Pela ordem durante a 142ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro de voto contrário ao Projeto de Lei (PL) n° 3181, de 2025, que "Cria funções comissionadas no quadro de pessoal do Superior Tribunal de Justiça".

Apelo para inclusão em pauta do Requerimento (RQS) n° 765, de 2025, que "Requer a realização de Sessão Especial destinada a homenagear Sra. Maria Corina Machado, agraciada com o Prêmio Nobel da Paz de 2025".

Autor
Eduardo Girão (NOVO - Partido Novo/CE)
Nome completo: Luis Eduardo Grangeiro Girão
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
Cargos e Funções Públicos, Poder Judiciário:
  • Registro de voto contrário ao Projeto de Lei (PL) n° 3181, de 2025, que "Cria funções comissionadas no quadro de pessoal do Superior Tribunal de Justiça".
Homenagem:
  • Apelo para inclusão em pauta do Requerimento (RQS) n° 765, de 2025, que "Requer a realização de Sessão Especial destinada a homenagear Sra. Maria Corina Machado, agraciada com o Prêmio Nobel da Paz de 2025".
Publicação
Publicação no DSF de 15/10/2025 - Página 60
Assuntos
Administração Pública > Organização Administrativa > Cargos e Funções Públicos
Organização do Estado > Poder Judiciário
Honorífico > Homenagem
Matérias referenciadas
Indexação
  • REGISTRO, VOTO CONTRARIO, PROJETO DE LEI, CRIAÇÃO, LEI FEDERAL, FUNÇÃO EM COMISSÃO, QUADRO DE PESSOAL, SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA (STJ).
  • SOLICITAÇÃO, INCLUSÃO, PAUTA, REQUERIMENTO, REALIZAÇÃO, SESSÃO ESPECIAL, HOMENAGEM, MULHER, LIDER, OPOSIÇÃO, PAIS ESTRANGEIRO, VENEZUELA, CORRELAÇÃO, PREMIO NOBEL, PAZ.

    O SR. EDUARDO GIRÃO (Bloco Parlamentar Vanguarda/NOVO - CE. Pela ordem.) – Muito obrigado, Senadora Daniella Ribeiro.

    Eu queria apenas registrar o meu voto contrário à matéria do item 2 da pauta, que é de cargos para o STJ.

    Também quero fazer um pedido para a senhora, em nome da paz – o nosso Presidente Davi Alcolumbre tem essa pegada pela construção da paz e do diálogo e, inclusive, instituiu vários prêmios aqui com relação a este tema de incentivar a cultura da paz. María Corina Machado, uma grande líder da Venezuela, recebeu o Prêmio Nobel da Paz aqui para a América Latina. Eu acho que isso é algo inédito, pioneiro. Conseguimos a assinatura de 32 colegas Senadores para que a gente possa fazer um voto de aplauso.

    Tem também sobre a mesa, Senadora Daniella – a nossa assessoria acabou de lembrar aqui –, requerimento para uma sessão especial. Quando for possível, dentro da agenda do Senado Federal, que a gente possa fazer uma sessão especial para trazer a Prêmio Nobel da Paz, que já esteve no Senado, no ano passado, na Comissão de Segurança, remotamente, e que ela possa dar esse presente para nós brasileiros que a admiramos numa sessão especial. É o item também que eu queria pedir extrapauta a V. Exa.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 15/10/2025 - Página 60