Pronunciamento de Mara Gabrilli em 30/09/2025
Discurso proferido da Presidência durante a 129ª Sessão Especial, no Senado Federal
Sessão Especial destinada a homenagear os 75 anos da Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD).
Valorização dos profissionais da AACD, voluntários e gestores, responsáveis por milhares de atendimentos, cirurgias e tecnologias assistivas oferecidas anualmente, majoritariamente pelo SUS. Destaque ao papel da reabilitação como direito e à contribuição da AACD para a inclusão das pessoas com deficiência. Relato de experiências pessoais e de parceria institucional. Compromisso de apoio às metas de expansão e ao fortalecimento da reabilitação no país.
- Autor
- Mara Gabrilli (PSD - Partido Social Democrático/SP)
- Nome completo: Mara Cristina Gabrilli
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso proferido da Presidência
- Resumo por assunto
-
Assistência Social,
Crianças e Adolescentes,
Data Comemorativa,
Pessoas com Deficiência:
- Sessão Especial destinada a homenagear os 75 anos da Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD).
-
Assistência Social,
Crianças e Adolescentes,
Data Comemorativa,
Pessoas com Deficiência:
- Valorização dos profissionais da AACD, voluntários e gestores, responsáveis por milhares de atendimentos, cirurgias e tecnologias assistivas oferecidas anualmente, majoritariamente pelo SUS. Destaque ao papel da reabilitação como direito e à contribuição da AACD para a inclusão das pessoas com deficiência. Relato de experiências pessoais e de parceria institucional. Compromisso de apoio às metas de expansão e ao fortalecimento da reabilitação no país.
- Publicação
- Publicação no DSF de 01/10/2025 - Página 10
- Assuntos
- Política Social > Proteção Social > Assistência Social
- Política Social > Proteção Social > Crianças e Adolescentes
- Honorífico > Data Comemorativa
- Política Social > Proteção Social > Pessoas com Deficiência
- Matérias referenciadas
- Indexação
-
- SESSÃO ESPECIAL, HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, ASSOCIAÇÃO CIVIL, ASSISTENCIA, CRIANÇA, PESSOA COM DEFICIENCIA.
- ASSISTENCIA, ASSOCIAÇÃO CIVIL, CRIANÇA, REFERENCIA, PESSOA COM DEFICIENCIA, ORTOPEDIA, REABILITAÇÃO, DISTRIBUIÇÃO, ATENDIMENTO, AMBITO NACIONAL, ESPECIFICAÇÃO, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), ESTADO DE PERNAMBUCO (PE), ESTADO DE MINAS GERAIS (MG), ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL (RS), FORNECIMENTO, ORTESES, PROTESES E MATERIAIS ESPECIAIS (OPME), PACIENTE, SISTEMA UNICO DE SAUDE (SUS), DESTINAÇÃO, ORADOR, EMENDA PARLAMENTAR.
A SRA. PRESIDENTE (Mara Gabrilli. Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PSD - SP. Para discursar - Presidente.) – Bom dia a todas, bom dia a todos, para os que estão aqui presentes nessa celebração, assim como a todos que nos assistem pela TV Senado.
É uma alegria imensa promover essa sessão especial para celebrar o aniversário de 75 anos da AACD! Eu fico emocionada, como Parlamentar, de poder oferecer meu mandato para contribuir com esse trabalho tão relevante e tão humano. Ter a oportunidade de ampliar os atendimentos da AACD por meio de emendas parlamentares, tanto para custeio quanto para compra de novos equipamentos, é o que dignifica o nosso mandato. É a nossa forma de mostrar que reabilitação deve ser um direito de todos, não um privilégio de poucos.
Como cidadã com deficiência que utiliza a AACD, me orgulha fazer parte dos 20% da população que é atendida ou via convênio ou de forma particular. Essa é uma das formas com que nós, usuários da AACD, podemos ajudar a gerar receita para a instituição. É assim que ajudamos a custear os 80% dos atendimentos realizados via SUS.
Gostaria de parabenizar o Presidente voluntário da AACD, o Sr. Carlos Eduardo Scripilliti, e, na pessoa dele, todos que compõem o Conselho de Administração da AACD.
Cumprimento as queridas Superintendentes Silvia Paz e Alice Rosa, que estão comigo aqui na mesa, e cumprimento também o CEO da AACD, Valdesir Galvan, pelo trabalho e por tantas conquistas, Valdesir, da sua gestão, assim como o Diretor Cleo Danilo e o Coordenador Médico Dr. Marcelo Ares, de quem eu tenho a honra de ser paciente, que falarão de modo remoto nesta sessão; e o paciente Diego Alves, que nos enviou uma mensagem por vídeo.
Para ser breve a minha saudação nesta celebração tão importante, eu quero aproveitar este momento para parabenizar especialmente todos os profissionais da AACD – médicos de todas as áreas, fisiatras, ortopedistas, neurologistas, enfermeiras, fisioterapeutas, psicólogos, nutricionistas, fonoaudiólogas, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais, educadores físicos –, assim como para parabenizar os voluntários e todo o pessoal de apoio administrativo e das oficinas ortopédicas, os atendentes, os porteiros, os faxineiros, os manobristas, porque é uma família a AACD, e têm que ser cumprimentados todos de ponta a ponta. Enfim, parabenizo todas as pessoas que trabalham com tanto amor e dedicação na realização de mais de 850 mil atendimentos e 7 mil cirurgias por ano em todo o Brasil, além de no fornecimento de mais de 62 mil tecnologias assistivas, órteses e próteses. Dá um orgulho enorme!
E dá muito mais orgulho ainda poder ver as pessoas com deficiência ocupando seus espaços, incluídas na sociedade, estudando, trabalhando, porque tiveram oportunidades e, mais ainda, porque tiveram acesso a um serviço de excelência, onde todo mundo, independentemente da condição financeira, é tratado com carinho, com respeito e com muito amor.
E, nesses 75 anos, a gente tem que parabenizar o sonho do visionário Dr. Renato da Costa Bomfim, que, a partir do seu ideal, trabalho e dedicação, deixou um legado de mais de 70 milhões de atendimentos ao longo dessas sete décadas e meia e uma instituição que é referência nacional em ortopedia e reabilitação de pessoas com deficiência.
A AACD está hoje fortemente presente não só no meu Estado de São Paulo, com um hospital ortopédico, três unidades na capital e mais outros dois no interior, em Osasco e Mogi das Cruzes, mas também nos Estados de Pernambuco, Rio Grande do Sul e Minas Gerais, com unidades em Recife, Porto Alegre e Uberlândia.
O sonho do Dr. Bomfim e de tantos outros que se dedicaram e se dedicam à AACD não para por aí. Os investimentos são contínuos para alcançar uma meta ainda mais ousada, que é realizar 1 milhão de atendimentos anuais até 2031. Contem comigo para ajudar em mais essa conquista.
E eu vou contar sobre duas experiências que eu tive com a AACD, que foram experiências que vão além do trabalho, experiências admiráveis e exemplares. Uma delas foi durante a pandemia da covid, cujo auge aconteceu lá em 2020. Com as medidas de isolamento social adotadas por inúmeros países, eu recebi um ofício da querida Dra. Alice, que está aqui conosco nesta sessão e que me emociona até hoje, em que ela apontava, com muita delicadeza, mas sobretudo com muita preocupação, as diversas necessidades das pessoas com deficiência, detalhando com muita sensibilidade os impactos do afastamento da reabilitação desses pacientes com lesão medular, mielomeningocele, doenças neurodegenerativas, de pacientes que sofrem convulsões, mostrando os riscos e as necessidades de apoio de cada grupo, por exemplo, sobre bexiga, sobre intestinos neurogênicos, sobre a pele, sobre mudança de decúbito, sobre função pulmonar e tantas outras preocupações. O objetivo era oferecer ajuda, oferecer toda a experiência da AACD e o trabalho dos profissionais da AACD, de modo remoto, com sugestão de utilizar o sistema Educa e-SUS, para apoiar as famílias, os cuidadores, buscando meios para dar suporte e evitar agravamentos e perdas de independência e funcionalidade das crianças, dos adolescentes, dos adultos, dos idosos, que foram já atendidos. Trabalhamos juntas para garantir transporte exclusivo e protegido para cuidadores e para quem necessitava de atendimento emergencial.
Essa sua atitude, Dra. Alice, foi de uma sensibilidade ímpar e ela mostra o amor que a AACD tem, amor por gente.
Uma outra situação que foi para mim também um grande aprendizado e muito engrandecedora na minha trajetória parlamentar foi ter ajudado na criação, desde o início, da unidade da AACD em Mogi das Cruzes. Tudo começou com o sonho de uma amiga de Mogi, a Valeriana Alves, que foi paciente da AACD e que muito admirava a AACD. Quando adolescente, ela nutria tanta gratidão por tudo que ela recebeu da associação, e hoje a Valeriana é uma grande ativista pelos direitos das pessoas com deficiência e foi coordenadora da área de inclusão na Prefeitura de Mogi.
A Valeriana disse que sonhava em levar a AACD para a cidade. Arregaçamos as mangas e trabalhamos muito. O Prefeito de Mogi na ocasião, o Marco Bertaiolli, comprou a ideia e ofereceu um terreno para sediar a unidade, assim como todo o suporte local. Depois conseguimos envolver, inclusive, o Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê, o Condemat. A AACD de Mogi foi inaugurada em 2011, oferecendo reabilitação de qualidade para pessoas com deficiência de mais nove cidades paulistas na região: Arujá, Biritiba Mirim, Poá, Ferraz de Vasconcelos, Salesópolis, Guararema, Santa Isabel, Itaquaquecetuba e Suzano. Foi uma conquista inesquecível, e foi muito gratificante ter podido contribuir com essa parceria de grande sucesso.
Eu costumo dizer que a inclusão das pessoas com deficiência na sociedade só acontecerá se agirmos concomitantemente em todos os setores. É preciso sinergia de ações na educação, no transporte, na habitação, na cultura, no lazer, no esporte, no trabalho, mas a saúde é o primeiro passo. Sem saúde, ninguém pode sair de casa para tentar exercer cidadania.
Por isso, a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, que completou dez anos este ano, tornou a reabilitação um direito fundamental dos brasileiros. E sobre isso, quem melhor que a AACD para mostrar que é possível tirar uma lei do papel e torná-la uma realidade?
Então, parabéns a AACD por realizar com maestria o desenvolvimento de potencialidades, talentos, habilidade das pessoas com deficiência. A contribuição de todos da AACD para a conquista da autonomia, independência e inclusão social das brasileiras e dos brasileiros com deficiência merece nosso aplauso e nosso reconhecimento. Onde há uma AACD, há saúde, há inovação e movimento e há, sobretudo, esperança, alimento que nutre a alma de todo ser humano.
Muito obrigada. Feliz aniversário de 75 anos para a AACD! (Palmas.)
Agora eu queria solicitar à Secretaria-Geral da Mesa a exibição de um vídeo institucional.
(Procede-se à exibição de vídeo.)
A SRA. PRESIDENTE (Mara Gabrilli. Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PSD - SP) – Neste momento, eu concedo a palavra ao Sr. Valdesir Galvan, Superintendente-Geral da AACD, que vai entrar de forma remota.