Presidência durante a 168ª Sessão Especial, no Senado Federal

Em fase de revisão e indexação
Autor
Astronauta Marcos Pontes (PL - Partido Liberal/SP)
Nome completo: Marcos Cesar Pontes
Casa
Senado Federal
Tipo
Presidência

    O SR. PRESIDENTE (Astronauta Marcos Pontes. Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - SP) – Muito obrigado ao Exmo. Sr. Embaixador Luis Alberto Aparicio Bermúdez, Embaixador da República de El Salvador no Brasil.

    Tenho certeza de que este dia de hoje também significa uma maior aproximação entre os países, com diversas possibilidades...Como ex-Ministro de Ciência e Tecnologia, eu vejo também uma possibilidade muito grande de cooperação entre os países.

    Eu aproveito o momento também para parabenizar o trabalho que o Presidente Bukele tem feito no país, principalmente na área de segurança pública, o que sem dúvida nenhuma é algo que nos inspira aqui no Brasil. Então, por favor, transmita a ele os meus cumprimentos e os parabéns.

    Senhoras e senhores, dando continuidade a esta sessão especial, registramos o reconhecimento do Senado Federal pelos 119 anos de parceria diplomática entre Brasil e El Salvador e celebramos a consolidação das relações institucionais que culminaram na promulgação do Acordo de Transporte Aéreo, firmado em Nova York, em 21 de setembro de 2022.

    Na qualidade de autor do Requerimento 551, de 2025, tenho a honra de apresentar este Certificado de Reconhecimento, que simboliza o apreço desta Casa ao esforço conjunto das instituições brasileiras e salvadorenhas na promoção da cooperação, da integração regional e da ampliação da conectividade aérea entre os nossos países.

    Para representar, neste ato solene, as instituições homenageadas, eu convido o Exmo. Sr. Luis Alberto Aparicio Bermúdez, Embaixador da República de El Salvador no Brasil, a tomar lugar à frente; o Exmo. Sr. Embaixador Elio de Almeida Cardoso, representando, nesta cerimônia, a Sra. Embaixadora Gisela Maria Figueiredo Padovan, Secretária de América Latina e Caribe do Ministério das Relações Exteriores; e o Sr. Roberto José Silveira Honorato, Superintendente de Aeronavegabilidade da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), representando, nesta cerimônia, o Sr. Diretor-Presidente Tiago Chagas Faierstein.

    Convido as autoridades a procederem à frente da mesa para a entrega simbólica do Certificado de Reconhecimento alusivo ao Acordo de Céus Abertos entre Brasil e El Salvador.

(Procede-se à entrega do Certificado de Reconhecimento ao Sr. Luis Alberto Aparicio Bermúdez; ao Sr. Elio de Almeida Cardoso, representante da Sra. Gisela Maria Figueiredo Padovan; e ao Sr. Roberto José Silveira Honorato, representante do Sr. Tiago Chagas Faierstein.) (Palmas.)

    O SR. PRESIDENTE (Astronauta Marcos Pontes. Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - SP) – Com esse gesto, reafirmamos o compromisso de nossas nações com o futuro de cooperação, conectividade e oportunidades mútuas – um futuro de céus abertos, capaz de fortalecer o transporte aéreo, impulsionar o turismo, ampliar os investimentos e aproximar, ainda mais, os nossos povos.

    Senhoras e senhores, celebramos hoje os 119 anos de uma relação diplomática sólida, marcada pelo respeito, pela amizade e pela visão compartilhada de progresso.

    O Acordo de Céus Abertos simboliza uma nova era para a aviação entre os nossos países, conectando não apenas os aeroportos, mas também povos, culturas e sonhos.

    Que esse momento sirva de inspiração para continuarmos construindo pontes aéreas, diplomáticas, culturais e científicas, fortalecendo os laços que nos unem e também as possibilidades que nós temos no futuro para cada um dos nossos países.

    Nós podemos, sim, fazer muita coisa sozinhos, mas podemos fazer muito mais se nós unirmos os nossos países na América do Sul, na América Central. Nós temos muitas, muitas oportunidades pela frente, e certamente será essencial essa ligação entre os nossos países, sempre levando em conta a diplomacia, sempre levando em conta o respeito, sempre levando em conta a democracia. Eu tenho certeza de que isso vai ser muito importante para cada um dos nossos cidadãos em todos os países.

    Muito obrigado a cada um e a cada uma que esteve aqui conosco hoje nessa celebração, assim como todos aqueles que nos acompanharam e nos acompanham através da rede Senado, da TV Senado, das redes sociais desta Casa.

    Neste final, eu convido todos os embaixadores e membros do corpo diplomático para uma foto, aqui em frente, para celebrarmos juntos este momento.

    Obrigado. Obrigado a todos.

    Cumprida a finalidade desta sessão especial do Senado Federal, está encerrada a sessão.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 14/11/2025 - Página 12