Discurso proferido da Presidência durante a 173ª Sessão Especial, no Senado Federal

Em fase de revisão e indexação
Autor
Teresa Leitão (PT - Partido dos Trabalhadores/PE)
Nome completo: Maria Teresa Leitão de Melo
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso proferido da Presidência

    A SRA. PRESIDENTE (Teresa Leitão. Bloco Parlamentar Pelo Brasil/PT - PE. Para discursar - Presidente.) – Quero cumprimentar todos os componentes da mesa, cumprimentar todos os presentes a este Plenário e, com grande honra, dou início à sessão especial em homenagem ao movimento que é, simultaneamente, uma tradição e uma vanguarda de desenvolvimento social e econômico: o cooperativismo.

    Em um mundo cada vez mais complexo e desigual, o modelo cooperativista, baseado em valores de ajuda mútua, responsabilidade, democracia, igualdade e solidariedade, emerge como uma resposta robusta e humana aos desafios contemporâneos. Por essa razão, a ONU declarou 2025 o Ano Internacional das Cooperativas, com o lema "Cooperativas Constroem um Mundo Melhor", e hoje estamos aqui, celebrando este evento. Celebrar o ano do cooperativismo em nível global e nacional é reconhecer que, quando indivíduos se unem para satisfazer suas necessidades e aspirações econômicas, sociais e culturais comuns, o resultado é a criação de negócios sustentáveis que beneficiam a comunidade inteira.

    O Ano Internacional das Cooperativas tem por meta chamar a atenção para a relevância dessas organizações, e para a necessidade de políticas públicas que apoiem seu funcionamento, e aqui, reside a importância fundamental da União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes).

    A Unicafes não é apenas uma entidade representativa. Ela é a voz e a estrutura que promove a inclusão. Leva a organização cooperativista a milhares de famílias que estão na base da cadeia produtiva, garantindo-lhes melhores preços, acesso a mercados e tecnologia e fortalece a soberania alimentar. Ao apoiar as cooperativas de agricultura familiar, a Unicafes assegura a produção diversificada de alimentos saudáveis para a mesa dos brasileiros.

    A Unicafes tem um papel estratégico na interlocução com o Governo e o Legislativo, defendendo o aperfeiçoamento de políticas como o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), garantindo que os recursos cheguem de forma justa e organizada. É a prova de que a solidariedade e a união têm o poder de transformar a realidade de milhões de trabalhadores e trabalhadoras, combatendo a pobreza e gerando desenvolvimento sustentável no campo. Essa entidade, cujo vigésimo aniversário também estamos celebrando hoje, já se encontra estabelecida em 21 unidades da Federação e tem buscado o desenvolvimento socioeconômico sustentável, sem discriminação de gênero, idade ou etnia.

    Ao celebrarmos a Unicafes, é importante lembrar o papel estratégico das cooperativas da agricultura familiar e da economia solidária. Mais de 70% dos alimentos consumidos no Brasil vêm da agricultura familiar. Já a economia solidária está presente em 90% dos municípios com até 20 mil habitantes. A agricultura familiar e a economia solidária encontram no modelo cooperativo um caminho para garantir oportunidades para milhões de trabalhadores e trabalhadoras. Elas representam muito mais do que um modelo econômico: são instrumentos de inclusão social, geração de renda e sustentabilidade. Ao conectar pequenos produtores e comunidades, essas cooperativas fortalecem a produção local, reduzem desigualdades e contribuem para a segurança alimentar do país, valores que traduzem, na prática, o ideal de um Brasil mais justo e solidário, e que estamos pouco a pouco alcançando pelos índices revelados da nossa política pública em relação à economia solidária e à segurança alimentar.

    Nossos parabéns e agradecimentos à Unicafes e a seus integrantes! São pessoas como vocês que mantêm em marcha o sonho de um mundo com mais justiça social, solidariedade e desenvolvimento.

    Muito obrigada. (Palmas.)

    Aproveito para registrar a presença do Senador Izalci Lucas.

    Eu estava falando e não quis interromper. Vou lhe passar a palavra, logo, a V. Exa., viu?

    O SR. IZALCI LUCAS (Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - DF. Fora do microfone.) – Obrigado.

    A SRA. PRESIDENTE (Teresa Leitão. Bloco Parlamentar Pelo Brasil/PT - PE) – Passo a palavra a V. Exa. para fazer sua saudação ao nosso evento.

    Em seguida passarei a palavra para os membros da mesa.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 25/11/2025 - Página 7