Discurso durante a 165ª Sessão de Premiações e Condecorações, no Senado Federal

Em fase de revisão e indexação
Autor
Eduardo Girão (NOVO - Partido Novo/CE)
Nome completo: Luis Eduardo Grangeiro Girão
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso

    O SR. EDUARDO GIRÃO (Bloco Parlamentar Vanguarda/NOVO - CE. Para discursar.) – Paz e bem a todos vocês aqui.

    Olha, Presidente Damares, faz tempo... Vamos completar sete anos de mandato. Eu vou completar, Senadora Eliziane, a gente entrou junto aqui, Senador Vanderlan, e eu nunca tinha visto este Plenário tão cheio aqui nas galerias, aqui nas cadeiras (Palmas.) nos corredores, cheio de gente de bem. Fico muito feliz porque o Senado faz homenagens corretas, que promovem a cultura da paz, da caridade, do amor. E quero cumprimentar a Senadora Eliziane por essa iniciativa.

    Eu tenho, todo mundo sabe, na independência, algumas críticas, o que faz parte da democracia, à Presidência da Casa, mas, nesse aspecto, eu sou testemunha de que ela tem promovido, com comendas como esta e outras, a comunhão, a paz, a harmonia, a pacificação.

    Fico também extremamente satisfeito de ver aqui pessoas de diferentes religiões – na maioria, evangélicos, mas eu vejo católicos, espíritas... Eu sou espírita.

    Presidente, Deputado Eduardo Cunha, eu sou testemunha também de que este nosso país é tão especial que, por causa da união de católicos, espíritas, evangélicos e outras denominações religiosas, nós não legalizamos o aborto, nós não liberamos as drogas, nós não liberamos cassinos e bingos, pela união de todos nós – e essas são as causas do Cristo. Nós precisamos estar juntos, porque a inversão de valores que a gente está vivendo no nosso país é gritante – nós temos consciência disso. E a gente sabe que Deus tem um plano para este país, que é estar no topo do mundo, Bispo Manoel Ferreira – topo do mundo, coração do mundo, pátria do evangelho. Todos se relacionam bem, mesmo tendo suas divergências doutrinárias.

    Olha, os missionários Daniel Berg e Gunnar Vingren são exemplos de o quão este país é especial para Jesus Cristo. O que seria do Brasil, Deputado Cezinha de Madureira, se não fossem esses missionários? Eu fico imaginando... Um trabalho feito com dedicação, com desapego.

    Uma dessas entidades que está sendo aqui homenageada é o Lar de Crianças Sara e Burton Davis, ou, como é conhecida no Ceará, simplesmente Lar Davis.

    Quero cumprimentar aqui a Sra. Ivone Moreira.

    Eu tive a oportunidade de conhecê-lo, Desembargador Sebastião Coelho, no momento em que eu caí com a síndrome do pânico. A bênção... A dor é uma benção que Deus envia aos seus eleitos. Eu tive a oportunidade de repensar a minha vida com aquela crise existencial que eu tive. Naquela época, não tinha literatura nenhuma e, a partir de muita reflexão, de ajuda, eu pude... Sempre fui uma pessoa muito ambiciosa, extremamente egoísta, afastada de Deus naquele momento da vida. E essa crise existencial, para mim, foi um presente.

    Quando eu comecei a me recuperar, o Lar Davis foi fundamental, porque estava fazendo um trabalho lá no interior do Ceará, abnegado, com pessoas humildes que precisavam demais. Aquilo me tocou profundamente, me deu sentido de vida. Na época, empreendedor, eu comecei a destinar uma parte dos resultados da empresa para a instituição, e aquilo foi me dando, cada vez mais, razão à vida. Eu sou muito grato.

    Fundado, em 2001, como serviço de acolhimento para receber crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, o Lar Davis tem a sede localizada na cidade de Aquiraz, com forte tradição histórica, pois foi a primeira capital do Estado do Ceará, a Terra da Luz. O lar funciona também em outra sede, no Município de Eusébio, que atualmente cuida de 41 crianças – e de 28 em Aquiraz.

    O nome dessa instituição cristã, a partir do trabalho missionário americano de abnegados que vieram da América do Norte, dos Estados Unidos da América... Está recebendo hoje aqui, essa instituição cristã, uma justa homenagem, feita a um casal de médicos missionários que dedicaram suas vidas à prática do bem, fundando hospitais e colégios.

    O trabalho cristão é realizado em três dimensões: física, emocional e espiritual. Durante a permanência das crianças e adolescentes, são trabalhados como prioridades valores, princípios – valores como a responsabilidade, convivência harmônica, boas maneiras, ajuda ao próximo e cidadania, Ministra Cristiane. Além disso, são realizadas atividades de reforço escolar, esportivas e de lazer cultural.

    A obra é sustentada através de doações de pessoas físicas e jurídicas, convênios e doações de igrejas.

    Encerro aqui esta breve fala com um belíssimo pensamento deixado pelos Missionários Daniel Berg e Gunnar Vingren, que têm servido de inspiração a todos os trabalhadores do Lar Davis também: "O momento é agora. Não podemos parar. Precisamos avançar na obra que Deus preparou para nós. Que nossas vidas se tornem luz espalhando amor e transformação! Que cada gesto de bondade, cada sorriso e cada palavra de conforto reflitam o cuidado e a grandeza do Senhor!".

    Minha querida Presidente Senadora Damares, parabéns pela condução desta sessão!

    A gente sabe aqui do trabalho que essas igrejas e muitas outras fazem, como, por exemplo, com as comunidades terapêuticas deste país, num trabalho de resgate humanitário. Que Deus retribua em bênçãos tudo o que vocês têm feito pelo Brasil! O Senado é de vocês, o Senado está aqui às ordens para que possamos continuar combatendo o bom combate juntos pelo Brasil.

    Deus abençoe a nossa nação!

    Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 12/11/2025 - Página 22