Pela ordem durante a 166ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Em fase de revisão e indexação
Autor
Soraya Thronicke (PODEMOS - Podemos/MS)
Nome completo: Soraya Vieira Thronicke
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem

    A SRA. SORAYA THRONICKE (Bloco Parlamentar Democracia/PODEMOS - MS. Pela ordem.) – Presidente Davi, contando com a sua sensibilidade, eu estive hoje no evento do Lide, sobre mulheres líderes, e constatei que somente eu, Soraya, tenho 21 projetos de lei que tratam das questões afetas às mulheres, desde violência doméstica a violência política de gênero, entre todos os temas.

    São 21 projetos, e somente um, Presidente, chegou à Câmara e lá está dormitando. Sem falsa modéstia, todos os meus projetos são cuidadosamente estudados. É um tema que eu prezo muito e eu procuro não vilipendiá-lo, trazendo questões que não são de suma importância para o nosso país e para as mulheres brasileiras. Quando a gente fala nas mulheres, a gente fala no país como um todo.

    Então, Presidente, eu tenho 21 projetos de lei que estão dormitando, projetos de extrema relevância. Mas, acima de tudo, eu tenho um PRS, que é o de nº 5, de 2025, que confere, Presidente, prioridade aos projetos, confere prioridade à tramitação dos projetos sobre violência doméstica contra a mulher. Ele está parado na Mesa Diretora desde fevereiro deste ano. Eu gostaria de pedir a V. Exa. que deliberasse acerca deste PRS, porque o Mato Grosso do Sul briga, Senadora Tereza, com o Mato Grosso para estar na lanterna dos estados com o maior número de feminicídios.

    Ano passado, o Mato Grosso do Sul foi o campeão de uma triste história. O Mato Grosso, nesses primeiros seis meses, liderou, mas o Mato Grosso do Sul está atrás e já alcançando a dianteira. Então, é gravíssimo, Presidente. É um projeto de resolução que dá prioridade à tramitação dos projetos de lei. Eu gostaria de pedir, com a sua sensibilidade costumeira, que desse este olhar.

    Eu tive que dizer hoje, lá no Lide, que todo mês de março e todo mês de outubro nós geralmente elencamos os nossos principais projetos de lei acerca de violência contra a mulher em geral, mas todos os anos nós elencamos três projetos que são prioridade entre muitos, e nenhum, Presidente... É tudo para inglês ver. E eu tenho certeza de que V. Exa. não quer isso, eu tenho certeza de que V. Exa. realmente está focado num problema tão grave do nosso país.

    Eu disse hoje, ao vivo e em cores, que, se eu fosse marqueteira de políticos, Presidente, se eu fosse sua marqueteira ou marqueteira de qualquer político homem, eu diria para ele: "Abrace a pauta, mas abrace, majoritariamente, entre as suas pautas, a pauta feminina", e esse homem nunca mais deixará de ser eleito e reeleito milhares de vezes.

    Eu, Tereza, fui eleita pelos homens. Então todas as reuniões que eu inicio em relação às mulheres...

(Soa a campainha.)

    A SRA. SORAYA THRONICKE (Bloco Parlamentar Democracia/PODEMOS - MS) – ... com temas relativos às mulheres, eu começo agradecendo aos homens.

    Então, Presidente, esta pauta é prioritária no nosso país, e eu conto com V. Exa.

    Danilo, eu tenho certeza de que você já recebeu um cutucão aí para fazer tramitar o PRS 5, de 2025, que prioriza a tramitação dos projetos de lei que tratam de violência contra nós mulheres, e a violência contra nós mulheres é violência contra todos nós brasileiros.

    Obrigada, Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 12/11/2025 - Página 57