Pela ordem durante a 142ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Homenagem em alusão ao Dia dos Professores. Crítica à baixa remuneração de docentes da educação básica.

Autor
Magno Malta (PL - Partido Liberal/ES)
Nome completo: Magno Pereira Malta
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
Educação Básica:
  • Homenagem em alusão ao Dia dos Professores. Crítica à baixa remuneração de docentes da educação básica.
Publicação
Publicação no DSF de 15/10/2025 - Página 49
Assunto
Política Social > Educação > Educação Básica
Indexação
  • HOMENAGEM, Dia do Professor, CRITICA, REMUNERAÇÃO, PROFESSOR, EDUCAÇÃO BASICA.

    O SR. MAGNO MALTA (Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - ES. Pela ordem.) – Senadora Teresa, parabéns pelo pronunciamento. Nenhum de nós estaria aqui sem uma professora ou um professor. Eu me lembro muito da professora em Macarani – a cidade em que eu nasci, no interior da Bahia, que eu fui criado em Itapemirim – que me ensinou a assinar o nome.

    Agora, tem uma coisa que acho que a gente poderia até discutir – eu e V. Exa., que é da educação, batermos um papo sobre isso. Quem ensina a gente a assinar o nome – você não vai para a faculdade sem saber assinar o nome –, quem te ensinou a assinar o nome é o primeiro da fila, né? Ele te ensinou a assinar o nome. E por que esses são tão mal remunerados? Quem me ensinou a assinar o nome já deve ter morrido e tal, mas tem muitas professoras vivas aí, com alunos novinhos e tal, ensinando a assinar o nome. Eu acho que esse é o maior bem, esse é o maior momento da vida de um aluno, quando ele decora aquelas letras lá, e primeiro faz os garranchos, né?

    Ontem eu vi, minha filha me mandou, uma prova, um trabalho feito pela minha neta, que tem quatro anos. Ela olhou, viu tudo e escreveu assim, olhe – primeiro aprende a fazer letras garrafais, meio tortas –: "Eu, Helena, não sei.", e botou um coração assim embaixo. Foi muito sincera, porque não sabia, né?

    Então, aquele tipo de letra, de quando você aprende a assinar o nome... Essa remuneração do primário, de quem ensina no primário, tem uma diferença enorme da de quem ensina na faculdade e tal, quer dizer, tem uma trajetória que ali já foi, mas aquele que ensina as primeiras letras é muito importante. E eu acho que caberia uma discussão aí, assim, ao longo do tempo, dada a importância, não é? A pessoa tem uma formação, mas, sem assinar o nome, não teria formação. O que eu aprendi, de maneira empírica, até hoje... Eu não posso me esquecer de quem me ensinou a assinar o nome.

    Então, assim, o pronunciamento de V. Exa. é muito pertinente e bem-vindo, no Dia do Professor.

    Eu quero abraçar todos aqueles que deram um pouco de si para mim, que eu pude somar, e quero agradecer à minha mãe, que foi minha melhor professora – que era empírica totalmente, e eu, desse empirismo dela, aprendi alguma coisa.

    Parabéns a V. Exa.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 15/10/2025 - Página 49