Discurso durante a 165ª Sessão de Premiações e Condecorações, no Senado Federal

Em fase de revisão e indexação
Autor
Vanderlan Cardoso (PSD - Partido Social Democrático/GO)
Nome completo: Vanderlan Vieira Cardoso
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso

    O SR. VANDERLAN CARDOSO (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PSD - GO. Para discursar.) – Meus cumprimentos, Presidente Damares. Depois que V. Exa. falou, Senadora Damares, ficou pouca coisa para a gente mencionar sobre o Bispo Manoel Ferreira, mas eu vi aqui que V. Exa. falou com muita emoção e que tem conhecimento. Eu me sinto contemplado com todas essas palavras, porque, há quase 30 anos de Assembleia de Deus Madureira, eu tenho visto isso no testemunho dele, dessa família, na condução à frente da Igreja Assembleia de Deus. Então, meus cumprimentos.

    Bispo, meus cumprimentos. É uma honra estar aqui com o senhor neste evento aqui de homenagem.

    Senadora Leila, Senadora Eliziane Gama, aqui, foi dito pela Senadora Damares: muitas das vezes aqui, os Senadores e as Senadoras estão em discussões, em Comissões aqui... Para se aprovar um projeto nestas Casas, principalmente aqui, tem que ter discussão, tem que ter diálogo, Deputado Cezinha, e, acima de tudo, entendimento. E, muitas das vezes, algumas pessoas, Senadores ou Senadoras, são tachadas disso, são tachadas daquilo. Como a Senadora Damares disse, a lacração existente hoje, Pastor Abinair, é tão grande! E, muitas das vezes, Senador Egmar, nós estamos levando para dentro das nossas igrejas essa desinformação, essa fake news. E aqui eu quero dar um testemunho aqui, principalmente aos irmãos do Maranhão, do trabalho dessa Senadora do Maranhão, combativa, que, muitas das vezes, para defender suas ideias, inclusive a pauta de costumes, não leva "não" como resposta e encara aqueles que muitas das vezes pensam que é só uma mulher indefesa! Aqui, nesta Casa, todos nós, Senadora, respeitamos V. Exa., mas não respeitamos só porque é mulher, não, Presidente Eduardo Cunha! É porque ela é determinada, ela tem ajudado este país e, principalmente, o seu estado. O povo do Maranhão precisa saber, porque eu estou vendo agora uma certa lacração, como eu tive no meu estado, com pessoas que, muitas das vezes, tiram proveito em certa ocasião e depois descartam, como se não fosse nada. Então, parabéns! Tenho muito orgulho, muito orgulho da Leila, da Eudócia, dessas mulheres que têm feito a diferença aqui, viu, Senadora Damares?

    E eu quero, como o tempo é curto... E a Senadora Damares é muito rigorosa com o tempo. Há 30 anos na Assembleia de Deus, tudo isso que a Senadora Damares falou aqui é verdade, e tem mais algo. Ao Bispo Manoel Ferreira e a todos aqueles líderes que foram mencionados aqui – líderes porque foram agraciados por tantas obras que fizeram nos seus estados e colaboram, desde o nosso Padre até todos aqueles que foram mencionados aqui –, meus cumprimentos. Não vou mencionar um por um devido ao tempo.

    Eu sou prova disso, Senadora Damares, que V. Exa. falou. Na primeira vez em que eu saí para disputar uma eleição, totalmente desconhecido, foi um grande incentivador o Desembargador Sebastião. Talvez ele não lembre, mas, quando eu cheguei lá em São Luís de Montes Belos para dizer para ele "olha, quero me candidatar na cidade de Senador Canedo, tenho sua benção?", ele falou: "E qual é a sua intenção de disputar e se candidatar lá? É para fazer a diferença naquela cidade ou é só para ter poder pelo poder?". "Não, quero fazer a diferença." "Então, tem a bênção." Da mesma forma, em outros cargos, em outras disputas que eu tive, sempre indo com ele, pegando a bênção, conversando e dialogando. Assim é um verdadeiro líder – assim é um verdadeiro líder.

    Não se cansou. Muitos... Talvez pela idade que V. Exa. tem, meu Bispo, mandaria até alguém vir, mas o senhor tem esse desprendimento e veio aqui nos homenagear nesta Casa, como disse aqui a Senadora Damares, a Casa Alta, a Casa revisora, é a Casa que nos deu a responsabilidade de dialogar, de conversar, Bispa Irene, a qual eu parabenizo: foi o aniversário da Bispa Irene ontem, né? Parabéns, parabéns. (Palmas.)

    Então, tão prestigiado! Aqui tem Deputados Federais, Deputado Estadual, Pastores, Marcivon, que estou vendo. O Marcivon sair lá de Formosa e estar aqui é porque ele...

    E minhas palavras se encerram aqui. Que Deus te abençoe.

    Senadora Damares, Senadora Eliziane, parabéns.

    Parabéns, Senadora Damares, nossa grande líder, Presidente da nossa Comissão de Direitos Humanos.

    Um abraço a todos, obrigado pelo carinho de vocês estarem aqui conosco.

    Obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 12/11/2025 - Página 29