Discurso durante a 141ª Sessão Especial, no Senado Federal

Sessão Especial destinada a comemorar o Dia do Professor. Ênfase na necessidade de valorização da profissão docente e no papel essencial da educação para o desenvolvimento nacional. Destaque para o trabalho da Senadora Dorinha Seabra na renovação do Fundeb e no Sistema Nacional de Educação. Defesa de investimentos em instituições federais e na formação profissionalizante como caminhos para a redução das desigualdades sociais.

Autor
Wellington Fagundes (PL - Partido Liberal/MT)
Nome completo: Wellington Antonio Fagundes
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
Educação Básica, Homenagem:
  • Sessão Especial destinada a comemorar o Dia do Professor. Ênfase na necessidade de valorização da profissão docente e no papel essencial da educação para o desenvolvimento nacional. Destaque para o trabalho da Senadora Dorinha Seabra na renovação do Fundeb e no Sistema Nacional de Educação. Defesa de investimentos em instituições federais e na formação profissionalizante como caminhos para a redução das desigualdades sociais.
Publicação
Publicação no DSF de 15/10/2025 - Página 14
Assuntos
Política Social > Educação > Educação Básica
Honorífico > Homenagem
Matérias referenciadas
Indexação
  • SESSÃO ESPECIAL, CELEBRAÇÃO, DIA NACIONAL, Dia do Professor, DESTAQUE, VALORIZAÇÃO, CORPO DOCENTE, IMPORTANCIA, EDUCAÇÃO, DESENVOLVIMENTO NACIONAL, ELOGIO, SENADOR, PROFESSORA DORINHA SEABRA, FUNDO DE MANUTENÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BASICA E DE VALORIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO (FUNDEB), Sistema Nacional de Educação (SNE), DEFESA, INVESTIMENTO, ENSINO PROFISSIONALIZANTE, REDUÇÃO, DESIGUALDADE REGIONAL.

    O SR. WELLINGTON FAGUNDES (Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - MT. Para discursar.) – Sra. Presidente, Senadora Dorinha Seabra, eu cumprimento aqui todos os convidados e todos os nossos professores brasileiros; cumprimento também o Sr. Presidente da Frente Parlamentar Mista da Educação, Deputado Federal Rafael Brito; o Sr. Secretário de Articulação Intersetorial e com os Sistemas de Ensino do Ministério da Educação, Gregório Durlo Grisa; também o Sr. Secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação, Marcelo Bregagnoli – é um tanto complicado, mas sofisticado.

    Quero aqui, Sra. Presidente, principalmente nesse dia especial em que todos aqui estamos homenageando aqueles que constroem não só cidadãos, cidadãs, mas que são responsáveis também por um país melhor, dizer que temos a honra de celebrar uma das datas mais nobres do calendário cívico-social do nosso país: o Dia do Professor.

    É uma data que nos convida à reflexão, à gratidão e, sobretudo, à reafirmação do compromisso desta Casa com a educação pública de qualidade, com os professores brasileiros e também com o futuro das nossas próximas gerações.

    Entre todas as profissões que constroem um país, nenhuma é tão essencial quanto aquela que ensina, porque é o professor quem forma todos os outros.

    E aqui chamo a atenção: a gente percebe que tem uma certa inversão quando, às vezes, a família desagregada entende que o papel da escola é educar os seus filhos. Então, lá, é como: tome conta a escola, que cuide de educar os seus filhos. E nós sabemos que o papel do professor, da escola é ensinar os nossos filhos, e da família, educar os filhos. E, por isso, eu quero aqui chamar a atenção de todos para o compromisso que todos têm na família, pois, infelizmente, o crime organizado praticamente está tomando conta de grande parte das nossas famílias. E aí, para falar em educação, ensino, é claro que não é simplesmente dizer do compromisso e da obrigação do professor.

    Eu quero aqui começar esta homenagem também dirigindo uma palavra de profundo reconhecimento à nossa Senadora Dorinha Seabra, cuja trajetória e coerência são um exemplo para todos nós aqui no Congresso Nacional, não só no Senado, já que também convivemos como Deputados Federais, e ela sempre atuando com foco, principalmente, na educação. A Senadora Dorinha tem sido, ao longo de sua vida pública, uma voz incansável em defesa da educação, especialmente da educação básica e da valorização do magistério. Ela foi protagonista em marcos decisivos, como a renovação do Fundeb, que garantiu o principal instrumento de financiamento da educação básica do Brasil, e é também Relatora de uma das mais importantes construções legislativas desta década, que é o Sistema Nacional de Educação, que busca integrar União, estados e municípios em uma verdadeira política de Estado que aprovamos aqui, na semana passada, nesta Casa.

    Quero, em nome do Senado e na pessoa de todos os que acreditam na educação como base do desenvolvimento nacional, deixar aqui a minha homenagem e, portanto, o meu respeito à Senadora Dorinha. Sua luta é inspiradora. E também a sua atuação representa o que há de mais nobre na vida pública: o compromisso com o futuro do Brasil.

    Senhoras e senhores, a educação é o alicerce de uma nação justa, moderna e próspera. Nenhum país se torna desenvolvido sem reconhecer realmente o papel essencial dos nossos professores, que são os construtores silenciosos da cidadania, os semeadores do conhecimento e os verdadeiros engenheiros do amanhã.

(Soa a campainha.)

    O SR. WELLINGTON FAGUNDES (Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - MT) – Quando um professor entra na sala de aula, ele carrega nas mãos não apenas um livro ou um plano de aula, ele carrega a esperança de um país inteiro. É o professor que desperta a curiosidade, que estimula o pensamento crítico, que forma o caráter e a sensibilidade de nossos jovens. Por isso, homenagear o professor é, acima de tudo, reconhecer o valor de cada formação humana.

    Em minha trajetória parlamentar, sempre dediquei atenção especial às causas da educação. E, como Relator Setorial da área de Educação no Orçamento da União, no âmbito do Ministério da Educação, pude acompanhar de perto a importância de garantir recursos públicos que não fiquem apenas no discurso, mas que também cheguem efetivamente às escolas e aos professores e estudantes. Defendi e continuarei defendendo...

(Soa a campainha.)

    O SR. WELLINGTON FAGUNDES (Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - MT) – ... a necessidade de uma gestão eficiente e transparente dos recursos públicos aplicados na educação, porque investir em educação não é gasto; é investimento, com o melhor retorno social.

    Foi com essa convicção que apoiei projetos de expansão da rede federal de ensino, em especial dos institutos federais de educação tecnológica – de que fui, inclusive, ex-aluno – e também das universidades públicas. Tive a felicidade de criar a segunda universidade federal do meu estado, a Universidade Federal de Mato Grosso, juntamente com a Senadora Dorinha e também com o Senador Eduardo Gomes, que também criaram, lá no Estado do Tocantins, a segunda ou terceira universidade.

    Assim, criamos as seis supernovas universidades no Brasil: em Goiás, Tocantins, Mato Grosso, Piauí e lá no Delta do Parnaíba.

(Soa a campainha.)

    O SR. WELLINGTON FAGUNDES (Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - MT) – E foi com essa convicção, então, que aqui estou também, para defender ensino de qualidade.

    Mato Grosso, meu Estado, é um exemplo disso. Temos instituições de excelência, como a nossa Universidade Federal de Mato Grosso.

    Ontem, Professora Dorinha, lá estive, inclusive, com a reitora, discutindo a necessidade de investimentos profundos naquela instituição, que é uma das mais antigas.

    E aqui eu quero homenagear a Dra. Amini Haddad, Professora daquela instituição e também Juíza de Direito de excelência, que serviu aqui, inclusive, no Supremo Tribunal Federal. Ela é escritora, enfim, uma das referências do nosso estado nessa área da educação e também, claro, na área da Justiça.

    E quero aqui dizer que essas instituições, como também a Universidade Federal de Rondonópolis, a Unemat, que é a universidade estadual, e o Instituto Federal de Educação...

(Soa a campainha.)

    O SR. WELLINGTON FAGUNDES (Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - MT) – ... formam milhares de jovens todos os anos, que precisam ser cada vez mais valorizados e integrados a um projeto de desenvolvimento sustentável, especialmente nas áreas da ciência, tecnologia e inovação.

    Como eu tenho apenas mais duas laudas, espero que essa campainha tenha paciência comigo, para que eu possa, então, concluir o meu pronunciamento.

    E eu quero dizer que vivemos momentos e tempos desafiadores. A revolução digital, a inteligência artificial, as mudanças climáticas e as novas formas de trabalho exigem de nós uma educação transformadora, conectada ao mundo real e também às vocações regionais de nosso país tão grandioso.

    Precisamos preparar as nossas escolas para ensinar não apenas conteúdo, mas também competências para a vida, como a criatividade, o raciocínio lógico, a solidariedade e o espírito crítico. Por isso, reafirmo aqui o meu compromisso em continuar trabalhando por uma educação moderna e inclusiva, que reconheça o papel dos professores como protagonistas dessa mudança.

    Apresentei projetos também voltados à formação continuada dos docentes, à integração tecnológica das escolas públicas e ao fortalecimento de políticas de educação profissionalizante especialmente voltadas para os jovens do interior e das comunidades rurais.

    Tenho convicção de que a educação é o caminho mais seguro para reduzir desigualdades, promover o crescimento sustentável e, ainda, consolidar a verdadeira independência do Brasil.

    E aí, Senadora, eu falo do meu estado, o Mato Grosso. Hoje nós temos orgulho de dizer que somos o maior produtor de soja, o maior produtor de proteína animal, que respondemos por 80% da produção nacional de algodão, somos o maior produtor de gergelim, e por aí afora, mas, infelizmente, Senadora, somos ainda um estado de muitas desigualdades sociais, um estado em que, quanto mais cresce a nossa economia, também aumenta a concentração de renda. E nós vamos fazer essa transformação, principalmente dando oportunidade às nossas crianças, para que elas possam ter um ensino de qualidade e, se possível um dia, um ensino integral para os nossos alunos, como também para os nossos jovens, com o ensino profissionalizante, para que, a partir de uma profissão, eles possam continuar a sua formação de vida, econômica, familiar e de caráter também.

    Por isso, eu tenho a convicção de que a educação é o caminho mais seguro para reduzir desigualdades, promover o crescimento sustentável e consolidar a verdadeira independência do Brasil.

    Quero, por fim, deixar uma palavra de gratidão a todos os professores do meu Estado de Mato Grosso e do Brasil, e falo aqui em nome das minhas cinco irmãs.

    Minha irmã mais velha é freira franciscana, a segunda também teve a mesma formação. Todas elas são professoras e foram fundamentais para eu, como filho caçula, poder começar a aprender o beabá bem cedo, poder frequentar uma escola com discernimento do que é o papel do aluno, principalmente no respeito ao professor, coisa que, infelizmente, às vezes, hoje a gente não vê no dia a dia. Vemos, às vezes, até agressão aos nossos professores, o que é um assunto extremamente complexo para estarmos aqui discutindo.

    Por isso, quero, por fim, deixar uma palavra de gratidão mais uma vez a todos os professores do Brasil, das creches, a todas as nossas universidades do campo e também das grandes cidades. Deixo aqui, então, o meu reconhecimento.

    Muitos de vocês trabalham em condições difíceis, com salários ainda injustos, mas com uma dedicação que emociona e inspira a todos nós. Cada aluno formado, cada jovem que aprende a ler, cada profissional que conquista um diploma é uma vitória compartilhada com o professor que o guiou no caminho certo.

    Como filho desse estado e como homem público, reafirmo aqui o meu compromisso de lutar por uma educação de qualidade, valorizando quem mais merece, que são os professores do Brasil.

    Quero, Senadora Dorinha, agradecer tanto à senhora como também aqui ao Senador Eduardo Gomes, que ajudaram o Mato Grosso a aprovar, aqui na Comissão de Assuntos Econômicos e depois neste Plenário, um empréstimo de US$100 milhões, Profa. Amini Haddad, para que o nosso estado pudesse agora avançar. E quero dizer que fui eu quem levou o Governador Mauro ao Ministro Paulo Guedes, ainda para começar as tratativas desse financiamento.

    Mato Grosso, Professora Dorinha, era o 22º estado no Índice da Educação; hoje já conseguimos saltar para o 10º. E, com esses recursos, eu tenho certeza de que não só a conclusão do Governo Mauro, mas o próximo Governo também terá condições para que a gente possa pular, quem sabe, para o segundo, o terceiro e até primeiro – por que não?

    Falo aqui com o desafio do interior, porque, na minha Universidade Federal de Rondonópolis, Senador Eduardo Gomes, além de várias inovações, por exemplo, agora no Enade, o curso de Medicina daquela cidade esteve entre os seis mais bem avaliados do Brasil, e o de Enfermagem como o segundo mais bem avaliado do Centro-Oeste brasileiro, e hoje já ganhou prêmio como uma universidade empreendedora do Brasil.

    Isto é o que a gente quer: fazer com que as nossas pesquisas possam ir ao encontro da sociedade, fazer com que as nossas escolas possam abrigar a família.

    Por isso também fui autor de um projeto, Senadora Dorinha, para que as nossas escolas, principalmente as escolas públicas, funcionem nos finais de semana, no sábado e no domingo, para que a gente possa aproveitar esses espaços sem aulas para ser o espaço da agregação da família com os alunos, com os filhos, e, claro, previsto com recursos do Fundeb também, para que possa ter recursos para pagar aqueles que forem lá trabalhar, seja a merendeira, seja um professor de arte, seja um professor de uma matéria que esteja integrada naquela grade curricular do aluno, mas que a escola seja um espaço democrático, nos finais de semana, da participação de todos.

    Muito obrigado. Felicidade. E que Deus abençoe o Brasil e os brasileiros, para que tenham esse entendimento de que, realmente, investir na educação é o melhor caminho que precisamos para todos os nossos desafios sociais, principalmente para que o nosso país não seja entregue ao mundo, principalmente, do crime organizado, que infelizmente é uma realidade que está acontecendo.

    Muito obrigado. (Palmas.)


Este texto não substitui o publicado no DSF de 15/10/2025 - Página 14