCIENTIZAÇÃO, SAUDE, MULHER, HOMEM, CANCER.
  • DENUNCIA, MORTE, ADULTERAÇÃO, BEBIDA ALCOOLICA, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), ESTADO DE PERNAMBUCO (PE), SOLICITAÇÃO, INVESTIGAÇÃO, PUNIÇÃO, CRIME, SAUDE PUBLICA.

    O SR. NELSINHO TRAD (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PSD - MS. Para discursar.) – Senador Veneziano, que está deixando a Presidência para o Senador Humberto Costa, eu ocupo esta tribuna para registrar que nós estamos no mês de outubro. E o mês de outubro é aquele destinado à prevenção do câncer da mama e do câncer do colo do útero na mulher. É o Outubro Rosa.

    Agora, no corredor de acesso a este Plenário, tivemos uma solenidade do instituto Recomeçar, liderado pela Joana dos Anjos, uma guerreira, portadora que foi, tempos atrás, de câncer de mama, que tirou dessa dor a inspiração para poder conscientizar cada vez mais a sociedade brasileira.

    E eu também, estando defronte a um tapete azul, não poderia deixar de lembrar que no mês que vem nós vamos ter o Novembro Azul, que é destinado à prevenção do câncer da próstata no homem, um dos cânceres que mais mata o sexo masculino.

    Eu quero aqui, já feita as duas lembranças tão importantes da saúde que nós temos nesses dois meses, falar de um tema que eu tenho a certeza de que deixou, Senadores aqui presentes, todo mundo estarrecido. Comentei até, antes, com o Senador Veneziano, e ele falou: "Nelsinho, a sua indignação é a minha".

    Nós estamos vivendo num momento, numa época, em que notícias de diferentes estados estão mostrando pessoas morrendo por intoxicação por metanol, que, de uma forma criminosa, está sendo diluído nas bebidas alcoólicas.

    Ora, morreram em Pernambuco, morreram em São Paulo. E há quantos outros que, silenciosamente, devem ter morrido Brasil afora, e isso passou despercebido em função de não se chegar – porque não é fácil – a esse diagnóstico.

    Eu quero aqui – médico, ex-Ministro da Saúde e Presidente Humberto Costa – fazer esse alerta para as autoridades que estão nessa investigação. Isso precisa ser esclarecido, precisa ser elucidado, porque é algo que... Uma pessoa vai a algum bar, a algum restaurante e, de boa-fé, pede alguma bebida destilada e acaba por se intoxicar, podendo ter consequências terríveis como a cegueira. Tem uma moça que já ficou cega. Aqueles que não conseguem superar a evolução da doença podem chegar até à morte. Vômitos, náuseas, tonturas, convulsões, podendo levar ao coma, ao óbito. Começa com uma visão turva, uma confusão mental, dores abdominais, normalmente seis horas depois da ingesta da bebida. É muito importante o tratamento rápido. A partir do momento em que se está sentindo isso, deve-se correr imediatamente para o pronto-socorro, porque a intervenção precoce faz com que essas consequências possam ser minimizadas.

    Esse alerta da tribuna do Senado não tem só o caráter de prevenir as pessoas, mas, sim, de nós demonstrarmos que esta Casa vai estar atenta a essa fiscalização, para que a gente possa descobrir os culpados e puni-los no rigor da lei. Isso é inadmissível.

    Era isso o que eu queria falar, Presidente Humberto Costa.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 02/10/2025 - Página 43