Pela Liderança durante a 144ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Preocupação com a venda para o Grupo J&F da participação da Eletrobras na Eletronuclear e apresentação de requerimento solicitando a realização de audiência pública para averiguar a legalidade da transação.

Autor
Carlos Portinho (PL - Partido Liberal/RJ)
Nome completo: Carlos Francisco Portinho
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela Liderança
Resumo por assunto
Administração Pública Indireta, Atuação do Senado Federal, Crime Contra a Administração Pública, Improbidade Administrativa e Crime de Responsabilidade, Energia, Fiscalização e Controle, Indústria:
  • Preocupação com a venda para o Grupo J&F da participação da Eletrobras na Eletronuclear e apresentação de requerimento solicitando a realização de audiência pública para averiguar a legalidade da transação.
Publicação
Publicação no DSF de 16/10/2025 - Página 73
Assuntos
Administração Pública > Organização Administrativa > Administração Pública Indireta
Outros > Atuação do Estado > Atuação do Senado Federal
Outros > Crime Contra a Administração Pública, Improbidade Administrativa e Crime de Responsabilidade
Infraestrutura > Minas e Energia > Energia
Organização do Estado > Fiscalização e Controle
Economia e Desenvolvimento > Indústria, Comércio e Serviços > Indústria
Indexação
  • DENUNCIA, VENDA, PARTICIPAÇÃO, CENTRAIS ELETRICAS BRASILEIRAS S/A (ELETROBRAS), ELETROBRAS TERMONUCLEAR S.A. (ELETRONUCLEAR), DESTINAÇÃO, GRUPO, EMPRESARIO, WESLEY BATISTA, JOESLEY BATISTA.
  • ANUNCIO, APRESENTAÇÃO, REQUERIMENTO DE INFORMAÇÕES, FUNDAMENTAÇÃO, LEI DE ACESSO A INFORMAÇÃO (LAI), PROCESSO, VENDA, PARTICIPAÇÃO, CENTRAIS ELETRICAS BRASILEIRAS S/A (ELETROBRAS), ELETROBRAS TERMONUCLEAR S.A. (ELETRONUCLEAR).
  • SOLICITAÇÃO, PRESIDENTE, Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor (CTFC), CONVOCAÇÃO, AUDIENCIA PUBLICA, SENADO, INVESTIGAÇÃO, VENDA, PARTICIPAÇÃO, CENTRAIS ELETRICAS BRASILEIRAS S/A (ELETROBRAS), ELETROBRAS TERMONUCLEAR S.A. (ELETRONUCLEAR).

    O SR. CARLOS PORTINHO (Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - RJ. Pela Liderança.) – Eu vou na esteira do que o Senador Rogerio Marinho trouxe da tribuna, quando ele diz que as mesmas pessoas repetem aqueles mesmos erros, de quem não pode se esperar de diferente, e que essas pessoas, como disse o Vice-Presidente atual, Alckmin, voltaram à cena do crime.

    Nem todos aqui perceberam e passou despercebida da imprensa uma notícia que me chamou atenção nesta semana. A Eletrobras divulgou um acordo para a venda da sua participação na Eletronuclear, Senador Mourão, – na Eletronuclear –, que, no meu estado, é responsável por construir Angra 3. Seria uma notícia qualquer, se não fosse, Senador Rogerio Marinho... Adivinhem quem comprou a participação da Eletrobras na Eletronuclear! Adivinhem! São os mesmos. Foi comprada pela J&F, holding dos irmãos Batista, sim, da JBS, da carne, da energia, do Brasil. Tomaram o Brasil e entregaram para os amigos.

    Eu quero dizer aqui da tribuna, Senador Girão, que já estou encaminhando um requerimento, pela Lei de Acesso à Informação. Temos que saber como é que foi feita essa venda. E vou pedir, Senador Girão, Senador Hiran, que é o Presidente da Comissão de Transparência, que nós chamemos uma audiência pública, neste Senado Federal, para entender em que condições foram pagos, segundo a notícia, R$535 milhões pela participação da Eletrobras. Passou debaixo da vista, do radar, como dizem, mas de muitos Senadores, como eu aqui, não. Os mesmos estão voltando, a mesma cena, a mesma história que nós já vimos, que não teve – e nunca terá – um final feliz. Farei os requerimentos e faço a denúncia aqui da tribuna. Muito me estranha: são os mesmos, da carne à energia elétrica.

    Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 16/10/2025 - Página 73