Comunicação inadiável durante a 136ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro da participação de S. Exa. e de outros Senadores na 15ªReunião Internacional da Federação Astronáutica Internacional, em Sydney, com destaque para o trabalho da Agência Espacial Brasileira e para parcerias firmadas com outros países. Ênfase na importância do uso do espaço para a preservação da vida na Terra e no fortalecimento da pesquisa e inovação no Brasil.

Autor
Flávio Arns (PSB - Partido Socialista Brasileiro/PR)
Nome completo: Flávio José Arns
Casa
Senado Federal
Tipo
Comunicação inadiável
Resumo por assunto
Meio Ambiente, Pesquisa Científica:
  • Registro da participação de S. Exa. e de outros Senadores na 15ªReunião Internacional da Federação Astronáutica Internacional, em Sydney, com destaque para o trabalho da Agência Espacial Brasileira e para parcerias firmadas com outros países. Ênfase na importância do uso do espaço para a preservação da vida na Terra e no fortalecimento da pesquisa e inovação no Brasil.
Publicação
Publicação no DSF de 08/10/2025 - Página 48
Assuntos
Meio Ambiente
Economia e Desenvolvimento > Ciência, Tecnologia e Informática > Pesquisa Científica
Indexação
  • REGISTRO, PARTICIPAÇÃO, REUNIÃO, EVENTO, AMBITO INTERNACIONAL, AUSTRALIA, ATIVIDADE ESPACIAL, PESQUISA ESPACIAL, AGENCIA ESPACIAL BRASILEIRA (AEB), IMPORTANCIA, PREVENÇÃO, DESASTRE, INSTITUTO DE PESQUISAS ESPACIAIS (INPE), CENTRO NACIONAL DE MONITORAMENTO E ALERTAS DE DESASTRES NATURAIS (CEMADEN).

    O SR. FLÁVIO ARNS (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PSB - PR. Para comunicação inadiável.) – Sr. Presidente, colegas Senadores e Senadoras, eu quero comunicar que, na semana passada, o Senado Federal esteve representado na 15ª Reunião Internacional da Federação Astronáutica Internacional, em Sydney, Austrália, por minha pessoa, como Presidente da Comissão de Ciência, Tecnologia e Inovação, também pelo Senador Hamilton Mourão, Vice-Presidente da Comissão, e pelo Senador Marcos Pontes.

    Nesse evento, também participaram Deputados Federais da Comissão de Ciência e Tecnologia daquela Casa, o grupo presidido pelo Deputado Ricardo Barros, também do Paraná, e mais quatro Parlamentares.

    Também a Agência Espacial Brasileira esteve presente, demonstrando e mostrando os programas espaciais brasileiros, aliás, com muita qualidade e muita competência.

    Na primeira parte do evento, nós participamos de reunião de um dia inteiro com ministros de vários países – um grupo de 120 pessoas, mais ou menos – e membros Parlamentares desses países, e o Brasil também pôde apresentar os seus trabalhos, as suas iniciativas, através das falas do grupo, do ex-Vice-Presidente Senador Hamilton Mourão e do Marcos Pontes.

    Foi muito interessante observarmos alguns aspectos: o valor que os países dão para o desenvolvimento espacial; a participação das mulheres nessas iniciativas – na nossa frente, estava também a delegação do Bahrein, composta basicamente por mulheres; na Arábia Saudita, as mulheres desenvolvendo, com muita desenvoltura, também, projetos escolares espaciais –; e também a grande preocupação que se observou, particularmente da Noruega e da Alemanha, em relação ao medo da guerra, riscos da guerra por causa da Rússia, então o espaço como instrumento de defesa.

    A abordagem principal do evento estava no espaço como aliado na tomada de decisões, voltando também o olhar para o controle de riscos, os desastres naturais, o apoio para a sociedade, a preservação na vida da Terra. Numa época atrás, olhava-se para o espaço, para a conquista do espaço, e agora se olha do espaço para a Terra, pensando-se na preservação da vida na Terra.

    Também, na sequência, o 76º Congresso Astronáutico Internacional, com a participação de aproximadamente 10 mil pessoas do mundo inteiro. Isso é uma demonstração da vontade e da determinação dos países de se dedicarem a essa área.

    O Pavilhão Espaço, que foi colocado para a demonstração das iniciativas dos países, chamou muito a atenção. E lá as pessoas da Agência Espacial Brasileira puderam, de fato, tomar iniciativas para parcerias com vários países, contatos com inúmeros países.

(Soa a campainha.)

    O SR. FLÁVIO ARNS (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PSB - PR) – Vale a pena destacar o trabalho exemplar dessa Agência Espacial Brasileira, que, com um orçamento limitado – 80 milhões –, consegue desenvolver um trabalho extraordinário.

    Também quero destacar a participação do Embaixador do Brasil naquele país, na Austrália, no Consulado-Geral em Sydney, o Jorge Kadri, e de sua esposa Elza.

    Isso tudo trouxe inúmeros subsídios, na verdade, para que, aqui no Senado Federal e na Câmara dos Deputados – e nós já dialogamos nesse sentido –, haja uma interlocução e um trabalho articulado a favor disso no Brasil, porque isso trará impactos em termos de Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), do Cemaden, que monitora deslizamentos e desastres naturais...

(Soa a campainha.)

    O SR. FLÁVIO ARNS (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PSB - PR) – ... e na tomada de decisões em áreas estratégicas, como a agricultura.

    Então, quero destacar todos esses aspectos e dizer que temos, na Comissão de Ciência e Tecnologia, tanto na do Senado como na da Câmara, a possibilidade de continuarmos o desenvolvimento de iniciativas que valorizem todo esse trabalho bom, adequado, de tantas pessoas no Brasil e que merece também de todos nós o apoio necessário para que os resultados favoreçam o desenvolvimento do país.

    Obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 08/10/2025 - Página 48