Pronunciamento de Damares Alves em 06/10/2025
Discurso durante a 133ª Sessão Especial, no Senado Federal
Sessão especial destinada a comemorar o Dia Nacional da Pessoa Idosa.
Defesa de expansão do projeto Universidade do Evelhecer (UniSER).
Elogio ao Senado como espaço de equilíbrio político. Homenagem ao Senador Paulo Paim.
- Autor
- Damares Alves (REPUBLICANOS - REPUBLICANOS/DF)
- Nome completo: Damares Regina Alves
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
Homenagem,
Idosos:
- Sessão especial destinada a comemorar o Dia Nacional da Pessoa Idosa.
-
Educação,
Idosos:
- Defesa de expansão do projeto Universidade do Evelhecer (UniSER).
-
Atividade Política,
Direitos Humanos e Minorias,
Direitos Individuais e Coletivos,
Idosos:
- Elogio ao Senado como espaço de equilíbrio político. Homenagem ao Senador Paulo Paim.
- Publicação
- Publicação no DSF de 07/10/2025 - Página 34
- Assuntos
- Honorífico > Homenagem
- Política Social > Proteção Social > Idosos
- Política Social > Educação
- Outros > Atividade Política
- Política Social > Proteção Social > Direitos Humanos e Minorias
- Jurídico > Direitos e Garantias > Direitos Individuais e Coletivos
- Matérias referenciadas
- Indexação
-
- SESSÃO ESPECIAL, COMEMORAÇÃO, DIA NACIONAL, PESSOA IDOSA.
- DEFESA, EXPANSÃO, PROJETO, UNIVERSIDADE, VELHICE, INICIATIVA, VINCULAÇÃO, UNIVERSIDADE DE BRASILIA (UNB), FORMAÇÃO, SOCIALIZAÇÃO, VALORIZAÇÃO, PESSOA IDOSA.
- ELOGIO, ATUAÇÃO, SENADO, HOMENAGEM, SENADOR, PAULO PAIM, DEFESA, DIREITOS SOCIAIS, DIREITOS HUMANOS.
A SRA. DAMARES ALVES (Bloco Parlamentar Aliança/REPUBLICANOS - DF. Para discursar.) – Bom dia, bom dia, bom dia.
Presidente, que alegria estar nesta sessão, vim correndo, estava dirigindo outra. Quero cumprimentar a Mesa, que bom saber que Ivair envelheceu, faz tanto tempo que eu não o via pessoalmente, olha o cabelinho branco dele. Cumprimento todos na pessoa do Secretário, esse Secretário que, a primeira vez que vi, gente, ele entrou numa audiência, eu falei "Tem certeza de que o senhor está na audiência certa? O senhor não é o Secretário da Juventude?". Aí ele disse "Olha bem meus cabelos, Senadora". Secretário Alexandre, que tem colaborado tanto com o Parlamento, não foge de uma discussão, está aqui o tempo todo nos ajudando, que Deus te abençoe na condução da sua pasta lá, sabe a admiração que tenho por ti. E eu só estou passando para dar um abraço.
Temos que celebrar realmente essa data, Presidente. Eu cheguei, e olha como eu cheguei linda e maravilhosa! E eu não imaginava que eu seria tão feliz nessa faixa etária. Os jovens, às vezes, não entendem por que a gente tem tanta exuberância, tanta alegria nessa faixa etária. É porque a gente chegou na fase plena da maturidade, da sabedoria. E quanto a gente pode colaborar com essa geração! A gente pode colaborar muito, e é isso o que nós estamos fazendo aqui.
Nós temos que, no Senado, exatamente pela exigência da legislação, os Senadores têm que ter uma certa idade. Esta é a Casa da serenidade, é a Casa que tem conduzido o Brasil muitas vezes, e o que tem ajudado é a nossa maturidade. E quando eu olho para trás, meu Deus... "Eu falei aquilo mesmo naquela idade? Eu fiz aquilo mesmo naquela idade?" A gente poderia nascer ao contrário, a gente poderia nascer já idoso, com tanta sabedoria; acho que todos os problemas do mundo já estariam resolvidos se a gente nascesse idoso, com toda essa sabedoria. Mas a gente tem que celebrar essa fase.
Temos desafios? Temos. Muitos problemas no Brasil? Temos. E todas as vezes que eu falo dessa fase, as pessoas associam à luta contra a violência, à luta... Não, hoje eu quero falar de alegria. Somos a fase da alegria, da exuberância, da maturidade, da sabedoria. Somos a fase das mulheres que amam. Sim, nós amamos, nos apaixonamos e sabemos amar. Gostamos de ganhar flores! Por favor, mandem flores para nós. Nós somos românticas, nós dançamos em baile de salão, sim, sabemos dançar; nós nos apaixonamos e, às vezes, aproveitam desse nosso coração apaixonado. Nós somos a idade da alegria. Presidente, e precisamos celebrar cada vez mais.
Que Deus abençoe vocês! Hoje nós estamos aqui com esse projeto lindo da Universidade do Envelhecer, esse projeto maravilhoso – eu quero mais e mais projetos como esse no Brasil. Que Deus abençoe todos vocês! (Palmas.)
Todos os dias, nesta Casa, é o dia da pessoa idosa. Nós não temos só um dia, mas todos os dias.
Parabéns, Senador Paim! Ah, quando vocês quiserem me achar no Senado, procurem ver onde o Senador Paim está, porque eu estou lá junto com ele. (Risos.) É desse jeito que a gente trabalha aqui. (Palmas.)
Parabéns, Senador Paim! Parabéns a todos da mesa, a todos vocês e aos que estão nos acompanhando. Que Deus abençoe vocês!