Discurso durante a 22ª Sessão Solene, no Congresso Nacional

Em fase de revisão e indexação
Autor
Chico Rodrigues (PSB - Partido Socialista Brasileiro/RR)
Nome completo: Francisco de Assis Rodrigues
Casa
Congresso Nacional
Tipo
Discurso

    O SR. CHICO RODRIGUES (Bloco/PSB - RR. Para discursar. Sem revisão do orador.) – Quero inicialmente cumprimentar, de uma forma muito respeitosa, a imagem querida de Nossa Senhora de Nazaré, que vem a esta Casa, a este cenáculo, a esta Câmara Alta da República para nos abençoar a todos nós, Senadores e servidores do Senado da República.

    Quero cumprimentar o requerente da sessão, Deputado Federal Joaquim Passarinho; o Senador, meu colega e amigo, Randolfe Rodrigues; o Senador, colega e amigo, Dr. Hiran Gonçalves; o Sr. Deputado Federal Miguel Lombardi; o Revmo. Sr. Reitor do Santuário Mariano Basílica de Nossa Senhora de Nazaré e Presidente da Diretoria da Festa de Nazaré, Padre Francisco Assis Felintro de Oliveira; o Revmo. Sr. Reitor do Santuário Nossa Senhora Saúde e Vigário Episcopal da Arquidiocese de Brasília, Padre Rafael Santos; o Sr. Diretor Benemérito da Festa de Nazaré, Flávio Américo.

    Quero dizer que o Círio significa vela grande de cera ou uma peregrinação religiosa a um santuário. O maior significado e conhecido no Brasil é o Círio de Nazaré, uma das maiores celebrações católicas do mundo, em Belém, em homenagem à nossa Mãe, Nossa Senhora de Nazaré. Esse reconhecimento é considerado patrimônio cultural imaterial pelo Iphan e patrimônio cultural da humanidade pela Unesco.

    Portanto, tenho certeza de que essa presença hoje da imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré vem abençoar a todos nós.

    Quero aqui dizer que todos nós, Senadores e Senadoras, servidores do Senado, o nosso Presidente desta Casa, Davi Alcolumbre, hoje aqui representado pela sua esposa Liana, recebem o nosso cumprimento especial a você, Deputado Joaquim Passarinho, pela bela iniciativa, e tenho certeza de que o Espírito de Deus está aqui presente entre nós. Tenho certeza de que esse dia, dia 4 de novembro, ficará marcado no pen drive das nossas memórias para sempre.

    É um dia especial, em que você sente a leveza do ambiente com a presença da Nossa Senhora de Nazaré, e, hoje, todos nós, que tivemos a oportunidade, de uma forma ou de outra, de nos manifestarmos aqui, nesta sessão, levaremos o coração cheio de esperança, cheio de vida e, acima de tudo, cheio de confiança no nosso Brasil.

    É ela que nos abençoa, é ela que dá uma demonstração para toda a humanidade do seu amor e da confiança de milhões e milhões de fiéis que lhe acompanham, trazendo, para cada um de nós, esse sentimento de esperança.

    Portanto, quero deixar aqui essa mensagem muito simples, muito humilde, mas com o coração cheio de graça, por ter tido a oportunidade de estar aqui e acompanhar, nesta sessão, essa presença, que é maior que todos nós, muito maior que todos nós, que nos empurra para a frente e que nos estimula e que nos dá uma fé inabalável no nosso Criador.

    Independentemente das religiões, independentemente das crenças, Nossa Senhora de Nazaré consegue, de uma forma silenciosa, abraçar todos os seres humanos, mostrando a grandeza da Mãe de Jesus, que nos dá alegria e nos dá confiança e nos dá, acima de tudo, a certeza de dias virtuosos para a população brasileira.

    Portanto, parabéns!

    E não me canso de agradecer ao Deputado Joaquim Passarinho pela iniciativa, bela iniciativa!

    Tenho agora o prazer de passar a palavra para V. Exa., que fará os procedimentos de encerramento desta majestosa sessão hoje, aqui no Plenário do Senado Federal.


Este texto não substitui o publicado no DCN de 06/11/2025 - Página 58