Discurso durante a 141ª Sessão Especial, no Senado Federal

Sessão Especial destinada a comemorar o Dia do Professor. Elogios à trajetória da Senadora Professora Dorinha e destaque de sua contribuição para a educação no Tocantins e no Brasil. Destaque para o reconhecimento internacional da Universidade da Maturidade, fundada com apoio da parlamentar.

Autor
Eduardo Gomes (PL - Partido Liberal/TO)
Nome completo: Carlos Eduardo Torres Gomes
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
Educação, Homenagem:
  • Sessão Especial destinada a comemorar o Dia do Professor. Elogios à trajetória da Senadora Professora Dorinha e destaque de sua contribuição para a educação no Tocantins e no Brasil. Destaque para o reconhecimento internacional da Universidade da Maturidade, fundada com apoio da parlamentar.
Publicação
Publicação no DSF de 15/10/2025 - Página 17
Assuntos
Política Social > Educação
Honorífico > Homenagem
Matérias referenciadas
Indexação
  • SESSÃO ESPECIAL, CELEBRAÇÃO, DIA NACIONAL, Dia do Professor, ELOGIO, ATUAÇÃO, SENADOR, PROFESSORA DORINHA SEABRA, ESTADO DO TOCANTINS (TO), FUNDO DE MANUTENÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BASICA E DE VALORIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO (FUNDEB), Sistema Nacional de Educação (SNE), PROGRAMA, UNIVERSIDADE, PESSOA IDOSA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS (UFT), CRITICA, GREVE, CORPO DOCENTE, NECESSIDADE, VALORIZAÇÃO.

    O SR. EDUARDO GOMES (Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - TO. Para discursar.) – Sra. Presidente, Professora Dorinha, Senadora Professora Dorinha; todos os convidados da mesa que foram citados aqui na abertura desta sessão; o Senador Wellington Fagundes, que tenho certeza de que, na sua previsão, já está em conta a sua dedicação aqui ao Senado e ao Congresso Nacional e o tempo que o povo o guardará, lá em Mato Grosso, para desenvolver todos esses projetos. Tenho certeza de que isso vai dar certo.

    Quero cumprimentar os que vieram de outros estados. Quero cumprimentar o Prefeito Romeu Kalugin, de Campos Lindos, no Estado do Tocantins, um município maravilhoso; professores, professoras; aqueles que nos acompanham pela TV Senado.

    Falar neste momento de uma homenagem ao Dia do Professor e ter na Presidência desta sessão a Senadora Professora Dorinha Seabra é uma feliz coincidência, porque, na nossa carreira política, ainda como Vereador na cidade de Palmas, nos primeiros anos de criação do Estado do Tocantins, logo da sua criação, a Professora Dorinha já dedicava integralmente a sua vida profissional à educação dos tocantinenses, a todo o processo de estruturação da educação do nosso estado, durante dez anos como Secretária de estado e nos seus mandatos de Deputada Federal e agora no Senado.

    Portanto, para nós, tocantinenses, há uma simbologia muito grande. O Tocantins que recebe as boas notícias.

    Ontem, a Universidade da Maturidade – aqui eu cumprimento o Prof. Sinésio Neto – foi escolhida, numa palestra em um grande evento na República Tcheca, como exemplo de educação da terceira idade nos processos de longevidade intergeracional, numa experiência que já dura há 20 anos, junto à Universidade Federal do Tocantins, que recebeu o apoio da Professora Dorinha na sua criação, na criação da Unitins, no espaço que teve, como Secretária de Estado da Educação, para fortalecer a nossa educação. E essa é mais uma das tantas atividades da Senadora, assim como a criação do Salão do Livro e tantas outras, que fizeram da nossa educação uma educação vitoriosa, uma educação ainda que reluta com uma agenda política sempre tumultuada, infelizmente, do nosso estado por outras questões.

    Hoje, por exemplo, a nota que tenho que dar, e que não gostaria de dar neste momento, é a paralisação dos professores no dia de hoje, justamente no dia de hoje, para chamar a atenção a um plano de cargos e salários que já tinha sido debatido na Assembleia Legislativa, com a sociedade e com os professores, para ser debatido novamente na mesma Casa de leis, porque ainda há o argumento de que precisa ser mais bem conhecido. Então, falar para professores que o que já está conhecido precisa ser mais bem conhecido significa protelar, deixar de dar uma boa notícia num dia tão importante de uma carreira que está vinculada diretamente a todos nós.

    Eu quero agora já dizer, na segunda etapa, por que é importante estar falando aqui hoje: é que a Professora Senadora Dorinha se tornou uma referência nacional e internacional em educação pelo seu trabalho destacado na questão do Fundeb, no Sistema Nacional de Educação. E eu tenho certeza de que o que passamos hoje no estado vai passar – sendo redundante –, e a gente pode, se Deus quiser, dentro de pouco tempo, ter alguém que tenha melhor sensibilidade e que consiga levar para o nosso estado essas vitórias que a educação teve no país, que levaram diretamente a sua marca.

    Portanto, Professora, a V. Exa. e a todos os Senadores que conhecem a sua luta... Assim é reconhecida por todos os sistemas de acompanhamento legislativos do Brasil. Hoje, na função de Relator de algumas matérias aqui na Casa, basta falar com qualquer consultoria do Brasil em que o assunto seja educação: é impossível que o seu nome não seja citado, junto com Parlamentares também, Deputados Federais e Deputadas Federais, que se dedicam quase que exclusivamente ao tema da educação. Como operário aqui dessas boas causas, eu sempre me coloquei na escuta para que a Professora Dorinha aponte os rumos. A educação precisa chegar a uma nova dinâmica – pelo menos é o que nós enxergamos no Brasil de hoje –, contemplando novas formas, novas técnicas.

    Recentemente fui escolhido aqui como Relator do processo de regulamentação da inteligência artificial. É um desafio, mas é um desafio que só pode dar certo com educação, com inclusão, com inovação, com dedicação estrutural daqueles que ainda buscam essa mesma infraestrutura no sistema convencional, senão não estaríamos aqui falando hoje do nosso estado nessa nota do Sintet, que explica bem o momento que nós estamos vivendo.

    Mas hoje é dia de consciência, celebração e, acima de tudo, uma oportunidade ímpar de dizer ao meu estado, de dizer ao Brasil das pessoas que conseguem ter êxito na vida pública, sendo uma observadora, uma formuladora e uma dedicada Parlamentar à causa da educação. Nem sempre é fácil, mas sempre a Professora Dorinha está lá, debatendo, discutindo e dedicando boa parte do seu mandato a essa causa nobre que é o ambiente de educação, que, afinal de contas, é o ambiente que transforma todos os outros.

    Por isso, feliz Dia do Professor!

    Parabéns pela iniciativa, Senadora Dorinha! Parabéns a todos!

    Muito obrigado. (Palmas.)


Este texto não substitui o publicado no DSF de 15/10/2025 - Página 17