Discurso proferido da Presidência durante a 181ª Sessão Especial, no Senado Federal

Sessão Especial destinada a comemorar os 10 anos de atuação da Liga do Bem. Elogio à atuação humanitária do grupo no Distrito Federal e em âmbito nacional, destacando o papel dos servidores do Senado Federal na formulação de políticas públicas e em ações de assistência social.

Autor
Damares Alves (REPUBLICANOS - REPUBLICANOS/DF)
Nome completo: Damares Regina Alves
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso proferido da Presidência
Resumo por assunto
Atuação do Senado Federal, Data Comemorativa, Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Homenagem, Movimento Social, Servidores Públicos:
  • Sessão Especial destinada a comemorar os 10 anos de atuação da Liga do Bem. Elogio à atuação humanitária do grupo no Distrito Federal e em âmbito nacional, destacando o papel dos servidores do Senado Federal na formulação de políticas públicas e em ações de assistência social.
Publicação
Publicação no DSF de 03/12/2025 - Página 13
Assuntos
Outros > Atuação do Estado > Atuação do Senado Federal
Honorífico > Data Comemorativa
Política Social > Proteção Social > Desenvolvimento Social e Combate à Fome
Honorífico > Homenagem
Outros > Movimento Social
Administração Pública > Agentes Públicos > Servidores Públicos
Matérias referenciadas
Indexação
  • SESSÃO ESPECIAL, CELEBRAÇÃO, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, LIGA DO BEM.
  • ELOGIO, ATUAÇÃO, GRUPO, SERVIDOR PUBLICO CIVIL, SENADO, LIGA DO BEM, DISTRITO FEDERAL (DF), AMBITO NACIONAL, ELABORAÇÃO, POLITICA PUBLICA, ASSISTENCIA SOCIAL.

    A SRA. PRESIDENTE (Damares Alves. Bloco Parlamentar Aliança/REPUBLICANOS - DF. Para discursar - Presidente.) – Nós estamos recebendo muitos convidados nesta manhã, e não para de chegar gente, o nosso Plenário está repleto. Nós abraçamos todos que estão vindo a esta sessão e abraçamos as pessoas que estão nos acompanhando pela TV Senado, pelas redes oficiais do Senado Federal, e as pessoas que depois vão acompanhar em outros horários, pois esta sessão, com certeza, será retransmitida.

    E talvez algumas pessoas estejam perguntando lá do outro lado: "O que é a Liga do Bem?". Por que o Senado, num dia de tanta confusão no Brasil, para as suas atividades, o Plenário para, para fazer homenagem à Liga do Bem, que completa dez anos? Eu afirmo que esta homenagem é justa, merecida e oportuna: dez anos que um movimento sacode Brasília, dez anos que um grupo de abnegados, um grupo de servidores, um grupo de pessoas aqui no Senado teve uma ideia – né, Bruno? –, teve uma ideia: por que não unir tudo que já fazemos individualmente nos bastidores desta Casa numa grande Liga do Bem? E nasce a Liga do Bem.

    Às vezes, o Brasil olha para o Congresso Nacional, o Brasil olha para Brasília e vê apenas concreto; e, às vezes, olhando um pouquinho mais, especialmente aqui no Plenário, nas Comissões, vê apenas briga, muita briga, mas esta Casa funciona e tem um coração. E o coração desta Casa são os servidores do Senado Federal. Esta Casa é feita de pessoas incríveis; esta Casa é feita pelos mais queridos e extraordinários servidores. E eu posso falar isso porque eu estive nesse quadro, fui servidora desta Casa. E no dia a dia a gente se encontra, no dia a dia a gente se fala, nós vivemos mais tempo dentro desta Casa, às vezes, do que com as nossas famílias, passamos o dia juntos aqui. Nós nos casamos entre nós – sim, nos casamos entre nós, nós temos colegas que são hoje marido e mulher –; nós temos filhos; nós vamos às festas de aniversário dos nossos filhos; acompanhamos os nossos filhos crescendo; temos uma vida lá fora: nos encontramos nos cultos, nas missas, nas celebrações; choramos quando um colega chora; celebramos quando um colega conquista uma vitória. Nós, aqui no Senado Federal, temos um time extraordinário!

    Eu costumo falar que aqui no Senado Federal também a gente reúne os grandes cérebros do Brasil, os maiores consultores do Brasil estão aqui, os maiores assistentes jurídicos, assessores jurídicos, estão aqui no Senado Federal. Nós somos um time do bem aqui no Senado Federal e fazemos o Congresso Nacional se movimentar!

    Mas esse time do bem não fica apenas nos corredores, esse time do bem também faz o bem e aí surge a Liga do Bem. E a gente começa a se unir e a gente começa a trazer projetos para este Senado, apoiando instituições sociais daqui de Brasília e de fora de Brasília, entendendo os problemas locais e ajudando a buscar soluções para os problemas do nosso DF. Esse time começa a se organizar e, em parceria com grandes instituições, e algumas estão aqui presentes, começa a fazer grandes entregas. E o bem se espalha pelos corredores, pelos gabinetes, pelas salas de reuniões e pelos plenários.

    A Liga do Bem, silenciosa muitas vezes, tem salvado vidas em Brasília, no DF e tem influenciado grandes projetos sociais em todo o país. São dez anos de grandes entregas, dez anos em que estamos cuidando das pessoas, dez anos em que estamos fazendo a diferença. E digo mais: a Liga do Bem cresceu tanto e as suas entregas e seus projetos são tão extraordinários que a gente recebe casas legislativas do Brasil inteiro para entender o que está acontecendo, que revolução é essa que esse povo do bem está fazendo nos corredores do Senado, influenciando e trazendo inclusive transformações, porque da Liga do Bem também vem propostas de projetos de lei, da Liga do Bem também vem propostas de políticas públicas, da Liga do Bem também vem dados, evidências para a gente ajudar na implementação de políticas públicas no Brasil, no DF e em muitos municípios.

    A Liga do Bem hoje completa dez anos, e nós Senadores outra coisa não deveríamos fazer, senão parar, nem que seja por uma hora, uma hora e meia, para dizer a todos os que estão envolvidos com a Liga do Bem, muito obrigada!

    Eu conheço histórias de servidores que chegaram à Liga do Bem querendo desistir da vida, e a Liga do Bem foi tão extraordinária, primeiro como acolhe e como cuida, que hoje esse que queria desistir da vida é um palestrante, é um incentivador para que outros não desistam da vida!

    Vocês não têm ideia do que é feito, às vezes, no silêncio, nos bastidores, mas, acredite também, naquilo que a gente ousa mostrar. Eu sou apoiadora, eu sou entusiasta, eu sou apaixonada pela Liga do Bem.

    Parabéns à Diretora, ao idealizador, parabéns a todos que estão envolvidos. E, se tiver alguém, nos gabinetes, que está me escutando e que ainda não faz parte da Liga do Bem, corra para a Liga do Bem, porque lá se faz o bem e faz um bem danado para o nosso coração.

    E claro que eu quero registrar a nossa Diretora Ilana, que tem sido a mãezona da Liga do Bem – a Ilana, que não mede esforços para nos motivar, nos incentivar e nos dar estrutura para que a Liga do Bem seja exatamente aquilo que ela se propôs a ser quando foi idealizada.

    E aos Senadores, Senadora Ivete, Senador Paim, todos os Senadores que também se envolvem, que Deus abençoe vocês.

    Que venham mais dez, mais dez e mais dez anos. E que todas as pessoas que são alcançadas pela Liga do Bem entendam: são pessoas do bem, nos bastidores, às vezes no completo silêncio, que não querem nem aparecer, mas que estão dedicando horas dos seus dias, seus conhecimentos, suas potencialidades para fazer o bem. Que Deus abençoe vocês, que tenhamos uma linda e maravilhosa sessão de homenagem a quem merece hoje esta homenagem. Que Deus os abençoe. (Palmas.)

    Solicito à Secretaria-Geral da Mesa a exibição de um vídeo institucional preparado pela TV Senado.

    E quem está nos assistindo agora prepare-se, vocês agora vão ver, em imagens, o que eu tentei expressar em palavras. Vejam que extraordinária e que incrível que é a Liga do Bem e que trabalho maravilhoso se faz nesta Casa.

(Procede-se à exibição de vídeo.) (Palmas.)

    A SRA. PRESIDENTE (Damares Alves. Bloco Parlamentar Aliança/REPUBLICANOS - DF) – Lindo, lindo! Parabéns, TV Senado, pela produção!

    Eu acho que a gente resume esse vídeo com a frase que foi dita ali no final: "Somos uma grande família". Quantas pessoas no Brasil alimentadas, agasalhadas, cuidadas, protegidas pela Liga do Bem! Parabéns! Eu só me emociono. Patrícia, você é incrível! Ilana, todos os que estão envolvidos, parabéns!

    Nós temos a alegria de registrar a presença, está conosco, a Sra. Presidente da Associação Nossa Ação Diária, Roberta Campos Reis. Bem-vinda, Roberta.

    Neste momento, concedo a palavra à Senadora Ivete da Silveira, a Senadora amada por Santa Catarina, essa Senadora que é do bem, e a gente conhece a história dela, da família, fazendo o bem. Senadora Ivete, a senhora tem a palavra. É uma alegria estar dividindo a mesa com a senhora nesta manhã.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 03/12/2025 - Página 13