Pronunciamento de Izalci Lucas em 30/10/2025
Discurso durante a 21ª Sessão Conjunta, no Congresso Nacional
Apelo para apreciação, nesta sessão, dos Projetos de Lei do Congresso Nacional nº 10 e nº 12/2025, que tratam, respectivamente, de créditos suplementares para nomeação de policiais civis e militares do Distrito Federal e de reajuste salarial para as graduações da PMDF.
Defesa da PEC nº 1/2025, idealizada por S. Exa., que garante que os recursos transferidos pela União ao Fundo Constitucional do Distrito Federal sejam corrigidos anualmente pela variação da receita corrente líquida da União.
- Autor
- Izalci Lucas (PL - Partido Liberal/DF)
- Nome completo: Izalci Lucas Ferreira
- Casa
- Congresso Nacional
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
Crédito Suplementar,
Militares dos Estados, Distrito Federal e Territórios:
- Apelo para apreciação, nesta sessão, dos Projetos de Lei do Congresso Nacional nº 10 e nº 12/2025, que tratam, respectivamente, de créditos suplementares para nomeação de policiais civis e militares do Distrito Federal e de reajuste salarial para as graduações da PMDF.
-
Finanças Públicas,
Fundos Públicos,
Organização Federativa { Federação Brasileira , Pacto Federativo }:
- Defesa da PEC nº 1/2025, idealizada por S. Exa., que garante que os recursos transferidos pela União ao Fundo Constitucional do Distrito Federal sejam corrigidos anualmente pela variação da receita corrente líquida da União.
- Publicação
- Publicação no DCN de 06/11/2025 - Página 10
- Assuntos
- Orçamento Público > Crédito Adicional > Crédito Suplementar
- Administração Pública > Agentes Públicos > Militares dos Estados, Distrito Federal e Territórios
- Economia e Desenvolvimento > Finanças Públicas
- Economia e Desenvolvimento > Finanças Públicas > Fundos Públicos
- Organização do Estado > Organização Federativa { Federação Brasileira , Pacto Federativo }
- Matérias referenciadas
- Indexação
-
- SOLICITAÇÃO, INCLUSÃO, PAUTA, PROJETO DE LEI DO CONGRESSO NACIONAL (PLN), CRIAÇÃO, LEI FEDERAL, CREDITO SUPLEMENTAR, ORÇAMENTO FISCAL, UNIÃO FEDERAL, DESTINAÇÃO, TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO (TCU), JUSTIÇA FEDERAL, JUSTIÇA ELEITORAL, JUSTIÇA DO TRABALHO, MINISTERIO PUBLICO DA UNIÃO, CONSELHO NACIONAL DO MINISTERIO PUBLICO (CNMP).
- SOLICITAÇÃO, INCLUSÃO, PAUTA, PROJETO DE LEI DO CONGRESSO NACIONAL (PLN), CRIAÇÃO, LEI FEDERAL, CREDITO SUPLEMENTAR, ORÇAMENTO FISCAL, UNIÃO FEDERAL, DESTINAÇÃO, PRESIDENCIA DA REPUBLICA, MINISTERIO DA JUSTIÇA E SEGURANÇA PUBLICA, MINISTERIO DA CULTURA (MINC), MINISTERIO DO ESPORTE, MINISTERIO DA INTEGRAÇÃO E DO DESENVOLVIMENTO REGIONAL, OPERAÇÕES OFICIAIS DE CREDITO.
- DEFESA, PROPOSTA DE EMENDA A CONSTITUIÇÃO (PEC), ALTERAÇÃO, CONSTITUIÇÃO FEDERAL, GARANTIA, CORREÇÃO, RECURSOS FINANCEIROS, UNIÃO FEDERAL, DESTINAÇÃO, FUNDO CONSTITUCIONAL DO DISTRITO FEDERAL (FCDF), VARIAÇÃO, RECEITA CORRENTE, RECEITA LIQUIDA.
O SR. IZALCI LUCAS (PL - DF. Para discursar. Sem revisão do orador.) - Bom dia, Sr. Presidente, Sras. Senadoras, Srs. Senadores, Sras. Deputadas, Srs. Deputados.
Sr. Presidente, eu quero pedir a V.Exa. compreensão para colocarmos na pauta de hoje o Projeto de Lei do Congresso Nacional nº 12, de 2025, que foi aprovado na Comissão Mista de Orçamento. O projeto não tem nenhum impacto fiscal, nenhum impacto financeiro. O projeto trata, no Anexo V, da admissão de uma quantidade de aprovados em concurso.
Aqui em Brasília, nós temos hoje o menor contingente da história. Isso, evidentemente, compromete a segurança pública, como mostram vários casos que ocorreram, neste mês e no mês passado, claramente em razão da deficiência de pessoal.
Esses meninos — são 2 mil policiais — fizeram concurso em 2021. Basta resolver essa burocracia do Anexo V. O projeto já foi aprovado na CMO — o Deputado Vicentinho foi o autor —, com o apoio do Governo.
Há também o Projeto de Lei do Congresso Nacional nº 10, de 2025, que trata do reajuste, mas não vou nem entrar nessa discussão. Vamos aguardá-lo. Esperamos que ele chegue nesta semana, até sexta-feira, ou na semana que vem, para ser votado na próxima sessão do Congresso.
O PLN 12/2025 é fundamental, pois esses meninos precisam ser chamados e fazer o curso, para melhorar o contingente da Polícia Militar, da Polícia Civil e do Corpo de Bombeiros. Neste caso, trata-se da Polícia Militar e da Polícia Civil. Eles já foram aprovados e estão na expectativa. Há quem tenha pedido demissão do emprego, meu querido Gilmar. Vários candidatos que passaram no concurso tinham certeza de que seriam chamados e pediram demissão. Então, há praticamente 2 anos os meninos estão desempregados, sem receber nada, na expectativa de serem chamados.
Eu pediria a V.Exa., Presidente, que colocasse na pauta pelo menos o PLN 12/2025. Eu vou retirar o destaque com relação ao PLN 1/2025, mas eu preciso que V.Exa. coloque na pauta o PLN 12/2025, que é fundamental para Brasília.
Esse é o meu pedido, Presidente.
Se V.Exa. não for responder agora, eu quero tratar de outro assunto rapidamente.
O SR. PRESIDENTE (Davi Alcolumbre. UNIÃO - AP) - V.Exa. está com a palavra e ainda tem tempo, Líder Izalci.
O SR. IZALCI LUCAS (PL - DF) - Então, além do pedido relacionado ao PLN 12/2025, eu quero tratar de outro assunto.
O Governador encaminhou para o Governo, em fevereiro, uma proposta de reajuste salarial. Hoje, a Polícia Militar do Distrito Federal, em alguns postos, em algumas graduações, está praticamente em último lugar em termos de remuneração. O Governador propôs uma solução, vieram as negociações e ficou estabelecido que o primeiro pagamento seria em setembro. Passou setembro, veio outubro, vamos entrar em novembro, e o reajuste não sai.
Eu estou aguardando. Cobro todos os dias do MGI o orçamento. Inclusive, nós já aprovamos o PLN 10/2025 na CMO. Eu sei que há problema, porque é diferente do que o Governo está fazendo, mas, quando chegar o PLN 10/2025, a gente faz a correção no Plenário, porque ele já foi votado na CMO.
Presidente, para nós, é fundamental o PLN 12/2025, por questão de segurança. Brasília não pode ficar como está, com o contingente mínimo. A gente tem enfrentado dificuldades. Há 10 dias, um menino de 16 anos, do Colégio Militar de Brasília, na Quadra 112 da Asa Sul, por causa de um celular, perdeu a vida. O Presidente Lula deu o exemplo: "Se roubar celular para tomar uma cervejinha, não há problema". Mataram o menino de 16 anos. Por quê? Falta contingente. Não há policial nas ruas.
Em 2009, nós aprovamos a Lei nº 12.086. Naquela época, em 2009, Brasília deveria ter 18 mil policiais. Hoje nós temos menos de 10 mil policiais. Brasília deveria ter 9 mil policiais civis e 9 mil bombeiros, temos 4 mil. Isso é um desastre para Brasília.
Basta resolver uma questão burocrática e mudar o Anexo V. Não muda em nada o orçamento. O orçamento já está estabelecido. Então, a gente precisa acabar com isso.
Eu apresentei uma PEC, a Proposta de Emenda à Constituição nº 1, de 2025, que vai contornar isso. Em 1988, nós não tínhamos eleição em Brasília. Por isso, está escrito na Constituição que compete à União manter e organizar a Polícia Civil, a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros, etc. Porém, em 1990, nós tivemos eleição para Governador. A partir de 1990, isso mudou, mas não corrigiram a Constituição.
Evidentemente — em todos os Estados é assim —, quem comanda a segurança pública, quem faz concurso, quem chama os concursados, quem dá reajuste é o Governador. Aqui em Brasília, não é assim. Aqui, o Governador tem que mandar o projeto para o Ministério da Gestão, que manda o projeto para o Ministério do Orçamento, que manda o projeto para o Ministério da Justiça, que manda o projeto para a Casa Civil. Depois, o Presidente manda o projeto para o Congresso; e o projeto tem que ser aprovado na CMO para, então, vir para o Plenário do Congresso Nacional. É uma burocracia danada! Não deveria existir essa burocracia.
Através da PEC 1/2025, estamos tentando corrigir essa distorção. Isso é necessário para realmente termos independência política no DF. Nós ainda não somos independentes. Até 1990, nós não votávamos em Governador. A partir de 1990, passamos a votar, mas ainda temos essa dependência. Por isso, temos que fazer esse ajuste na Constituição, que está equivocada.
Então, Presidente, reitero o pedido a V.Exa. para que inclua o PLN 12/2025.
Muito obrigado.