Presidência durante a 21ª Sessão Conjunta, no Congresso Nacional

Elogios ao consenso construído na sessão para votação dos PLNs de nº 1 e nº 12 de 2015 como exemplo de convergência a favor do povo brasileiro. Defesa da boa convivência e da política com diálogo, entendimento e conciliação, que representam a grandiosidade do Parlamento.

Autor
Davi Alcolumbre (UNIÃO - União Brasil/AP)
Nome completo: David Samuel Alcolumbre Tobelem
Casa
Congresso Nacional
Tipo
Presidência
Resumo por assunto
Atividade Política, Atuação do Congresso Nacional:
  • Elogios ao consenso construído na sessão para votação dos PLNs de nº 1 e nº 12 de 2015 como exemplo de convergência a favor do povo brasileiro. Defesa da boa convivência e da política com diálogo, entendimento e conciliação, que representam a grandiosidade do Parlamento.
Publicação
Publicação no DCN de 06/11/2025 - Página 21
Assuntos
Outros > Atividade Política
Outros > Atuação do Estado > Atuação do Congresso Nacional
Matérias referenciadas
Indexação
  • ELOGIO, PARLAMENTO, VOTAÇÃO, PROJETO DE LEI DO CONGRESSO NACIONAL (PLN), ACORDO, BENEFICIO, POPULAÇÃO, NECESSIDADE, DIALOGO, CONCILIAÇÃO.

    O SR. PRESIDENTE (Davi Alcolumbre. UNIÃO - AP) - Eu vou fazer uma breve manifestação em agradecimento ao carinho do Deputado Rafael e às palavras de S.Exa.

    Quero registrar o carinho e a admiração que tenho pela bancada do Distrito Federal. Estão aqui a Deputada Erika, que acaba de chegar, e o Deputado Rafael, que coordena toda a bancada de Deputados e Deputadas Federais do Distrito Federal.

    Quero cumprimentar também a bancada do Distrito Federal no Senado Federal. Permitam-me, na presença do Senador Izalci Lucas e da Senadora Leila, fazer menção também à querida Senadora Damares, com quem temos uma excelente convivência no Senado Federal, como temos também com Deputados e Deputadas de todos os partidos.

    Está aqui o Deputado Helio, um amigo fraterno. Tenho um carinho muito especial pelo Deputado Helio, bem como pelo Deputado Acácio Favacho e por todos os que estão aqui.

    É uma honra e um privilégio conviver com V.Exas. e ver, numa sessão do Congresso Nacional, no dia de hoje, quão importante é o papel do Legislativo brasileiro para melhorar efetivamente a vida das pessoas.

    Nós não somos obrigados a concordar com os pensamentos dos outros, mas essa boa convivência, o diálogo, o entendimento que prosperou hoje na sessão do Congresso Nacional, Deputado Airton, compõem o ambiente que nós queremos na política. O ambiente que nós queremos na política, nas instituições, é essa relação harmoniosa, respeitosa e cordial, até mesmo entre aqueles que pensam de forma diferente.

    Aliás, é muito bom, Deputado Mário, que tenhamos pessoas que convivam conosco, que gostem de nós e que pensem de forma diferente daquela que nós pensamos em um aspecto ou outro. Essa é a grandiosidade do Parlamento, a grandiosidade do Poder Legislativo. O poder emana do povo e se manifesta no voto, no sufrágio, na urna. E para mim é uma honra e um privilégio poder conviver com V.Exas. e ver que nós não temos outro caminho para mudar a vida das pessoas, dos milhões de pessoas que nos confiaram o voto para estarmos aqui, Deputado Gaguim, senão o da boa política, o da política com "P" maiúsculo, o da busca do consenso, do entendimento, da conciliação.

    Isso não impede que, ideologicamente ou partidariamente, cada um de nós possa pensar de forma diferente e votar de forma diferente. Essa é a mágica da democracia. Cada um de nós, ao tratar de certa pauta, de certa agenda, de certo projeto de lei, pode dizer "sim" ou "não", de acordo com as suas convicções, com as convicções da sua realidade. Muitas vezes, num país como o Brasil, de dimensões continentais, as realidades são muito diferentes nos Municípios, mesmo estando um ao lado do outro, e nos Estados, mesmo estando um do lado do outro, e, principalmente, nas regiões, mesmo estando uma ao lado da outra.

    Essa realidade complexa do Brasil é espelhada no Parlamento. Então, é preciso haver discussão e entendimento. E percebemos que foi o entendimento que nos trouxe até a sessão do Congresso Nacional hoje. Nós tínhamos destaque do Partido Liberal, nós tínhamos destaque do NOVO, e houve essa construção, esse entendimento. Foi registrada a posição do partido que gostaria de registrar o seu voto contrário, tanto ao PLN 1 como ao PLN 12, ou seja, prevaleceu a democracia e o respeito à manifestação e ao voto da bancada do NOVO.

    Quando o Partido Liberal procurou o Governo, o Dr. Gilmar Machado, que foi nosso colega Deputado, eleito por Minas Gerais, com quem tive a honra de conviver como Deputado, construiu com o Governo um entendimento para que o PL retirasse o destaque do PLN 1/2025 e para que nós incluíssemos o PLN 12/2025 na pauta, por uma agenda do Distrito Federal, do povo da Capital da República, que abriga a sede de todos os Poderes constituídos do Brasil. Isso é fazer o quê? Isso fazer justiça, é reconhecer aqueles que lutam, que trabalham todos os dias para proteger o Brasil. Se a nossa Capital é Brasília, nós todos temos que defender Brasília, Deputado Alberto Fraga.

    Na condição de Presidente do Senado, presidindo esta sessão do Congresso, uma sessão conjunta da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, eu quero apenas agradecer a V.Exas. o carinho, a compreensão, o acolhimento, o que, cada vez mais, confirma a minha convicção de que não temos outro caminho para mudar a vida das pessoas que estão fora do Congresso que não seja o das decisões construídas dentro do Congresso. Não tem como ser diferente.

    Aqueles que agridem a política, aqueles que ofendem a política em uma circunstância ou outra, muitas vezes, não estão a favor do povo brasileiro, estão a favor de interesses individuais ou pessoais. É muito melhor nós nos sentarmos à mesa, dialogarmos, buscarmos o que é consenso, deixando o que é dissenso para depois, a fim de avançarmos na agenda legislativa que vai fazer a diferença para o Brasil e para os brasileiros.

    Então, esta minha fala breve é uma fala de exaltação do Poder Legislativo. Nós temos que defender a política. Nós temos que defender a boa política. Nós temos que defender as instituições do Estado brasileiro, porque elas são o verdadeiro pilar de consolidação, em primeiro lugar, do Estado Democrático de Direito, em segundo lugar, das instituições brasileiras e, em terceiro lugar — por que não dizer? —, do povo brasileiro.

    Muito obrigado a V.Exas. pela convivência. Eu divido com os 513 Deputados e Deputadas e com os 81 Senadores e Senadoras essas vitórias construídas por várias mãos. Não há um super-herói aqui e não há decisão de uma pessoa. Existe a condução do Presidente do Congresso, que busca convergências para a pauta comum. E, hoje, nós construímos um exemplo claro do que é convergência a favor do povo brasileiro.

    Parabéns a V.Exas.! Registro a minha gratidão pela convivência carinhosa que tenho com Senadores e Senadoras, Deputados e Deputadas. Parabéns a todos! (Palmas.)


Este texto não substitui o publicado no DCN de 06/11/2025 - Página 21