Pronunciamento de Efraim Filho em 21/10/2025
Pela ordem durante a 149ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Congratulações à Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e ás delegações dos estados do do Mato Grosso, da Paraíba e de todo o Brasil presentes em plenário.
- Autor
- Efraim Filho (UNIÃO - União Brasil/PB)
- Nome completo: Efraim de Araújo Morais Filho
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Pela ordem
- Resumo por assunto
-
Homenagem,
Indústria, Comércio e Serviços:
- Congratulações à Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e ás delegações dos estados do do Mato Grosso, da Paraíba e de todo o Brasil presentes em plenário.
- Publicação
- Publicação no DSF de 22/10/2025 - Página 65
- Assuntos
- Honorífico > Homenagem
- Economia e Desenvolvimento > Indústria, Comércio e Serviços
- Indexação
-
- SAUDAÇÃO, DELEGAÇÃO, ESTADO DE MATO GROSSO (MT), ESTADO DA PARAIBA (PB), BRASIL, PARTICIPAÇÃO, FORUM, AMBITO NACIONAL, EMPRESARIO, COMERCIO, SERVIÇO.
O SR. EFRAIM FILHO (Bloco Parlamentar Democracia/UNIÃO - PB. Pela ordem.) – Meu estimado Presidente, Senador Davi Alcolumbre, Senador Wellington Fagundes, que encaminhou esse tema...
O SR. PRESIDENTE (Davi Alcolumbre. Bloco Parlamentar Democracia/UNIÃO - AP) – Senador Wellington, Senador Wellington Fagundes...
(Soa a campainha.)
O SR. PRESIDENTE (Davi Alcolumbre. Bloco Parlamentar Democracia/UNIÃO - AP) – Senador Wellington Fagundes, o Líder Efraim Filho está falando com V. Exa.
O SR. EFRAIM FILHO (Bloco Parlamentar Democracia/UNIÃO - PB) – Eu fiz o registro aqui de que estarei acompanhando a solenidade mais tarde, às 19h. A gente tem a alegria e a honra de presidir a Frente Parlamentar de Comércio e Serviços, da qual V. Exa. também é membro, faz parte, que defende o empreendedorismo aqui dentro desta Casa, e a gente tem uma missão muito forte, que é dar vez e voz a um setor que é o que mais emprega e mais paga imposto no Brasil. Às vezes, por articulações, marketing ou propaganda, pensam que é a indústria ou até mesmo o agro, mas é o setor de comércio e de serviços aquele que mais emprega e que mais paga impostos. Esse setor precisa ter uma voz ativa e efetiva na discussão da agenda econômica do Brasil e, aqui no Senado, ele encontra essa voz através da minha voz, da sua, do Jayme, do Petecão, de vários outros aqui que, por diversas oportunidades, já se alinharam a favor de quem produz no Brasil.
Fizemos uma reforma tributária que a gente espera que seja mais simples e menos burocrática. Existem desafios, existem divergências, sim, mas a pior das soluções era permanecer no atual modelo, que é arcaico, obsoleto, ultrapassado e só prejudica quem quer produzir.
Então, parabéns à CNDL. Na pessoa do meu amigo e Presidente Nacional José César, saúdo todas as delegações aqui presentes, do Mato Grosso, da Paraíba e de todo o Brasil, que vêm aqui representar essa categoria. Alguns, por uma questão de déficit cultural no Brasil, passaram a tentar tachar o empresário, o empreendedor de vilão da história. Não são; são heróis e, muito pelo contrário, heróis da resistência, que resistem a um tripé nefasto: alta carga tributária, complexidade burocrática e insegurança jurídica. E, mesmo assim, continuam de portas abertas, empregando pessoas e colocando o pão na mesa de casa de quem precisa.
Parabéns aos varejistas, parabéns aos comerciários, parabéns às câmaras de dirigentes lojistas de todo o Brasil.