Pronunciamento de Izalci Lucas em 26/11/2025
Discurso durante a 176ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Alerta contra iniciativas do Governo Lula que supostamente beneficiam empresas como a Âmbar Energia e o PicPay, ligadas ao grupo J&F, envolvido em denúncias de corrupção em governos anteriores do PT.
- Autor
- Izalci Lucas (PL - Partido Liberal/DF)
- Nome completo: Izalci Lucas Ferreira
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
Governo Federal:
- Alerta contra iniciativas do Governo Lula que supostamente beneficiam empresas como a Âmbar Energia e o PicPay, ligadas ao grupo J&F, envolvido em denúncias de corrupção em governos anteriores do PT.
- Publicação
- Publicação no DSF de 27/11/2025 - Página 28
- Assunto
- Outros > Atuação do Estado > Governo Federal
- Matérias referenciadas
- Indexação
-
- DENUNCIA, GOVERNO FEDERAL, PARTIDO DOS TRABALHADORES (PT), CORRUPÇÃO, FAVORECIMENTO, EMPRESA.
- CRITICA, MEDIDA PROVISORIA (MPV), SETOR, ENERGIA ELETRICA, PREJUIZO, CONSUMIDOR.
- DENUNCIA, IRREGULARIDADE, PROGRAMA, ANTECIPAÇÃO, INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL (INSS), APOSENTADORIA, PENSÃO, INSTITUIÇÃO FINANCEIRA.
- REGISTRO, PREJUIZO, PISCICULTURA, PRIVILEGIO, FAVORECIMENTO, EMPRESA, IMPORTAÇÃO, PESCADO, PEIXE, VIETNÃ.
O SR. IZALCI LUCAS (Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - DF. Para discursar.) – Obrigado, Presidente.
Cumprimento aqui todos os Parlamentares.
Presidente, estes dias, eu estava pensando em tudo o que já passei aqui dentro do Congresso, todo o trabalho que eu já realizei, todos os Presidentes que eu já vi governando o país, e essa reflexão embrulhou o meu estômago.
Quando o Lula assumiu o seu primeiro mandato, tinha uma coisa muito forte sobre ele, que era fazer um governo para os pobres, colocando como uma das suas maiores bandeiras a igualdade, porém, isso não chegou nem perto de acontecer. Nos primeiros mandatos do Lula, ele achou um jeito de colocar a JBS, J&F para receberem cerca de R$16 bilhões do BNDES, como justificativa para se tornarem as campeãs nacionais e, com isso, serem gigantes mundiais. Uma das empresas do grupo, a Eldorado Celulose, recebeu investimentos dos fundos de pensão das estatais, Caixa, Petros, FGTS, etc., mas, pouco tempo depois, eles foram alvos de investigações na Operação Greenfield. Vejam como sempre parece um bom negócio, não é? Uma empresa receber tanto incentivo do Governo Federal para ser um gigante mundial. Só que estamos falando do PT, e sempre que eles governam, tem corrupção. E os escândalos de corrupção foram vários, operações para todos os lados: teve a Lava Jato, a Bullish, a Greenfield... E eu participei das CPIs, CPMIs que trataram sobre essas operações e outras. Era uma roubalheira que não tinha fim.
Em 2017, Joesley Batista fez uma delação premiada e mostrou como o esquema era feito, o tanto de dinheiro que era guardado como propina, e adivinhem para quem? Isto mesmo: para o PT. Em sua delação, o Joesley afirmou que tinha uma conta no exterior com cerca de 150 milhões, e esse dinheiro era propina por ele ter recebido bilhões dos Governos Lula e Dilma. Por uma coincidência, a J&F foi uma das maiores doadoras de campanha em 2014 – é, sempre existe uma coincidência quando falamos de corrupção e do Governo PT.
Isso tudo aconteceu durante os 14 anos do Governo PT, mas, claro, eles nunca estão satisfeitos. Fizeram de tudo para voltar: prometeram cerveja e picanha para todos os brasileiros, falaram que iriam tirar o Brasil da lama – da mesma lama em que eles mesmos deixaram o Brasil, depois de 14 anos de Governo –, mas eu tenho certeza de que vocês que estão em casa nos assistindo não imaginavam que, no terceiro Governo do PT, a corrupção tomaria conta novamente. Pois é, vou explicar para vocês o que tem acontecido.
A empresa Âmbar começou a olhar com carinho para o setor de energia no Brasil. Ela começou a comprar ativos da Região Norte, e esses ativos eram ligados às estatais. Comprou a Amazonas Energia e a Roraima Energia. Comprou também uma termoelétrica no Acre, que é responsável por 20% das ligações do Estado de Roraima. Agora, vem uma coisa que gera estranheza: todas essas compras foram feitas em momentos delicados de cada empresa, e quem comprou pagou uma mixaria por elas. Olha, realmente parecia um péssimo negócio, até porque a probabilidade de perder muito dinheiro era alta. A empresa que fez essa compra se chama Âmbar, não é? Pois é. Adivinhem qual é o grupo a que o dono dela... Quem é o dono dessa marca Âmbar? Vocês não vão acreditar: J&F, a mesma que esteve envolvida em esquema de corrupção do Lula 1, Lula 2, Dilma 1, Dilma 2.
Eu disse aqui que tudo indicava que essas compras seriam um péssimo negócio, mas eles tinham um plano. Em junho de 2024, o Presidente Lula editou uma medida provisória para socorrer a Amazonas Energia, que o grupo J&F tinha comprado. A forma de socorrer do Presidente Lula foi transferir o pagamento de parte relevante da energia das térmicas ligadas a Âmbar para a Conta de Energia de Reserva. Essa Conta de Energia de Reserva recebe subsídios pagos na conta de luz por todos nós, por todos os consumidores do país, por até 15 anos, ou seja, o lucro é deles, mas o prejuízo quem paga somos nós. Se a J&F receber esse subsídio por 15 anos, eles podem ultrapassar R$30 bilhões. O que parecia um péssimo negócio virou novamente ganhos de bilhões. E adivinhem quem ajudou novamente? O Governo do PT. Por isso, continuo falando, onde tem corrupção tem o Governo do PT.
Após 14 anos de Governo PT, já no Governo Lula 3, pensamos que desta vez veríamos o Governo do PT finalmente trabalhando pelos mais pobres, mas, de novo, não vemos isso acontecer. Em vez disso, o que vemos são velhos conhecidos reaparecendo. O grupo J&F, de novo, é envolvido em escândalo, e desta vez no maior roubo de aposentadorias da história deste país. Começou com o Stefanutto, ex-Presidente do INSS indicado pelo PT, e Carlos Lupi, ex-Ministro da Previdência indicado pelo Governo Lula. Eles criaram um programa chamado Meu INSS Vale +, que parecia algo bom, feito para antecipar os benefícios do mês seguinte, para ajudar o aposentado. Ele só precisava de um banco para colocar o programa em prática. E, de todos os bancos que existem no Brasil, o escolhido foi o PicPay.
Agora, adivinhem quem administra esse banco, o PicPay? De novo, o grupo J&F. Então, já conhecendo a história, já sabemos como isso termina. O J&F usou o PicPay para fazer cobranças indevidas de idosos e pensionistas, parte do roubo dos aposentados do INSS. É por culpa dos amigos do Lula, da J&F. O PicPay antecipava o benefício e depois cobrava indevidamente, sem consentimento do aposentado e, por isso, o programa teve que ser suspenso.
Mas calma, tem mais. Agora, depois de todo esse histórico, este mês tivemos mais novidades porque a fome por mais dinheiro é insaciável. Recentemente, o Governo PT usou a Conabio para incluir a tilápia – sim, um dos peixes mais consumidos do Brasil – na lista nacional oficial como espécie exótica, invasora, o que, na prática, o PT dificultou 60% da produção de peixe do país. Por ser espécie invasora, aumenta a burocracia e isso, óbvio, causou indignação dos produtores brasileiros, ou melhor, de quase todos os produtores porque, claro, os amigos foram beneficiados.
Porque, ao mesmo tempo que prejudicou quase todos os produtores de peixe de uma só vez, o Governo autorizou os amigos, a J&F, a importarem 700 toneladas de tilápia do Vietnã e, em troca, pagam com carne também do metiê da J&F. E veja que coincidência: o Vietnã faz parte dos Brics, que têm como Presidente do Banco de Desenvolvimento dos Brics a Dilma. De novo, os mesmos nomes e os mesmos laços de amizade aparecendo.
Percebam que a J&F não perde uma oportunidade de negócio. Pena que o negócio dos amigos do Lula e da Dilma seja roubar os aposentados pobres e os cofres públicos. Eles não têm limite, a fome deles por dinheiro é sem fim.
Muito obrigado, Presidente.