Discurso durante a 129ª Sessão Especial, no Senado Federal

Sessão Especial destinada a homenagear os 75 anos da Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD).

Exaltação aos profissionais e voluntários que sustentam o trabalho da AACD e ao impacto social de sua atuação junto às pessoas com deficiência e com doenças raras. Saudação à Senadora Mara Gabrilli e ao seu compromisso com a pauta, com menção à aprovação, na CAE, de projeto que garante transporte para confirmação do teste do pezinho e à recente sanção da lei que ajusta o início da licença-maternidade em casos de internação prolongada do recém-nascido. Esperança de continuidade do trabalho da AACD e votos de bênçãos à instituição.

Autor
Damares Alves (REPUBLICANOS - REPUBLICANOS/DF)
Nome completo: Damares Regina Alves
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
Assistência Social, Crianças e Adolescentes, Data Comemorativa, Pessoas com Deficiência:
  • Sessão Especial destinada a homenagear os 75 anos da Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD).
Assistência Social, Crianças e Adolescentes, Data Comemorativa, Pessoas com Deficiência:
  • Exaltação aos profissionais e voluntários que sustentam o trabalho da AACD e ao impacto social de sua atuação junto às pessoas com deficiência e com doenças raras. Saudação à Senadora Mara Gabrilli e ao seu compromisso com a pauta, com menção à aprovação, na CAE, de projeto que garante transporte para confirmação do teste do pezinho e à recente sanção da lei que ajusta o início da licença-maternidade em casos de internação prolongada do recém-nascido. Esperança de continuidade do trabalho da AACD e votos de bênçãos à instituição.
Publicação
Publicação no DSF de 01/10/2025 - Página 16
Assuntos
Política Social > Proteção Social > Assistência Social
Política Social > Proteção Social > Crianças e Adolescentes
Honorífico > Data Comemorativa
Política Social > Proteção Social > Pessoas com Deficiência
Matérias referenciadas
Indexação
  • SESSÃO ESPECIAL, HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, ASSOCIAÇÃO CIVIL, ASSISTENCIA, CRIANÇA, PESSOA COM DEFICIENCIA.
  • ASSOCIAÇÃO CIVIL, ELOGIO, ATUAÇÃO, ASSISTENCIA, CRIANÇA, PESSOA COM DEFICIENCIA, PROJETO DE LEI, GARANTIA, CUSTO, TRANSPORTE, MÃE, REALIZAÇÃO, EXAME MEDICO, RECEM NASCIDO, CONCESSÃO, LICENÇA-MATERNIDADE, CONDICIONAMENTO, DOENÇA CRONICA, ANTERIORIDADE, PERIODO, INTEGRALIDADE, GRAVIDEZ.

    A SRA. DAMARES ALVES (Bloco Parlamentar Aliança/REPUBLICANOS - DF. Para discursar.) – Bom dia, Presidente Mara. Bom dia. Eu quero cumprimentar todos que estão no Plenário, as pessoas que estão de forma virtual, o Brasil que está acompanhando essa merecida e justa homenagem, Mara, para a AACD, essa instituição que arranca de todos nós admiração, amor; essa instituição que há 75 anos inspira outras instituições. Quantas pessoas no Brasil, lá na ponta, já não adequaram as suas ações, seus trabalhos, quantas instituições já não melhoraram a forma de atender os seus assistidos vendo, ouvindo a equipe técnica da AACD, que de uma forma tão extraordinária compartilha a sua tecnologia, compartilha os seus conhecimentos?

    Então, o Senado Federal para tudo, agora de manhã, por esse tempo aqui, o Plenário geral, para homenageá-los e dizer o quanto o Congresso Nacional respeita e admira essa instituição.

    Quero cumprimentar todos que entregam a sua vida, no trabalho, no dia a dia a essa instituição. Ela não seria o que é sem a dedicação do seu corpo técnico. Que Deus abençoe vocês e suas famílias!

    Por onde a gente passa no Brasil – e olha que eu sou uma Senadora que corre o Brasil –, a gente ouve uma história da AACD. Dificilmente a gente não encontra, em uma cidade ou em outra, alguém que teve, em algum momento da sua vida, uma história com a AACD. Até aquele que nunca foi atendido, em um momento ou outro, foi tocado, a sensibilidade foi despertada para se unir a esta causa tão importante de atendimento às pessoas com deficiência, com doenças raras, por meio do trabalho que a AACD faz.

    Que Deus os abençoe!

    Mara, essa sua iniciativa só mostra o seu compromisso com a pauta. Que Deus te abençoe, Mara!

    E eu cheguei atrasada, sabe por quê? Eu estava lá na CAE agora, aprovando o seu projeto de lei, que passou por unanimidade. Olha o projeto de lei: eu e Mara fizemos uma visita a um instituto de referência do teste do pezinho, lá em São Paulo, e nessa roda de conversa e pela importância de a gente estar em rodas de conversa com quem está na ponta, cuidando... Porque às vezes, senhores da AACD, a gente fica aqui no Senado, na Câmara, tomando decisões, às vezes sem ouvir quem está na ponta. E numa roda de conversa, numa visita, nos foi dito que crianças, às vezes, que precisam confirmar o teste do pezinho, o fazem, lá na maternidade. Mas deu uma dúvida: na hora de confirmar, mamãe não vai atrás porque não tem a passagem do ônibus. E, se ela tiver que se deslocar ainda da cidade para a capital, às vezes a Secretaria de Assistência Social ou a da Saúde fala assim: "Olha, mas ainda não é tratamento; é investigação, então não tem TFD". E, dentro da cidade, não tem o dinheiro do transporte coletivo. Nessa roda de conversa, a Mara disse: "Vamos fechar essa brecha agora". E a Mara apresentou um projeto de lei que passou na Comissão de Direitos Humanos e agora enfrenta a Comissão de Assuntos Econômicos e prova que isso não vai falir nenhum município. E a gente conseguiu, Mara. E você foi extremamente elogiada.

    Então, senhores, a gente hoje faz mais uma grande entrega – e no dia em que nós estamos aqui.

    E eu quero celebrar também uma outra lei, que foi sancionada ontem, em que Mara nos ajudou muito; uma lei que o Presidente Lula sancionou, e eu fiquei muito contente: a licença maternidade, agora, começa a contar a partir do momento em que o bebê tem alta ou em que a mãe tem alta. Nós sabemos que, no caso de prematuros ou de bebês que nascem com doenças crônicas... Vocês que trabalham lá na ponta sabem que tem bebezinhos que ficam quatro, cinco meses no hospital, e, quando a mãe sai do hospital, acabou a licença maternidade. Nós... E a Mara atuou muito nessa lei. Que honra, Mara, ser parceira sua nessas batalhas! Nós conseguimos também fechar essa brecha na legislação: a licença maternidade começa a partir do momento em que o bebê tem alta, porque o momento em que o bebê mais vai precisar da mãe é quando ele sai do hospital, e essa mãe já está trabalhando às vezes.

    Então, hoje nós temos duas entregas. E é uma alegria fazer o anúncio dessas duas entregas aqui, nesta sessão extraordinária.

    E todos os Senadores não estão aqui, porque eles estão todos divididos lá atrás. Vocês não têm ideia do dia que está hoje, não é, Mara? Ontem a nossa sessão de uma CPMI terminou 1h30 da manhã. Mas todos gostariam de estar aqui, porque, nesta Casa, é unânime o amor, o respeito que nós temos pela AACD.

    Que venham mais 75 anos! Que venham mais cem anos de entregas, de carinho, de dedicação ao Brasil. Que Deus abençoe a família AACD! É uma honra estar com vocês.

    Mara, nós amamos sua vida.

    Obrigada.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 01/10/2025 - Página 16