Pela ordem durante a 142ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Pedido de voto de aplauso à 15ª Bienal Internacional do Livro de Pernambuco.

Autor
Teresa Leitão (PT - Partido dos Trabalhadores/PE)
Nome completo: Maria Teresa Leitão de Melo
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
Cultura, Homenagem:
  • Pedido de voto de aplauso à 15ª Bienal Internacional do Livro de Pernambuco.
Publicação
Publicação no DSF de 15/10/2025 - Página 64
Assuntos
Política Social > Cultura
Honorífico > Homenagem
Indexação
  • PEDIDO, VOTO DE APLAUSO, FEIRA BIENAL DO LIVRO, ESTADO DE PERNAMBUCO (PE).

    A SRA. TERESA LEITÃO (Bloco Parlamentar Pelo Brasil/PT - PE. Pela ordem.) – Obrigada, Senadora.

    A SRA. PRESIDENTE (Daniella Ribeiro. Bloco Parlamentar Aliança/PP - PB) – Não, perdão. É pela ordem, perdão.

    A SRA. TERESA LEITÃO (Bloco Parlamentar Pelo Brasil/PT - PE) – A terra da minha mãe.

    A SRA. PRESIDENTE (Daniella Ribeiro. Bloco Parlamentar Aliança/PP - PB) – Olhem, aí.

    A SRA. TERESA LEITÃO (Bloco Parlamentar Pelo Brasil/PT - PE) – Foi onde passei todas as minhas férias escolares, na casa dos meus avós.

    A SRA. PRESIDENTE (Daniella Ribeiro. Bloco Parlamentar Aliança/PP - PB) – Foi em João Pessoa ou foi em Campina Grande?

    A SRA. TERESA LEITÃO (Bloco Parlamentar Pelo Brasil/PT - PE) – Em Campina Grande.

    A SRA. PRESIDENTE (Daniella Ribeiro. Bloco Parlamentar Aliança/PP - PB) – Em Campina Grande. Olhe que coisa boa!

    A SRA. TERESA LEITÃO (Bloco Parlamentar Pelo Brasil/PT - PE) – Eu quero fazer este pela ordem, Sra. Presidente, para expressar um voto de aplauso à 15ª Bienal Internacional do Livro de Pernambuco. A edição deste ano, encerrada no domingo, 12 de outubro, obteve um sucesso que ultrapassa qualquer expectativa. Esse sucesso é um bálsamo para quem acredita no poder da leitura, da educação e da cultura.

    Com 30 anos de existência, a Bienal Internacional do Livro de Pernambuco é símbolo da resistência cultural, da valorização da leitura, da formação de cidadãos críticos e conscientes. E, por isso, foi reconhecida como patrimônio cultural e material do Recife por lei, recentemente, sancionada pelo Prefeito João Campos, de autoria da Vereadora Cida Pedrosa. E, agora, em outubro, a Assembleia Legislativa de Pernambuco aprovou a indicação para que a bienal se torne também patrimônio cultural e material do estado, por projeto de resolução de autoria do Deputado Estadual Sileno Guedes.

    São reconhecimentos muito merecidos. Eu estive na bienal, testemunhei o sucesso, participei da abertura e de três outras atividades, lançamentos de livros, debates, e fui, inclusive, a um desses lançamentos, que foi a coleção dos 200 anos da Confederação do Equador, série de livros produzidos pelo Senado, em decorrência da nossa Comissão Especial, que celebrou o Bicentenário da Confederação do Equador.

    Aliás, foi bastante concorrido esse lançamento. Destaco também a beleza e a performance do estande do Senado Federal, muito visitado, com livros de muita qualidade, muitos estudantes nesse estande, porque os livros são bem baratos, e, de fato, é uma marca registrada do Senado Federal na Bienal do Livro de Pernambuco.

    O que eu vi nesses dias foi o Centro de Convenções de Pernambuco transformado em um verdadeiro santuário da literatura. Os números apresentados pelos organizadores expressam essa grandiosidade: foram mais de 300 mil visitantes, participação...

(Soa a campainha.)

    A SRA. TERESA LEITÃO (Bloco Parlamentar Pelo Brasil/PT - PE) – ... de 600 editoras e 160 expositores, movimentou mais de R$30 milhões, com impacto econômico e cultural que merece ser celebrado, e, além disso, a alegria das crianças, o encantamento de quem estava ali por uma primeira vez, a juventude descobrindo novos autores, gestores que puderam também implementar bônus para os professores participarem da bienal.

    Eu destaco que essa bienal continue a ser, para nós de Pernambuco e para o mundo, porque foram autores internacionais, autores reconhecidos nacionalmente, esse farol de conhecimento, de inclusão e de esperança – o celular está me atrapalhando –, porque ler é sim um ato de liberdade.

(Soa a campainha.)

    A SRA. TERESA LEITÃO (Bloco Parlamentar Pelo Brasil/PT - PE) – E Pernambuco mostrou mais uma vez que a literatura pode ser e deve ser, Presidenta, viva, vibrante e transformadora.

    Vida longa para a Bienal do Livro de Pernambuco, com os nossos aplausos!


Este texto não substitui o publicado no DSF de 15/10/2025 - Página 64