Pela Liderança durante a 151ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Considerações sobre evento de troca de experiências entre as supernovas universidades do Brasil, realizado na cidade de Jataí-GO.

Congratulações ao CEO do movimento MoveInfra, Sr. Ronei Glanzmann, por iniciativa em favor da logística e da infraestrutura.

Anúncio da ocorrência de feira de ciência no Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação com a presença do Diretor do Instituto Nacional de Pesquisa do Pantanal (INPP).

Registro de encontro, na Assembleia Legislativa de Mato Grosso, em que se discutiu o papel do Estado de Mato Grosso na COP30.

Autor
Wellington Fagundes (PL - Partido Liberal/MT)
Nome completo: Wellington Antonio Fagundes
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela Liderança
Resumo por assunto
Ciência, Tecnologia e Informática, Desenvolvimento Sustentável, Educação Superior, Governo Estadual, Indústria, Comércio e Serviços, Infraestrutura, Licitação e Contratos, Pesquisa Científica:
  • Considerações sobre evento de troca de experiências entre as supernovas universidades do Brasil, realizado na cidade de Jataí-GO.
Infraestrutura:
  • Congratulações ao CEO do movimento MoveInfra, Sr. Ronei Glanzmann, por iniciativa em favor da logística e da infraestrutura.
Administração Pública Direta, Ciência, Tecnologia e Informática:
  • Anúncio da ocorrência de feira de ciência no Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação com a presença do Diretor do Instituto Nacional de Pesquisa do Pantanal (INPP).
Governo Estadual, Meio Ambiente:
  • Registro de encontro, na Assembleia Legislativa de Mato Grosso, em que se discutiu o papel do Estado de Mato Grosso na COP30.
Publicação
Publicação no DSF de 23/10/2025 - Página 53
Assuntos
Economia e Desenvolvimento > Ciência, Tecnologia e Informática
Meio Ambiente > Desenvolvimento Sustentável
Política Social > Educação > Educação Superior
Outros > Atuação do Estado > Governo Estadual
Economia e Desenvolvimento > Indústria, Comércio e Serviços
Infraestrutura
Administração Pública > Licitação e Contratos
Economia e Desenvolvimento > Ciência, Tecnologia e Informática > Pesquisa Científica
Administração Pública > Organização Administrativa > Administração Pública Direta
Meio Ambiente
Indexação
  • COMENTARIO, PARTICIPAÇÃO, ORADOR, ENCONTRO, UNIVERSIDADE FEDERAL, JATAI (GO), REITOR, REPRESENTANTE, UNIVERSIDADE, RESULTADO, DESMEMBRAMENTO, CAMPUS UNIVERSITARIO.
  • COMENTARIO, ENCONTRO, DIRETOR EXECUTIVO, ORGANIZAÇÃO, INFRAESTRUTURA, LOGISTICA, DEFESA, IMPLEMENTAÇÃO, POLITICA, ESTADO, OBRA PUBLICA, GARANTIA, CONTRATO, LONGO PRAZO, CONCESSÃO, RODOVIA, FERROVIA, NECESSIDADE, MELHORIA, AUSENCIA, SEGURANÇA JURIDICA, PROBLEMA, LICENÇA AMBIENTAL, CUSTEIO, FINANCIAMENTO, BRASIL.
  • AGRADECIMENTO, MARCOS PONTES, SENADOR, IMPLANTAÇÃO, INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISA DO PANTANAL (INPP), CAPITAL DE ESTADO, CUIABA (MT).
  • COMENTARIO, COOPERAÇÃO, INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISA DO PANTANAL (INPP), FECOMERCIO, ESTADO DE MATO GROSSO (MT), SERVIÇO SOCIAL DO COMERCIO (SESC), PANTANAL MATO-GROSSENSE.
  • COMENTARIO, SANÇÃO, ESTATUTO, PANTANAL MATO-GROSSENSE, FAVORECIMENTO, DESENVOLVIMENTO SUSTENTAVEL, REGIÃO, ESTADO DE MATO GROSSO (MT).

    O SR. WELLINGTON FAGUNDES (Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - MT. Pela Liderança.) – Senador Izalci, Senadora Damares e todos os companheiros que aqui estão.

    Eu gostaria de falar, Sr. Presidente, também pelo meu tempo, já que me inscrevi e também, com isso, podendo somar até, se for o caso, ao tempo da Liderança.

    Primeiro, Senador Izalci, eu gostaria de falar de um evento que tivemos ontem na cidade de Jataí, onde reunimos todas as nossas supernovas universidades do Brasil, um trabalho em que vários companheiros aqui somaram comigo. Dessas supernovas, são seis criadas ainda no Governo Bolsonaro e, depois, implantadas nos governos seguintes. Aliás, começou no Governo anterior, da Presidente Dilma, o Presidente Bolsonaro criou e, depois, veio a implantação.

    Uma delas é a Universidade Federal de Rondonópolis, minha cidade natal, uma universidade que no interior tem cumprido muito bem o seu papel. Temos a nossa Reitora Analy Polizel, que hoje tive aqui a honra de receber, assim como ao Vice-Reitor. Ela já foi inicialmente nomeada, à época do Presidente Bolsonaro, como Reitora pro tempore e, depois, foi eleita para o primeiro mandato, já que, na condição de Reitora pro tempore, também foi candidata, tendo mais de 70% dos votos válidos, mostrando com isso, então, a competência, a organização e a força de uma universidade nova.

    Essa universidade foi criada a partir do desmembramento da Universidade Federal de Mato Grosso. Era um campus já bem amadurecido, mas também todos nós trabalhávamos para que ela pudesse, então, ter a sua independência. E assim foi feito: fiz o projeto de lei, conseguimos aprová-lo, e hoje nós temos a Universidade Federal de Rondonópolis, assim como todas as supernovas, em Goiás – Jataí e Catalão –, também lá no Piauí, em Pernambuco e no Tocantins. Todas elas cumpriram muito bem o seu papel, e essa reunião foi exatamente para que cada uma delas pudesse estar com o Reitor Christiano Peres Coelho, da Universidade Federal de Jataí, e pudesse, então, trocar ideias, informações e as estratégias para continuarem crescendo.

    Então, eu quero aqui parabenizar esse grande encontro e dizer que não basta abrir as portas; é preciso também garantir que essas jovens universidades permaneçam e concluam seus sonhos. Por isso, estarei sempre aqui à disposição para contribuir com essa pauta. A educação, com certeza, é o caminho para um Brasil mais justo, mais humano e também mais desenvolvido.

    Por isso, eu quero parabenizar mais uma vez a Universidade de Jataí pela organização, pelo compromisso com a excelência e também por manter viva essa rede de cooperação entre as universidades supernovas. Vamos juntos fazer da educação um instrumento de transformação deste país!

    Assim, eu quero dar como lido este pronunciamento.

    Quero abordar também o encontro que tivemos, hoje pela manhã, com o Ronei Glanzmann, CEO do movimento MoveInfra. Quero parabenizá-lo também pelo trabalho à frente dessa iniciativa tão importante para o desenvolvimento da logística e da infraestrutura do país. E falo como Presidente da Frente Parlamentar de Infraestrutura e Logística. Cumprimento também todos os parceiros, líderes, técnicos e autoridades presentes nesse encontro, que foi fundamental.

    Estamos num momento decisivo para o futuro do nosso país. Portanto, é hora de construir políticas de Estado, e não apenas programas de governo. Por isso, eu lembro aqui que fui autor de uma emenda constitucional, que já aprovamos aqui no Senado, que trata exatamente de que contratos de longo prazo, como as concessões de infraestrutura, todas elas, rodoviárias, ferroviárias, enfim, sejam contratos e tratados como política de Estado, e não política de governo. Não pode mudar um governo e mudar um contrato, querer alterar um contrato de 30, 40, 50 anos, porque isso traz instabilidade, e nós precisamos de segurança jurídica.

    Qualquer lugar a que nós vamos, em qualquer reunião, seja no Brasil ou lá fora, o que mais aqueles que querem investir pedem é segurança jurídica. Claro que temos outros problemas tantos, como a questão das licenças ambientais e o nosso custo do financiamento no Brasil, porque os juros são muito altos e, às vezes, impeditivos para que empresas brasileiras possam buscar, no mercado interno, um financiamento para o investimento.

    Por isso, parabenizo aqui e quero dizer que a nossa missão é transformar potencial em prosperidade, gerando, assim, empregos, riquezas e um futuro mais sustentável para o Brasil.

    E aí, Presidente, fico aqui com a missão ainda de dizer que vamos trabalhar juntos, porque o futuro se constrói agora. Essa juventude toda e o trabalhador sedento por emprego e por oportunidades clamam por um país que possa se desenvolver, um país que possa ter investimentos, principalmente no mundo tecnológico, com a inteligência artificial tomando conta das decisões.

    E aqui vejo o Senador Marcos Pontes – e quero agradecer-lhe também, Senador Marcos Pontes, porque hoje está tendo uma feira de ciência aqui em Brasília, pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, de que V. Exa., como Ministro, foi um dos precursores. E eu quero agradecer também a V. Exa., porque – lá eu estive – lá estava também presente o INPP (Instituto Nacional de Pesquisa do Pantanal), que V. Exa., lá em Cuiabá, na Universidade Federal de Mato Grosso, foi implantar. E hoje eu quero aqui agradecer a V. Exa. mas também à atual Ministra, porque fez o concurso, e já foi nomeado o Diretor do nosso Instituto de Pesquisa do Pantanal.

    E, claro, já o convidei e tenho certeza de que, no mês que vem, lá estaremos. V. Exa. vai lá fazer uma brilhante palestra, como sempre, para que a gente possa inclusive também trocar conhecimentos com o empresariado mato-grossense, com a Fecomércio, a Federação do Comércio de Mato Grosso. E espero que V. Exa. possa conhecer também o Sesc Pantanal, que é uma unidade do Sesc Nacional, que investiu, lá no nosso Pantanal, uma reserva de 108 mil hectares, que faz um trabalho brilhante com todas as universidades.

    E, agora, com o Instituto Nacional de Pesquisa do Pantanal, vamos fazer muito mais avanço, porque também aprovamos o Estatuto do Pantanal. O Estatuto do Pantanal já foi também sancionado, e hoje o Pantanal Mato-Grossense, aliás, o Pantanal dos dois estados tem um estatuto, uma lei que possa regrar o desenvolvimento sustentável.

    Então, espero-o lá, com certeza.

    E eu quero aqui concluir, dando também como lido um pronunciamento que quero deixar aqui como já registrado nos Anais aqui da nossa Casa, que foi exatamente o encontro que tivemos lá na Assembleia Legislativa de Mato Grosso. E eu faço isso aqui, agradecendo a toda a Assembleia Legislativa, principalmente ao Presidente Max Russi; também ao Deputado Avallone, que é o Presidente da Comissão de Meio Ambiente; ao Deputado Wilson Santos, que lá esteve conosco; ao Senador e hoje Deputado Júlio Campos; entre outros tantos; e a todas as autoridades que lá estiveram.

    Lá, nós discutimos exatamente a COP 30: como Mato Grosso, como a Assembleia Legislativa, como a Frenlogi vão atuar, assim como a Subcomissão do Pantanal, da Comissão de Meio Ambiente aqui do Senado, de que eu sou o Presidente. Que a gente possa atuar juntos.

    Aliás, quero parabenizar também a Senadora Leila, que agora é Presidente da Subcomissão, da Comissão de Meio Ambiente do Senado, da COP 30.

    E aí, então, eu concluo aqui dizendo que Mato Grosso e todos os Parlamentares que lá estiveram com certeza terão um trabalho importante. Todos, então, estiveram lá...

    Eu agradeço aqui também ao Presidente Davi Alcolumbre, porque esta audiência foi transmitida ao vivo pela TV Senado e pela Rádio Senado, em conjunto com a TV Assembleia e com a Rádio Assembleia.

    Então, agradeço aqui e peço a Deus que abençoe o nosso Estado de Mato Grosso e o povo do Estado de Mato Grosso e que essa grande missão de união e preservação seja cumprida por todos nós.

    Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 23/10/2025 - Página 53