Fala da Presidência durante a 135ª Sessão Especial, no Senado Federal

Abertura de Sessão Especial destinada à memória das vítimas dos ataques terroristas do Hamas contra a população civil de Israel na Faixa de Gaza.

Autor
Sergio Moro (UNIÃO - União Brasil/PR)
Nome completo: Sergio Fernando Moro
Casa
Senado Federal
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
Assuntos Internacionais, Homenagem:
  • Abertura de Sessão Especial destinada à memória das vítimas dos ataques terroristas do Hamas contra a população civil de Israel na Faixa de Gaza.
Publicação
Publicação no DSF de 08/10/2025 - Página 12
Assuntos
Outros > Assuntos Internacionais
Honorífico > Homenagem
Matérias referenciadas
Indexação
  • ABERTURA, SESSÃO ESPECIAL, MEMORIA, VITIMA, ATAQUE, TERRORISTA, TERRORISMO, HAMAS, POPULAÇÃO, CIVIL, ISRAEL, FAIXA DE GAZA, DEBATE, INFLUENCIA, ANTISSEMITISMO.

    O SR. PRESIDENTE (Sergio Moro. Bloco Parlamentar Democracia/UNIÃO - PR. Fala da Presidência.) – Bom dia a todos.

    Declaro aberta esta sessão especial.

    Sob a proteção de Deus, iniciamos nossos trabalhos.

    A presente sessão especial foi convocada em atendimento ao Requerimento 720, de 2025, de autoria desta Presidência e de outros Senadores, inclusive do Presidente do Senado, Senador Davi Alcolumbre, que foi aprovado pelo Plenário do Senado Federal.

    Esta sessão tem o objetivo especial de ser realizada em memória dos dois anos de ocorrência dos ataques terroristas do Hamas contra a população civil de Israel. O objetivo da sessão é honrar as vítimas, rogar pela libertação dos reféns remanescentes, pelo reconhecimento do direito de existência de Israel, contra o antissemitismo e em favor da paz no Oriente Médio.

    Compõe a mesa desta sessão especial os seguintes convidados: o Sr. Claudio Lottenberg, Presidente da Confederação Israelita do Brasil (Conib); a Sra. Rasha Athamni, Encarregada de Negócios da Embaixada de Israel no Brasil; o Sr. Denis Rosenfield, Filósofo e Professor na Universidade Federal do Rio Grande do Sul; o Sr. Carlos Reiss, Coordenador-Geral do Museu do Holocausto de Curitiba; e o Sr. Rafael Zimerman, um dos sobreviventes do ataque do Hamas, durante o festival Nova, em Israel.

    A Presidência informa que esta sessão terá também a participação dos seguintes convidados: o Sr. Rony Vainzof, que é Secretário-Geral da Conib e líder do projeto de combate e enfrentamento do antissemitismo; e a Sra. Anelise Fróes, Doutora em Antropologia Social.

    Eu convido a todos agora para, em posição de respeito, acompanharmos a execução do Hino de Israel. Na sequência, ouviremos o Hino Nacional brasileiro.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 08/10/2025 - Página 12