Pronunciamento de Eduardo Gomes em 17/10/2025
Fala da Presidência durante a 146ª Sessão Especial, no Senado Federal
Abertura de Sessão Especial destinada a celebrar os 35 anos da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins). Destaque para a relevância da universidade como peça central no desenvolvimento socioeconômico do Tocantins.
- Autor
- Eduardo Gomes (PL - Partido Liberal/TO)
- Nome completo: Carlos Eduardo Torres Gomes
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Fala da Presidência
- Resumo por assunto
-
Educação Superior,
Homenagem:
- Abertura de Sessão Especial destinada a celebrar os 35 anos da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins). Destaque para a relevância da universidade como peça central no desenvolvimento socioeconômico do Tocantins.
- Publicação
- Publicação no DSF de 18/10/2025 - Página 7
- Assuntos
- Política Social > Educação > Educação Superior
- Honorífico > Homenagem
- Matérias referenciadas
- Indexação
-
- ABERTURA, SESSÃO ESPECIAL, CELEBRAÇÃO, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, UNIVERSIDADE ESTADUAL, ESTADO DO TOCANTINS (TO), DESTAQUE, RELEVANCIA, DESENVOLVIMENTO SOCIAL, DESENVOLVIMENTO ECONOMICO.
O SR. PRESIDENTE (Eduardo Gomes. Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - TO. Fala da Presidência.) – Declaro aberta a sessão.
Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.
A presente sessão especial foi convocada em atendimento ao Requerimento nº 183, de 2025, de autoria desta Presidência e de outros Senadores, aprovada pelo Plenário do Senado Federal.
A sessão é destinada a celebrar 35 anos da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins).
Neste momento, convido para compor a mesa desta sessão especial os seguintes convidados:
Sr. Augusto de Rezende, Reitor da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins); (Palmas.)
Sra. Darlane Teixeira, Vice-Reitora da Unitins. (Palmas.)
Neste momento, convido a todos para, em posição de respeito, acompanharmos o Hino Nacional, que será interpretado pelo Dueto do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal.
(Procede-se à execução do Hino Nacional.)
O SR. PRESIDENTE (Eduardo Gomes. Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - TO) – Neste momento, gostaria de registrar e agradecer a presença de todos e fazer também um cumprimento especial às autoridades do nosso estado, ao Governador em exercício, Laurez Moreira; ao Presidente da Assembleia Legislativa, Amélio Cayres, e a todos os Deputados Estaduais do Tocantins; à Presidente do Tribunal de Justiça, Dra. Vendramini; a todos os 139 Prefeitos e Prefeitas e Vereadores de todos os municípios tocantinenses; aos Deputados Federais da bancada do Tocantins; Senador Irajá; Senadora Professora Dorinha, servidora da Unitins, professora; e a todos os tocantinenses.
Com 37 anos de emancipação recentemente celebrados, o Estado do Tocantins tem a característica de ser o único estado criado na condição de estado, já que os outros eram territórios que se transformaram em estado. Portanto, na estrutura político-administrativa, o Estado do Tocantins é o único estado brasileiro criado na Assembleia Nacional Constituinte, no ápice de uma luta travada por mais de cem anos, mas que foi aqui configurada pela obstinação do então Deputado Federal e Senador também da República, José Wilson Siqueira Campos, que, em 1988, no Plenário deste Congresso Nacional, deu ao Brasil, à bandeira brasileira, mais uma estrela. Então, esta sessão tem a dimensão de mais de 1,6 milhão tocantinenses e de todos os brasileiros que acompanharam a saga de um povo que conseguiu, no momento mais plural e democrático do país, conquistar o seu sonho, a sua vontade de ser independente e de ter o próprio rumo, que é o caso do Estado Tocantins. Esta sessão entra para a história, Magnífico Reitor e Pró-Reitora, como um documento às futuras gerações.
Tive a oportunidade, já que cheguei à região onde foi criado o Estado do Tocantins, em 1983, cinco anos antes da criação. O meu saudoso pai, José Gomes Sobrinho, amigo do Cabral e de tantos outros amigos que vejo aqui, teve a oportunidade de ver essa luta que foi retirar aqui do Plenário desta Casa a independência do povo tocantinense. Por isso, esse adendo ao discurso que faço agora, para deixar registrados também os cumprimentos do Presidente do Senado e do Congresso Nacional, Senador Davi Alcolumbre, de toda a Mesa Diretora e dos 81 Senadores e Senadoras.
Quis o destino que, mesmo participando dos momentos mais conturbados da história da nossa universidade, a Unitins nasceu de maneira diferente. É a única universidade brasileira, por exemplo, que é mãe de duas universidades federais. Participei dos momentos de embate do 14 de novembro, conversando, debatendo; depois, logo em seguida, observando, já como Deputado Federal, a consolidação da Universidade Federal do Tocantins, que cumprimento também, por ter esse DNA da Unitins. Tive a oportunidade, como Líder do Governo no Congresso Nacional, de receber o autógrafo de lei da criação da Universidade Federal do Norte do Tocantins, como Líder do Governo no Congresso Nacional. E agora, 35 anos depois, como Vice-Presidente, tenho a grata satisfação de, como tocantinense, presidir esta sessão de homenagem, de justa homenagem à Unitins.
Sessão especial alusiva aos 35 anos da Universidade Estadual do Tocantins.
Senhoras e senhores, hoje homenageamos os 35 anos da Universidade Estadual Unitins. Celebramos a materialização de um sonho coletivo, inseparável da própria história do Estado do Tocantins. A criação do novo estado resolveu problemas históricos, mas também gerou novos desafios, objetivos e, especialmente para a formação de sua população, a necessidade de educação e desenvolvimento demandava a implantação de universidade pública estadual. A relevância da Unitins excedeu os limites acadêmicos, tornando-se peça central no processo de desenvolvimento socioeconômico do Tocantins.
Assim, em fevereiro de 1990, com o Decreto nº 252, de 1990, foi erguido um dos pilares mestres para a sociedade tocantinense. Crescendo em sintonia com o estado, a Unitins contribuiu para consolidar conhecimento, transformando o cidadão tocantinense em valores, formação e fortalecendo o senso de pertencimento do povo tocantinense em uma missão que persiste até hoje. Estamos falando de uma longa jornada marcada por resiliência, conhecimento e transformação, que moldou gerações e deu forma ao próprio estado.
Os frutos dessa dedicação são claros. A Unitins já formou mais de 92 mil profissionais e oferece dezenas de cursos de graduação, pós-graduação, atendendo às demandas de um mercado de trabalho dinâmico e de um mundo em constante evolução. Aliada aos novos tempos, a universidade tem ampliado investimentos em pesquisa, em iniciação científica e em inovação. Como prova, nos últimos anos foram concedidas mais de quatro mil bolsas em ensino de pesquisa e extensão.
Outro destaque é a capilaridade territorial. Além da capital, Palmas, possui campus em cidades como Araguatins, Augustinópolis, Paraíso e Dianópolis. Ademais, por meio do Projeto TO Graduado, foram criados quinze polos distribuídos em todas as regiões do estado. Esses esforços representam avanços concretos de democratização do acesso ao ensino superior.
Vale ressaltar o compromisso com a inclusão. A Unitins reserva 25% de suas vagas para estudantes oriundos da rede pública de ensino. Além disso, desde 2020 adota eleições diretas para escolha de seu reitor.
Senhoras e senhores, tais conquistas não resultam de uma gestão isolada. São mais de 35 anos de dedicação coletiva de toda a comunidade acadêmica. Por isso, expresso o meu reconhecimento aos professores, pesquisadores, servidores administrativos, estudantes, familiares e egressos da Unitins que levam o nome da instituição aos quatro cantos do mundo.
Nós tocantinenses recebemos muito da Unitins, e cada um, ao seu modo, busca retribuir essa parceria em sintonia com essa instituição. Nesse espírito, destaco a minha contribuição ao longo dos mandatos parlamentares, sempre voltada ao fortalecimento da instituição e ao progresso científico social do Tocantins. Enquanto celebramos o passado, é importante projetarmos o futuro com a mesma ambição dos pioneiros, mais adaptada aos valores e às inovações da era contemporânea. Os próximos 35 anos serão de desafios monumentais com a renovação digital, as transformações ambientais e as mudanças comportamentais decorrentes delas. Diante disso, convoco todos os presentes a contribuírem para a construção da Unitins de amanhã e de hoje.
Comemoramos um marco de excelência bem duradoura. Amanhã, direcionaremos nossas energias para escrevermos novos capítulos muito mais gloriosos dessa história. Tenho convicção de que a Unitins continuará vanguardista, inovadora em métodos pedagógicos, comprometida com a pesquisa e fiel também ao seu papel social. Ela permanecerá como um farol do conhecimento, guiando o desenvolvimento sustentável do Tocantins.
Vida longa à Unitins!
Muito obrigado. (Palmas.)
Registro a presença do Prefeito da cidade de Miranorte, nosso querido Leandro Barbosa, grande amigo que nos prestigia, aqui também representando todos os 139 Prefeitos e Prefeitas.
Faço o convite a V. Exa. para que faça parte também da mesa, representando os agentes públicos do nosso estado. (Palmas.)
Eu não poderia deixar de convidar – acaba de chegar também – o nosso decano dos municípios tocantinenses, ex-Deputado Estadual, ex-Presidente da Associação Tocantinense dos Municípios. Peço que participe aqui conosco da mesa o nosso Prefeito Paulo Roberto, da cidade de Taguatinga, nosso querido amigo, que também fará parte. (Palmas.) (Pausa.)
Solicito à Secretaria-Geral da Mesa a exibição do vídeo institucional sobre os 35 anos da Universidade Estadual de Tocantins (Unitins).
(Procede-se à exibição de vídeo.) (Palmas.)
O SR. PRESIDENTE (Eduardo Gomes. Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - TO) – Neste momento, concedo a palavra ao Sr. Augusto Rezende, Reitor da Universidade Estadual do Tocantins.
Pode fazer uso da palavra da tribuna. Fique à vontade.