Pronunciamento de Leila Barros em 11/11/2025
Discurso durante a 165ª Sessão de Premiações e Condecorações, no Senado Federal
- Autor
- Leila Barros (PDT - Partido Democrático Trabalhista/DF)
- Nome completo: Leila Gomes de Barros Rêgo
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
A SRA. LEILA BARROS (Bloco Parlamentar Pelo Brasil/PDT - DF. Para discursar.) – Bom dia a todas e a todos os presentes aqui, em especial aos homenageados nesta comenda nossa aqui do Senado Federal, do Poder Legislativo.
Em especial, eu cumprimento os meus colegas, porque é o nosso dia a dia aqui, nós somos quase uma família: Senador Vanderlan, Senadora Eudócia, Senadora Damares, a Senadora também Eliziane, mas, de forma muito especial... Quero cumprimentar também o Deputado – perdão – Madureira, Cezinha de Madureira. Desculpe, Deputado. Mas, de forma muito especial, quero cumprimentar o Bispo Manoel Ferreira, da Assembleia de Deus Madureira.
Falar de religião é algo que é independente do nosso campo. Todos nós temos uma crença, todos nós cremos em Deus, todos nós temos família. Eu sou casada há anos, tenho meu filho, tenho minha família e sei o quanto estar dentro deste Senado Federal... Se não fosse a nossa fé, principalmente a fé em Deus, para nos sustentar diariamente nos desafios que nós temos aqui, nada conseguiríamos.
Então, de forma muito especial, quero dizer à igreja – à igreja, Bispo Manoel e colegas –: a igreja, para além da questão das crenças, para além de campos ideológicos, faz algo que, muitas vezes, o Estado não faz, que é cuidar e acolher as pessoas. Além do alimento da alma, a gente sabe do trabalho social das igrejas, porque nós, enquanto figuras públicas, nós, enquanto Parlamentares, sabemos o quanto o trabalho da igreja é fundamental como um braço de promoção de cidadania, de cuidado, principalmente com os mais vulneráveis. E essa aproximação com a igreja é fundamental, independentemente de que lado estejamos, que seja direita ou esquerda, temos que reconhecer que o trabalho da igreja não só como alimento da alma, mas, acima de tudo, na promoção e acolhimento dos mais vulneráveis é fundamental na nossa sociedade.
Eu não poderia deixar de estar aqui neste momento em que o Senado Federal homenageia não só a Assembleia de Deus Madureira, mas o seu grande líder, que é o Bispo Manoel Ferreira, a todos – a todos – os que estão sendo homenageados hoje, mas pelo trabalho, pelo trabalho de acolhimento, pelo trabalho de trazer a fé, de alimentar a fé, de alimentar as almas e, acima de tudo, de cuidar da nossa população. Seja no DF, seja no Brasil, eu sei que a Assembleia de Deus é a igreja com o maior número de templos no nosso país. Então, para vocês entenderem o tamanho dessa Assembleia, o tamanho dessa igreja, é só acompanhar o trabalho dela, porque eu conheço muita gente, muitos bispos, muitos pastores nas regiões administrativas do Distrito Federal. Eu sou parceira e sei o trabalho que todos vocês fazem, não só como missionários, como eu falo, para cuidar das almas daqueles que mais precisam, mas, acima de tudo, cuidar de cada cidadã, cidadão da nossa cidade, do nosso país e do mundo, porque eu sei que a Assembleia se expandiu para o mundo, é algo que realmente está incorporado dentro da sociedade brasileira e vem trazendo todo o seu ensinamento, toda a sua, digamos, essência para o mundo.
Eu quero, de forma muito especial, aqui neste momento, só agradecer a todos vocês o trabalho e parabenizar o Bispo Manoel. Eu acho que as palavras da Damares sintetizam muito, Bispo, o que cada Parlamentar está aqui fazendo, neste momento de fala, ao senhor, à Assembleia de Deus, pelo carinho, pelo respeito e, acima de tudo, pela gratidão.
Então, eu quero agradecer este espaço, Damares e colegas, que vocês me dão e parabenizá-los por este momento, aqui no Senado Federal. Muito obrigada.