Pronunciamento de Dra. Eudócia em 11/11/2025
Discurso durante a 165ª Sessão de Premiações e Condecorações, no Senado Federal
- Autor
- Dra. Eudócia (PL - Partido Liberal/AL)
- Nome completo: Eudocia Maria Holanda de Araujo Caldas
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
A SRA. DRA. EUDÓCIA (Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - AL. Para discursar.) – Bom dia a todos aqui presentes.
Quero inicialmente cumprimentar minha amiga e Presidente da mesa, Senadora Damares.
Quero cumprimentar os meus amigos, Senadores e Senadoras que fazem parte da mesa, Sra. Senadora Eliziane Gama, minha querida amiga, brilhante Senadora. Parabéns por esta iniciativa, Senadora Eliziane! Muito me honra poder participar deste momento ímpar, aqui no Senado. Parabéns!
Quero cumprimentar o Senador e meu amigo Eduardo Girão, que se faz aqui presente neste momento tão importante, você, que é um cristão tão maravilhoso. Tenho alegria de poder ser sua amiga e de poder tê-lo como exemplo, aqui na Casa. Parabéns, Senador!
Quero cumprimentar também o Senador Vanderlan Cardoso, que se faz aqui presente. Muito grata pela sua experiência, porque eu comecei a aprender muito com você, aqui na Casa, Senador. Parabéns pelo seu mandato!
Quero cumprimentar também o meu querido amigo Deputado Federal Cezinha, da Igreja Madureira. E aqui eu quero cumprimentar, na sua pessoa, o nosso Bispo Samuel, que é meu amigo pessoal, e quero que você mande o meu grande abraço para o Bispo Samuel. E quero dizer a você da minha saudade da nossa Bispa Keila Campos. Eu tive a oportunidade de acompanhar o funeral, mas na mansão celestial nós iremos nos reencontrar, pois é promessa de Deus, não é, Deputado? E muito grata pela sua participação aqui neste momento tão importante, Deputado Cezinha.
Quero cumprimentar também o meu amigo Deputado Filipe Martins, lá de Tocantins. Muito grata pela sua presença, Deputado. Muito nos honra a sua presença.
Quero, dessa forma, cumprimentar a todos os pastores aqui presentes na pessoa do meu querido Pastor Presidente Flávio Henrique, que é o homenageado, o meu homenageado de hoje, e quero, dessa forma, cumprimentar todas as pastoras, todos os presbíteros, todos que vieram acompanhando os homenageados de hoje, os agraciados. Vocês têm toda a minha alegria de recebê-los e toda a minha gratidão de vocês poderem ter aceitado o nosso convite de estar aqui no dia de hoje.
Queria dizer a você, minha amiga Presidente da mesa, minha querida Damares, que hoje eu ocupo a tribuna desta Casa com o coração cheio de alegria para entregar a Comenda Missionários Daniel Berg e Gunnar Vigren ao meu querido Pastor Presidente Flávio Henrique de Oliveira, do meu querido Estado de Alagoas. Essa honraria, concedida pelo Senado Federal do Brasil, está entre as mais importantes para os que têm como missão de vida o ato de evangelizar e de levar as palavras e os ensinamentos do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo para milhares de pessoas pelo país.
Sou uma mulher, graças a Deus, de muita fé, sou evangélica há 16 anos e sou membro da Igreja Adventista do Sétimo Dia do meu querido Estado de Alagoas. Para mim, hoje é um momento muito especial de poder reconhecer hoje os serviços prestados pelo Pastor Flávio Henrique, que preside a Igreja Adventista do Sétimo Dia do meu querido Estado de Alagoas.
Pastor Flávio Henrique, como eu falei para o senhor inicialmente, antes de começar este momento, que tudo que eu disser aqui o senhor multiplique não é nem por cem, é por mil, porque, se eu passasse a manhã inteira falando do senhor e, na sua pessoa, falando de todos os pastores da Igreja Adventista do meu estado, eu passaria a manhã inteira, Senadora Damares, Senadora Eliziane, e seria pouco. Então, eu tentei resumir ao máximo o que significa a sua pessoa, Pastor Flávio Henrique.
O Pastor Flávio Henrique é mineiro de Conceição do Rio Verde e iniciou sua trajetória missionária ainda bem jovem, aos 17 anos de idade. Formado em Teologia pela Universidade Adventista do Chile e também pela universidade adventista do Estado da Bahia, iniciou o ministério como pastor há 20 anos. Estudioso incansável, conciliou o trabalho pastoral com a vida acadêmica, concluindo um MBA em Liderança, com ênfase em publicações e Aconselhamento e Intervenção Psicossocial, pela Unasp, e, mais tarde, o mestrado em Liderança, pela Andrews, dos Estados Unidos.
Entre 2006 e 2008, foi Líder de Publicações da igreja na então Missão Sergipe-Alagoas. Depois foi para o Recife trabalhar na Associação Pernambucana, onde permaneceu por quatro anos. Em 2012, o Pastor Flávio Henrique foi convocado pelos irmãos adventistas para a Associação Pernambucana Central (APeC), na cidade de Caruaru. Lá desempenhou várias funções, sendo Diretor do Ministério Jovem, Líder de Publicações, Secretário Executivo e Presidente. No dia 17 de agosto de 2022, a Comissão Diretiva da União Nordeste Brasileira escolheu o Pastor Flávio Henrique para ser Presidente para a Missão Alagoas.
Nesses últimos três anos, ele tem estado ao nosso lado em tantos momentos importantes. Sempre com seu jeito sereno, o pastor é um homem que transmite fé, paz e muita firmeza em suas palavras.
E eu quero dizer, Sra. Presidente, que o Pastor Flávio Henrique, além de todas as suas missões na Igreja Adventista, desenvolve projetos sociais. E aqui eu quero fazer uma ressalva em relação a projetos sociais, porque, na Igreja Adventista do Sétimo Dia, nós temos um projeto incrível de obra social, Senadora Damares, que se chama Adra. A Adra é a Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais. A Adra é o braço humanitário da Igreja Adventista. Ela cuida de desastres, ela cuida de famílias vulneráveis, ela cuida também da questão da segurança alimentar. Ela consegue administrar tudo isso junto com capacitação profissional e outras tantas atividades mais.
E também quero colocar aqui, Pastor Presidente Flávio Henrique, da importância das nossas escolas e universidades, também dos nossos hospitais e das nossas clínicas adventistas, que atendem não só os membros da Adventista, mas todo o Brasil, e não só no nosso país, mas em todo o mundo. Então, isso é motivo de muita alegria para todos nós que fazemos parte da Igreja Adventista do Sétimo Dia.
E aqui eu quero aproveitar, Pastor Flávio Henrique, em nome da nossa igreja, igreja da qual eu sou membro, para cumprimentar a todas as igrejas evangélicas do meu querido Estado de Alagoas, em que todos os pastores são muito meus amigos. Eu agradeço e louvo a Deus por isto, por eu ser amiga de tantos pastores, porque o nosso Deus é único – ele é único. Não importa a denominação; a palavra é a mesma, a Bíblia é a mesma. E quero também cumprimentar a toda a classe de bispos, de padres da Igreja Católica que se faz aqui presente. E eu os saúdo com muita emoção, porque a Igreja Católica também tem um papel importantíssimo na sociedade. Então, nós todos somos cristãos e servimos a um só Deus – a um só Deus –, e para ele é toda a honra e toda a glória.
Então, é isso que eu acho importante, e eu quero dizer a você, Pastor Flávio Henrique – continuando aqui em relação a sua pessoa em especial –, que quero, em nome de toda a comunidade cristã de Alagoas e do Brasil, agradecer ao Senhor, ao Senhor nosso Deus, por tanta dedicação e amor, e aproveito para deixar um abraço fraterno à sua esposa, Pastor Flávio Henrique, a nossa querida Irmã Josiane, e também às suas filhinhas, a Rebeca e a Ester, e que a sua casa, Pastor Flávio Henrique, seja sempre protegida e coberta pelas bênçãos de Deus.
Queria terminar esta minha fala com trechos do Salmo 112, dos versos 1 a 10, que tanto fala sobre a vida do nosso homenageado, que diz o seguinte – quem estiver com a Bíblia em mãos, se quiser acompanhar, é o Salmo 112, vai do verso 1 ao 10 –:
Louvai ao Senhor. Bem-aventurado o homem que teme ao Senhor, que em seus mandamentos tem grande prazer.
A sua semente será poderosa na terra; a geração dos retos será abençoada.
Prosperidade e riquezas haverá na sua casa, e a sua justiça permanece para sempre.
Aos justos nasce luz nas trevas; ele é piedoso, misericordioso e justo.
O homem bom se compadece e empresta; disporá as suas coisas com juízo;
Porque nunca será abalado, o justo estará em memória eterna.
Não temerá maus rumores; o seu coração está firme, confiando no Senhor.
O seu coração está bem firmado, ele não temerá, até que veja o seu desejo sobre os seus inimigos.
Ele espalhou, deu aos necessitados; a sua justiça permanece para sempre, e a sua força se exaltará em glória.
Eu quero aqui, Presidente, agradecer ao belíssimo momento que você organizou com tanta presteza, com tanta atenção, este momento incrível. E eu queria aqui, diante de todos vocês, agradecer ao meu Deus, ao nosso Deus, por estar aqui, no Senado, representando cada um de vocês, e especialmente representando o meu Estado de Alagoas, e dizer a todos vocês: que a gente possa orar uns pelos outros, porque o nosso Deus pede, e o apóstolo Paulo também coloca nos livros da nossa Bíblia, na Bíblia do nosso Deus, que o nosso Deus deixou, para a gente orar uns pelos outros. Que a graça e a paz do nosso Senhor e Salvador Jesus continue com cada um de vocês, agora, hoje e sempre, para toda a eternidade, em nome de Jesus.
Muito obrigada a todos. Muito obrigada, minha querida amiga, Senadora Damares.