Pela Liderança durante a 130ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Reconhecimento à Sra. Kátia Garcia Oliveira, cantora, pelo seu papel na cultura brasileira e na defesa da inclusão social.

Posicionamento sobre o julgamento da ADI nº 6553 pelo STF, que trata da Ferrogrão, ferrovia entre o Município de Sinop/MT e o Município de Itaituba/PA, com destaque para os benefícios decorrentes dessa obra.

Expectativa com a atuação do Ministro do STF Edson Fachin na presidência do Tribunal.

Autor
Wellington Fagundes (PL - Partido Liberal/MT)
Nome completo: Wellington Antonio Fagundes
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela Liderança
Resumo por assunto
Homenagem:
  • Reconhecimento à Sra. Kátia Garcia Oliveira, cantora, pelo seu papel na cultura brasileira e na defesa da inclusão social.
Atuação do Judiciário, Infraestrutura:
  • Posicionamento sobre o julgamento da ADI nº 6553 pelo STF, que trata da Ferrogrão, ferrovia entre o Município de Sinop/MT e o Município de Itaituba/PA, com destaque para os benefícios decorrentes dessa obra.
Atuação do Judiciário:
  • Expectativa com a atuação do Ministro do STF Edson Fachin na presidência do Tribunal.
Publicação
Publicação no DSF de 01/10/2025 - Página 29
Assuntos
Honorífico > Homenagem
Outros > Atuação do Estado > Atuação do Judiciário
Infraestrutura
Indexação
  • HOMENAGEM, ARTISTA, CANTOR, CEGO, MULHER, RIO DE JANEIRO (RJ).
  • REGISTRO, JULGAMENTO, SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL (STF), AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE (ADI), LEI FEDERAL, ALTERAÇÃO, LIMITAÇÃO, PARQUE NACIONAL DO JAMANXIM, CRIAÇÃO, AREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL, FERROVIA, SINOP (MT), ITAITUBA (PA), DEFESA, PROJETO, INFRAESTRUTURA, ESTIMATIVA, EMPREGO, EIXO VIARIO, ESCOAMENTO, PRODUÇÃO, REGIÃO CENTRO OESTE.
  • EXPECTATIVA, ATUAÇÃO, PRESIDENCIA, SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL (STF), MINISTRO, LUIZ EDSON FACHIN, PARCERIA, PROJETO, INFRAESTRUTURA, SUSTENTABILIDADE.

    O SR. WELLINGTON FAGUNDES (Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - MT. Pela Liderança.) – Sr. Presidente, eu quero aqui inicialmente registrar o momento de felicidade que vivi essa madrugada, após um dia inteiro de uma agenda muito grande. Terminei uma gravação às 2h da manhã e, às 5h da manhã, embarquei de Cuiabá para Brasília. E tive a oportunidade e a felicidade de conhecer uma figura fantástica, que se trata da cantora, Sr. Presidente, nesse voo então, de conhecer a cantora Kátia Garcia Oliveira.

    Kátia nasceu no Rio de Janeiro em 1962, prematura de apenas seis meses, com um pouco mais de 1kg. Desde cedo, ela revelou o seu talento para a música, incentivada, sempre incentivada pelos seus pais, e ela falava com tanto carinho do seu pai e da sua mãe, que essas pessoas lhe deram então um piano, aos quatro anos de idade.

    Nos anos 80, Kátia se tornou um fenômeno nacional, com sucessos como Lembranças e Qualquer Jeito, alcançando mais de 10 milhões de discos vendidos. Foi apadrinhada pelo rei Roberto Carlos, de quem se tornou amiga próxima e intérprete de composições inesquecíveis.

    Mesmo enfrentando a deficiência visual e, mais recentemente, a dor da perda de sua mãe, Kátia nunca desistiu. Hoje, continua compondo e percorre o Brasil como palestrante, inspirando mulheres cegas e defendendo causas da inclusão social. Ela vive de forma simples, sempre acompanhada de seu cão fiel, Willy – e eu falo aqui como veterinário, porque conheci também, na viagem, esse cão, ali, tão dócil, a prestar um serviço àquele ser humano –, e ela carrega consigo uma história grandiosa de superação e de amor à música.

    Por isso, quero deixar aqui o meu reconhecimento a essa artista, que é patrimônio da cultura brasileira e exemplo de coragem para todos nós.

    Sr. Presidente, inclusive, quero pedir para também deixar como lido o pronunciamento que faço, onde mostro toda a sua participação na Rede Globo, enfim.

    Como eu tenho aqui também que falar de um outro pronunciamento e estou falando em nome da Liderança – o tempo é só de cinco minutos –, eu também quero aqui registrar, desta tribuna, na condição de Senador pelo Estado de Mato Grosso, mas também como Presidente da Frenlogi (Frente Parlamentar Mista de Logística e Infraestrutura) do Brasil, para compartilhar uma notícia muito importante, muito importante para todos nós, Sr. Presidente, do Brasil e, principalmente, da Região Amazônica.

    O Supremo Tribunal Federal vai julgar, nesta quarta-feira, a Ação Direta de Inconstitucionalidade 6.553, que trata da Ferrogrão. Essa decisão pode, finalmente, destravar um dos projetos mais estratégicos para o futuro do Brasil: a ferrovia que vai ligar Sinop – a nossa capital do nortão de Mato Grosso, também dirigida por Roberto Dorner – até o aeroporto de Miritituba, lá no Pará.

    E eu sempre digo que a Ferrogrão não é apenas uma bandeira de partido nem de setor específico, é uma causa do Brasil. Quem não quer mais oportunidades, empregos e competitividade no nosso país? Por isso, Sr. Presidente, eu quero dizer que os trens têm um papel fundamental nisso. Além de contribuir para reduzir o custo do frete, eles vão desafogar as estradas, ajudando a evitar...

    Hoje, Sr. Presidente, são 40 mil mortes em acidentes de trânsito no Brasil. O impacto disso é tão violento no custo da saúde, que o poder público, em vez de...

(Soa a campainha.)

    O SR. WELLINGTON FAGUNDES (Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - MT) – ... fazer o preventivo, tem que estar lá gastando com o curativo.

    Então, por isso, quero dizer que também a Ferrogrão e toda as ferrovias reduzem a emissão de carbono. O Brasil já teve 32 mil, 33 mil quilômetros de ferrovia e hoje temos menos de 12 mil quilômetros de ferrovia funcionando, ou seja, a nossa história de trabalho com recursos dos pioneiros foi praticamente abandonada.

    É claro que a indústria automobilística teve essa influência, mas podíamos muito bem preservar e, quem sabe, estar ampliando as ferrovias e também entrando com a indústria automobilística.

    Mas quero parabenizar aqui todo esse Plenário, porque votamos o novo marco regulatório ferroviário, que permitiu, inclusive, que fossem construídas ferrovias, por autorização, como é o caso da ferrovia que avança, a Vicente Vuolo, de Rondonópolis até o nortão de Mato Grosso, já com o primeiro trecho que está praticamente chegando ao final.

(Interrupção do som.)

(Soa a campainha.)

    O SR. WELLINGTON FAGUNDES (Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - MT) – São 5,6 bilhões de investimentos que estão acontecendo na minha região, de Rondonópolis até a BR-070, em Dom Aquino, Campo Verde e Primavera.

    Então, eu quero dizer também que, segundo a Agência Nacional de Transportes Terrestres, a Ferrogrão tem potencial de gerar cerca de 385 mil empregos diretos e indiretos. Por isso, o Brasil chegou a ter uma malha ferroviária e precisamos agora, mais do que nunca, investir. No caso específico da Ferrogrão estamos falando de um corredor de desenvolvimento regional.

    Muita gente ouve falar no Arco Norte e não sabe o que é. O Arco Norte é o conjunto de portos, rodovias e hidrovias da Região Norte por onde a produção do Centro-Oeste chega ao mercado internacional.

    Sr. Presidente, eu quero só concluir dizendo que, depois de quase duas décadas de estudos, a obra prevê cerca de 933 km...

(Soa a campainha.)

    O SR. WELLINGTON FAGUNDES (Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - MT) – ... de extensão ligando Sinop à Miritituba, com perspectivas futuras de ampliação. Portanto, é um projeto consistente, planejado e absolutamente necessário.

    Registro aqui a minha confiança de que o Supremo Tribunal Federal vai julgar essa questão com responsabilidade, equilíbrio e visão de futuro, considerando o interesse nacional, o desenvolvimento e o respeito também à legislação ambiental.

    Encerro aqui e quero ressaltar a posse do Ministro Edson Fachin como Presidente do Supremo Tribunal Federal, ocorrida nesta segunda-feira. Manifesto aqui a minha expectativa de que a sua atuação seja parceira nessa causa nacional. Que possamos contar com seu apoio para fortalecer a infraestrutura do Brasil, especialmente em projetos que unam desenvolvimento e sustentabilidade.

    Portanto, a Ferrogrão é progresso com...

(Interrupção do som.)

(Soa a campainha.)

    O SR. WELLINGTON FAGUNDES (Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - MT) – Concluo.

    A Ferrogrão é progresso com responsabilidade, é competitividade aliada ao respeito ambiental.

    Muito obrigado e dou aqui como lido o pronunciamento como um todo.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 01/10/2025 - Página 29