Discurso durante a 152ª Sessão Especial, no Senado Federal

Sessão Especial destinada a celebrar o Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira,

Homenagem ao Dia do Aviador e à Força Aérea Brasileira, exaltando o legado de Santos Dumont. Reconhecimento à excelência, coragem e disciplina dos homens e mulheres da FAB, que defendem a soberania nacional, atuam na Amazônia e realizam missões humanitárias, logísticas e de proteção em todo o país.

Autor
Jorge Seif (PL - Partido Liberal/SC)
Nome completo: Jorge Seif Júnior
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
Homenagem, Transporte Aéreo:
  • Sessão Especial destinada a celebrar o Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira,
Defesa Nacional e Forças Armadas, Homenagem, Transporte Aéreo:
  • Homenagem ao Dia do Aviador e à Força Aérea Brasileira, exaltando o legado de Santos Dumont. Reconhecimento à excelência, coragem e disciplina dos homens e mulheres da FAB, que defendem a soberania nacional, atuam na Amazônia e realizam missões humanitárias, logísticas e de proteção em todo o país.
Publicação
Publicação no DSF de 24/10/2025 - Página 15
Assuntos
Honorífico > Homenagem
Infraestrutura > Viação e Transportes > Transporte Aéreo
Soberania, Defesa Nacional e Ordem Pública > Defesa do Estado e das Instituições Democráticas > Defesa Nacional e Forças Armadas
Matérias referenciadas
Indexação
  • SESSÃO ESPECIAL, HOMENAGEM, CELEBRAÇÃO, DATA NACIONAL, AVIADOR, AVIAÇÃO, FORÇA AEREA BRASILEIRA (FAB).
  • CELEBRAÇÃO, DATA NACIONAL, AVIADOR, AVIAÇÃO, DESTAQUE, HOMENAGEM, ALBERTO SANTOS DUMONT.
  • IMPORTANCIA, ATUAÇÃO, FORÇA AEREA BRASILEIRA (FAB), DEFESA, REGIÃO AMAZONICA, OPERAÇÃO, VIGILANCIA, FRONTEIRA, REALIZAÇÃO, MISSÃO, GARANTIA, SAUDE, SEGURANÇA, POPULAÇÃO CARENTE.

    O SR. JORGE SEIF (Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - SC. Para discursar.) – Senhoras e senhores, uma ótima tarde.

    Parabenizo inicialmente o Senador Marcos Pontes. Não esperaríamos de outro gabinete tal proposição para celebrar o Dia do Aviador e da nossa Força Aérea Brasileira.

    Quero cumprimentar aqui os componentes da mesa, o Senador Dr. Hiran, grande amigo; o Comandante da Força Aérea, Tenente-Brigadeiro Damasceno; o Magnífico Sr. Reitor Antonio Guilherme de Arruda Lorenzi; e o nosso Diretor da Agência Nacional de Aviação Civil, Major-Brigadeiro do Ar, Ricardo Nascimento.

    Senhoras e senhores, que bom vê-los aqui hoje, preenchendo este Plenário, e seus familiares – pais, mães, filhos –, muito orgulhosos da profissão de V. Exas. e de hoje.

    A Casa Alta da República, no que se refere a Parlamento, ao Congresso, está prestando esta justa homenagem à nossa Força Aérea e aos aviadores, que fazem grande trabalho para o Brasil.

    Hoje é dia de reverência, dia de olharmos para o céu não apenas para admirar sua imensidão, mas para reconhecer aqueles que o guardam, o dominam e o transformam em símbolo de soberania e de fé no Brasil, os aviadores e a nossa Força Aérea Brasileira.

    Celebramos o Dia do Aviador e da FAB, instituído em memória de 22 de outubro de 1906, quando Alberto Santos Dumont, brasileiro genial, fez o 14-bis decolar em Paris, rasgando o ar e escrevendo, com coragem e engenho, a primeira página da aviação mundial. Naquele instante, não foi apenas uma máquina que se elevou, foi o espírito de um povo que aprendeu a sonhar alto e a acreditar que nada é impossível ao Brasil, nem mesmo o homem voar – quem diria, não é?

    Senhoras e senhores, a aviação brasileira nasceu do sonho, mas também do sacrifício, honra e disciplina de homens e mulheres como os senhores, que, sob o lema "Asas que Protegem o País", transformaram a Força Aérea Brasileira em símbolo de excelência, de lealdade e de coragem.

    Desde a defesa da nossa Amazônia, Senador Astronauta Marcos Pontes, passando pelos resgates humanitários, missões de paz, transporte de vacinas, combate a incêndios, apoio em desastres naturais e vigilância de fronteiras, que não são pequenas, a Força Aérea tem sido presença constante e silenciosa de um Brasil que protege, acolhe e não abandona seus filhos.

    Cada voo, Senador Hiran, cada missão, cada decolagem representa o mesmo ideal que moveu, lá em 1906, nosso querido Santos Dumont, serviu à humanidade com consciência, bravura e amor à pátria. E é por isso que hoje, de pé, diante de tantos heróis de farda azul, nós dizemos: o Brasil é grato a cada uma das senhoras e dos senhores, grato aos pilotos, que cruzam os céus, aos engenheiros e mecânicos, que garantem a segurança de cada aeronave, aos controladores de voo, que guiam com precisão, e às famílias que ocupam hoje nossas galerias que sustentam o sacrifício de servir longe de casa.

    Muito obrigado, senhores familiares, por sustentarem os nossos heróis do ar.

    Ser aviador não é apenas dominar os céus, é compreender que Deus concede asas àqueles que têm missão na Terra.

    Que a coragem de Santos Dumont continue nos inspirando, que a bravura de homens e mulheres da FAB continue nos defendendo e que a grandeza do nosso Brasil continue sendo a razão pela qual cada uma das senhoras e dos senhores decole todos os dias.

    Parabéns, aviadores!

    Parabéns, Força Aérea Brasileira!

    Que Deus os abençoe e comande as asas de seus voos e que vocês guardem os nossos céus.

    Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 24/10/2025 - Página 15