Discurso durante a 152ª Sessão Especial, no Senado Federal

Sessão Especial destinada a celebrar o Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira,

Reconhecimento à Força Aérea Brasileira, com destaque às ações humanitárias da Operação Excelsior no Marajó e ao acolhimento oferecido a mulheres, crianças e famílias em situação de vulnerabilidade. Valorização do trabalho dos brigadeiros e oficiais, que, mesmo com limitações orçamentárias, servem ao país com dedicação, técnica e sensibilidade.

Autor
Damares Alves (REPUBLICANOS - REPUBLICANOS/DF)
Nome completo: Damares Regina Alves
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
Homenagem, Transporte Aéreo:
  • Sessão Especial destinada a celebrar o Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira,
Crianças e Adolescentes, Defesa Nacional e Forças Armadas, Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Homenagem, Transporte Aéreo:
  • Reconhecimento à Força Aérea Brasileira, com destaque às ações humanitárias da Operação Excelsior no Marajó e ao acolhimento oferecido a mulheres, crianças e famílias em situação de vulnerabilidade. Valorização do trabalho dos brigadeiros e oficiais, que, mesmo com limitações orçamentárias, servem ao país com dedicação, técnica e sensibilidade.
Publicação
Publicação no DSF de 24/10/2025 - Página 11
Assuntos
Honorífico > Homenagem
Infraestrutura > Viação e Transportes > Transporte Aéreo
Política Social > Proteção Social > Crianças e Adolescentes
Soberania, Defesa Nacional e Ordem Pública > Defesa do Estado e das Instituições Democráticas > Defesa Nacional e Forças Armadas
Política Social > Proteção Social > Desenvolvimento Social e Combate à Fome
Matérias referenciadas
Indexação
  • SESSÃO ESPECIAL, HOMENAGEM, CELEBRAÇÃO, DATA NACIONAL, AVIADOR, AVIAÇÃO, FORÇA AEREA BRASILEIRA (FAB).
  • RECONHECIMENTO, ATUAÇÃO, FORÇA AEREA BRASILEIRA (FAB), ESPECIFICAÇÃO, ACOLHIMENTO, CRIANÇA, FAMILIA, POPULAÇÃO CARENTE, ILHA DE MARAJO.
  • VALORIZAÇÃO, TRABALHO, BRIGADEIRO, OFICIAIS, FORÇA AEREA BRASILEIRA (FAB).

    A SRA. DAMARES ALVES (Bloco Parlamentar Aliança/REPUBLICANOS - DF. Para discursar.) – Boa tarde!

    Antes que vocês duvidem, o Senador Marcos Pontes nunca mente: eu sou a Senadora mais bonita do Brasil. (Risos.) (Palmas.)

    Sr. Presidente, Astronauta Marcos Pontes, que prazer, que sessão linda e espetacular! O Senado não poderia deixar de fazer este ano, mais uma vez, a homenagem ao Dia do Aviador e à nossa grandiosa, gloriosa FAB.

    Senador Dr. Hiran, que bom que o senhor está na mesa, porque o Senador Marcos Pontes tem um olhar sobre a FAB; o senhor tem outro. Só quem mora num estado como Roraima pode dizer, com toda certeza, o que essa grandiosa Força Aérea Brasileira faz por nossa nação. Talvez, Senador Hiran, os outros Senadores que moram nos grandes centros, as pessoas que estão nos assistindo das grandes cidades, talvez vocês não consigam ver como o Senador Hiran vê a FAB, como eu vejo a FAB, como eu vejo o trabalho de todos os senhores.

    Quero cumprimentar o Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Damasceno, que se tornou um amigo querido numa viagem. Parabéns pelo trabalho que o senhor está fazendo! O senhor nos orgulha muito. O senhor tem nos trazido grandes surpresas, e todos aqui no Senado reconhecemos o trabalho que o senhor tem feito.

    Quero cumprimentar o Antonio Guilherme de Arruda e também o Major-Brigadeiro do Ar Ricardo de Souza Nascimento e todos os senhores, as suas famílias que estão nos acompanhando, os nossos convidados que estão aqui. Que dia espetacular!

    E que bom que me deixaram falar antes, porque nós estamos numa briga ali, eu e o Senador Seif. Nós vamos ter que sair voando – e hoje não é correndo, é voando – daqui do Plenário, porque nós vamos pegar uns bandidos ali atrás, na CPMI do INSS. E aqui eu faço um compromisso com todos os senhores: nós vamos colocá-los todos na cadeia, acreditem os senhores! Nós vamos fazer isso, o Senado Federal vai fazer isso! (Palmas.)

    Mas eu não poderia deixar de voando vir aqui apenas para registrar o meu amor, o meu respeito, a minha admiração e a minha gratidão à FAB. E eu já estive aqui em outros momentos fazendo discursos do coração, mas hoje eu quero falar especificamente, o Tenente-Brigadeiro do Ar, o nosso querido Damasceno sabe, que eu tive a oportunidade, neste ano, Deus me deu o privilégio, neste ano, de acompanhar o trabalho da Operação Excelsior, na cidade de Breves. Eu confesso e digo para vocês, com toda a certeza: as memórias me fazem chorar ainda, quando eu me lembro de tudo que eu vi que a FAB fez naquela região, naquela operação.

    Para quem não sabe, Breves é a capital do Marajó, Breves é a maior cidade do arquipélago do Marajó. E a Operação Excelsior foi para lá, mas não cuidou só do povo de Breves; a gente soube e a gente viu pessoas que saíram com seus barquinhos de outras cidades, viajando cinco, seis dias, para chegarem a Breves, para serem cuidadas pela FAB.

    O que eu vi? Eu vi mulheres da minha idade – e hoje isso me emociona muito, porque eu estou enfrentando um câncer, mas já estou curada, eu vou ficar bem, acreditem nisso –, com papel na mão, numa fila; quando a gente abria a mão e via o papel, era uma recomendação de uma mamografia de três anos na mão, esperando uma mamografia. E eram acolhidas dentro das instalações improvisadas pela FAB, eram acolhidas e eram levadas a um mamógrafo digital de última geração. E essas mulheres não só faziam o exame; eram abraçadas, acolhidas, orientadas e saíam com o laudo na mão, Srs. Senadores.

    O que eu vi? Mães que estavam, há anos, numa fila para uma consulta com um neuropediatra; crianças se batendo, crianças gritando, crianças agitadas; mães que precisavam de um diagnóstico, de um laudo, para poderem buscar um auxílio, um BPC; mães segurando suas crianças; e os nossos oficiais abraçando, acolhendo de uma forma incrível.

    O que a FAB faz de ações humanitárias no Brasil a gente precisa falar mais. Eu estive lá, e olha que eu já estive em diversas operações humanitárias, no Brasil, de diversas instituições, mas aquela mexeu demais comigo.

    Então, eu precisava vir aqui, para que o Brasil soubesse que não são apenas aviõezinhos voando no céu azul do Brasil; são homens e mulheres que estão doando as suas vidas pelo povo brasileiro e que nem fazem propaganda disso. Isso me deixa muito triste, porque a gente tem que falar mais o que a nossa gloriosa Força Aérea Brasileira faz por esta nação. Deixem de ser tímidos, senhores brigadeiros; deixem de ser tímidos, senhores aviadores. Vocês estão mudando a história do meu país, vocês estão cuidando desta nação.

    E sei das dificuldades, e aqui eu registro ao nosso Brigadeiro. Eu sei das dificuldades orçamentárias que vocês passaram neste ano, mas eu quero fazer um compromisso, e posso fazer isso em nome de todo o Senado brasileiro: contem conosco para fortalecer cada vez mais essa instituição, que é amada pelo povo brasileiro.

    Eu precisava falar com o meu coração hoje para dizer: obrigada, FAB, por tudo que vocês têm feito por esta nação; obrigada, porque vocês vão além do que é pedido a vocês, vocês vão além das atribuições que são impostas a vocês. Vocês fazem todo dia a nossa nação melhor.

    Que Deus abençoe os senhores e suas famílias.

    E obrigada, Senador Marcos Pontes, por esta linda sessão.

    Que Deus os abençoe.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 24/10/2025 - Página 11