Discurso durante a 133ª Sessão Especial, no Senado Federal

Sessão especial destinada a comemorar o Dia Nacional da Pessoa Idosa.

Defesa de expansão do projeto Universidade do Evelhecer (UniSER).

Elogio ao Senado como espaço de equilíbrio político. Homenagem ao Senador Paulo Paim.

Autor
Damares Alves (REPUBLICANOS - REPUBLICANOS/DF)
Nome completo: Damares Regina Alves
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
Homenagem, Idosos:
  • Sessão especial destinada a comemorar o Dia Nacional da Pessoa Idosa.
Educação, Idosos:
  • Defesa de expansão do projeto Universidade do Evelhecer (UniSER).
Atividade Política, Direitos Humanos e Minorias, Direitos Individuais e Coletivos, Idosos:
  • Elogio ao Senado como espaço de equilíbrio político. Homenagem ao Senador Paulo Paim.
Publicação
Publicação no DSF de 07/10/2025 - Página 34
Assuntos
Honorífico > Homenagem
Política Social > Proteção Social > Idosos
Política Social > Educação
Outros > Atividade Política
Política Social > Proteção Social > Direitos Humanos e Minorias
Jurídico > Direitos e Garantias > Direitos Individuais e Coletivos
Matérias referenciadas
Indexação
  • SESSÃO ESPECIAL, COMEMORAÇÃO, DIA NACIONAL, PESSOA IDOSA.
  • DEFESA, EXPANSÃO, PROJETO, UNIVERSIDADE, VELHICE, INICIATIVA, VINCULAÇÃO, UNIVERSIDADE DE BRASILIA (UNB), FORMAÇÃO, SOCIALIZAÇÃO, VALORIZAÇÃO, PESSOA IDOSA.
  • ELOGIO, ATUAÇÃO, SENADO, HOMENAGEM, SENADOR, PAULO PAIM, DEFESA, DIREITOS SOCIAIS, DIREITOS HUMANOS.

    A SRA. DAMARES ALVES (Bloco Parlamentar Aliança/REPUBLICANOS - DF. Para discursar.) – Bom dia, bom dia, bom dia.

    Presidente, que alegria estar nesta sessão, vim correndo, estava dirigindo outra. Quero cumprimentar a Mesa, que bom saber que Ivair envelheceu, faz tanto tempo que eu não o via pessoalmente, olha o cabelinho branco dele. Cumprimento todos na pessoa do Secretário, esse Secretário que, a primeira vez que vi, gente, ele entrou numa audiência, eu falei "Tem certeza de que o senhor está na audiência certa? O senhor não é o Secretário da Juventude?". Aí ele disse "Olha bem meus cabelos, Senadora". Secretário Alexandre, que tem colaborado tanto com o Parlamento, não foge de uma discussão, está aqui o tempo todo nos ajudando, que Deus te abençoe na condução da sua pasta lá, sabe a admiração que tenho por ti. E eu só estou passando para dar um abraço.

    Temos que celebrar realmente essa data, Presidente. Eu cheguei, e olha como eu cheguei linda e maravilhosa! E eu não imaginava que eu seria tão feliz nessa faixa etária. Os jovens, às vezes, não entendem por que a gente tem tanta exuberância, tanta alegria nessa faixa etária. É porque a gente chegou na fase plena da maturidade, da sabedoria. E quanto a gente pode colaborar com essa geração! A gente pode colaborar muito, e é isso o que nós estamos fazendo aqui.

    Nós temos que, no Senado, exatamente pela exigência da legislação, os Senadores têm que ter uma certa idade. Esta é a Casa da serenidade, é a Casa que tem conduzido o Brasil muitas vezes, e o que tem ajudado é a nossa maturidade. E quando eu olho para trás, meu Deus... "Eu falei aquilo mesmo naquela idade? Eu fiz aquilo mesmo naquela idade?" A gente poderia nascer ao contrário, a gente poderia nascer já idoso, com tanta sabedoria; acho que todos os problemas do mundo já estariam resolvidos se a gente nascesse idoso, com toda essa sabedoria. Mas a gente tem que celebrar essa fase.

    Temos desafios? Temos. Muitos problemas no Brasil? Temos. E todas as vezes que eu falo dessa fase, as pessoas associam à luta contra a violência, à luta... Não, hoje eu quero falar de alegria. Somos a fase da alegria, da exuberância, da maturidade, da sabedoria. Somos a fase das mulheres que amam. Sim, nós amamos, nos apaixonamos e sabemos amar. Gostamos de ganhar flores! Por favor, mandem flores para nós. Nós somos românticas, nós dançamos em baile de salão, sim, sabemos dançar; nós nos apaixonamos e, às vezes, aproveitam desse nosso coração apaixonado. Nós somos a idade da alegria. Presidente, e precisamos celebrar cada vez mais.

    Que Deus abençoe vocês! Hoje nós estamos aqui com esse projeto lindo da Universidade do Envelhecer, esse projeto maravilhoso – eu quero mais e mais projetos como esse no Brasil. Que Deus abençoe todos vocês! (Palmas.)

    Todos os dias, nesta Casa, é o dia da pessoa idosa. Nós não temos só um dia, mas todos os dias.

    Parabéns, Senador Paim! Ah, quando vocês quiserem me achar no Senado, procurem ver onde o Senador Paim está, porque eu estou lá junto com ele. (Risos.) É desse jeito que a gente trabalha aqui. (Palmas.)

    Parabéns, Senador Paim! Parabéns a todos da mesa, a todos vocês e aos que estão nos acompanhando. Que Deus abençoe vocês!


Este texto não substitui o publicado no DSF de 07/10/2025 - Página 34