Discurso proferido da Presidência durante a 165ª Sessão de Premiações e Condecorações, no Senado Federal

Em fase de revisão e indexação
Autor
Damares Alves (REPUBLICANOS - REPUBLICANOS/DF)
Nome completo: Damares Regina Alves
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso proferido da Presidência

    A SRA. PRESIDENTE (Damares Alves. Bloco Parlamentar Aliança/REPUBLICANOS - DF. Para discursar - Presidente.) – Obrigada, cantor Jackson. É uma alegria recebê-lo.

    Antes de passarmos a palavra aos nossos Senadores, oradores, eu registro a alegria de receber todos os pastores, todos os líderes religiosos, todos os padres, todos da comunidade espírita que estão aqui.

    O Senado Federal para hoje para homenagear as instituições religiosas.

    Talvez alguns que não entendam o que estamos fazendo estejam nos vendo pela TV Senado e perguntando: mas há essa necessidade? Não há necessidade, porque o líder religioso não faz nada para receber um prêmio. A necessidade não é deles, a necessidade é nossa de fazer esse reconhecimento. A necessidade é do Parlamento brasileiro de parar um dia para dizer às instituições religiosas, filantrópicas, às religiões deste país: obrigado por tudo que vocês estão fazendo lá na ponta; obrigado, pastores, padres, líderes, comunidades que estão aqui; obrigado por chegarem aonde o Estado não chega; obrigado por ouvirem o clamor do nosso povo; obrigado por cuidarem da nação brasileira do jeito tão peculiar que vocês cuidam.

    Sei que os agraciados hoje, inclusive, alguns, quando receberam a carta de que estavam sendo homenageados, disseram: "Mas eu não preciso disso!". Vocês realmente não precisam. Somos nós, Senadores, que precisamos fazer este ato; somos nós, Senadores, que paramos o Senado hoje, paramos tudo para dizer a vocês muito obrigado.

    E, nesse sentido, eu quero informar tão somente que a capital do Brasil hoje não é Brasília, a capital do Brasil foi transferida para Belém e grande parte de nossas autoridades está em Belém, o mundo está em Belém.

    Trago aqui o abraço do Presidente desta Casa. Falei com ele no instantinho que estava chegando aqui. O Presidente Davi Alcolumbre e os demais Senadores não estão aqui porque estão cumprindo a agenda na nova capital do Brasil. Todos os Senadores pedem que nós registremos aqui o abraço, a admiração, o respeito e a gratidão às instituições religiosas do nosso país, especificamente aos agraciados desta manhã.

    Nesse sentido, concedo a palavra... Já temos aqui alguns convidados. Eu quero citar que está conosco o Deputado Federal Pastor Claudio Mariano. Seja bem-vindo, Deputado, é uma honra tê-lo aqui. O Deputado Federal Filipe Martins também está conosco. Deputado, é uma alegria estar aqui esse jovem Parlamentar. Nós temos aqui o ex-Presidente da Câmara dos Deputados também, Eduardo Cunha está aqui. É muito bom, muito bom recebê-lo aqui. Nós temos algumas outras autoridades que estão chegando e, à medida que a gente for desenvolvendo esta sessão, a gente vai citando os nomes.

    Neste momento, passamos à outorga da Comenda Missionários Daniel Berg e Gunnar Vingren.

    Neste momento, eu concedo a palavra à Senadora Eliziane Gama, essa guerreira do Maranhão, essa mulher incrível que idealizou essa comenda, que correu e construiu toda essa história para que o Senado tivesse um dia especial para homenagear as religiões, os líderes e as instituições religiosas que fazem a diferença.

    Senadora Eliziane Gama.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 12/11/2025 - Página 11