Discurso durante a 182ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Gratidão pela mobilização política no Ceará com o lançamento da pré-candidatura de S. Exa. ao Governo do Estado. Elogios ao discurso da ex-Primeira-Dama Michelle Bolsonaro, durante o evento, em que reafirma a necessidade de integridade, coerência e coesão do campo conservador no próximo ciclo eleitoral.

Autor
Eduardo Girão (NOVO - Partido Novo/CE)
Nome completo: Luis Eduardo Grangeiro Girão
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
Atividade Política, Eleições:
  • Gratidão pela mobilização política no Ceará com o lançamento da pré-candidatura de S. Exa. ao Governo do Estado. Elogios ao discurso da ex-Primeira-Dama Michelle Bolsonaro, durante o evento, em que reafirma a necessidade de integridade, coerência e coesão do campo conservador no próximo ciclo eleitoral.
Aparteantes
Plínio Valério.
Publicação
Publicação no DSF de 03/12/2025 - Página 36
Assuntos
Outros > Atividade Política
Jurídico > Direito Eleitoral > Eleições
Indexação
  • COMENTARIO, EVENTO, ESTADO DO CEARA (CE), REALIZAÇÃO, CANDIDATURA, LANÇAMENTO, ORADOR, CARGO PUBLICO, PRESIDENCIA DA REPUBLICA, PARTICIPAÇÃO, REPRESENTANTE, POLITICO, IDEOLOGIA, CONSERVADORISMO, ROMEU ZEMA, GOVERNADOR, ESTADO DE MINAS GERAIS (MG), MICHELLE BOLSONARO, EX-PRIMEIRA-DAMA, DAMARES ALVES, JORGE SEIF, MAGNO MALTA, SENADOR, MARCEL VAN HATTEM, DEPUTADO FEDERAL, DEFESA, PRESO POLITICO, ANISTIA, ATO, JANEIRO, SOLIDARIEDADE, LIBERAÇÃO, JAIR BOLSONARO, PRESIDENTE DA REPUBLICA.
  • CRITICA, GOVERNO, LUIZ INACIO LULA DA SILVA, PRESIDENTE DA REPUBLICA, ATUAÇÃO, JUDICIARIO, SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL (STF), CARACTERIZAÇÃO, REGIME POLITICO, DITADURA, DEFESA, AUTORITARISMO, PERSEGUIÇÃO, RESISTENCIA, REPRESENTANTE, POLITICO, IDEOLOGIA, CONSERVADORISMO.
  • COMENTARIO, PAUTA, IDEOLOGIA, ORADOR, DEFESA, PRO-VIDA, FAMILIA, ETICA, LIBERDADE, RELIGIÃO CRISTÃ.
  • ELOGIO, ATUAÇÃO, DELTAN DALLAGNOL, EX-DEPUTADO, ALFREDO GASPAR, DEPUTADO FEDERAL, COMBATE, IMPUNIDADE, CORRUPÇÃO, DESVIO, RECURSOS PUBLICOS.

    O SR. EDUARDO GIRÃO (Bloco Parlamentar Vanguarda/NOVO - CE. Para discursar.) – Paz e bem, meu querido amigo, irmão, Presidente Confúcio Moura, abrindo às 14h em ponto, cravado. Isso que é pontualidade.

    Quero cumprimentar os servidores desta Casa, os funcionários, os assessores e você, brasileira, brasileiro, especialmente os cearenses. Quero falar, aqui, hoje, para os cearenses que estão nos assistindo e nos ouvindo pelo trabalho da TV Senado, Rádio Senado e Agência Senado, trabalho sempre muito sério.

    Sr. Presidente, foi um final de semana memorável o que nós tivemos na capital da Terra da Luz, muito simbólico, emblemático. E eu estou aqui com o coração cheio de gratidão, porque eu sou de observar também os sinais, e nós tivemos, durante esta semana que começou no domingo, anteontem, que foi o dia desse evento que eu quero aqui comentar... Esta semana é uma semana que completa 20 anos de uma das minhas primeiras participações políticas, longe de partidarismo, de causas para as quais eu fui despertado, até espiritualmente, como a defesa da vida desde a concepção. Por um voto, não foi legalizado o aborto, no dia 5 de dezembro de 2005, aqui na Câmara dos Deputados. Não teria sido dado um passo se não fossem os ativistas pró-vida, Parlamentares de vários partidos.

    E ali, de uma certa forma, foi um passo, o meu primeiro contato com o Congresso Nacional, por uma causa que, para mim, é a causa das causas, a vida desde a concepção. E, dentro dessa atmosfera, nós realizamos um evento, e eu quero ressaltar aqui a presença de muitos colegas que estiveram lá conosco. Eu tenho que citar nominalmente, é um dever de gratidão, porque não é fácil, eu sei, muitas vezes cruzar o país, sair da sua família, das suas atividades políticas, para ir nos prestigiar. Isso é um gesto de amizade, um gesto de reconhecimento, e eu fico muito feliz de, no lançamento da minha pré-candidatura ao Governo do Estado do Ceará, ter recebido o Governador Romeu Zema, para mim o melhor Governador disparado do Brasil; a Primeira-Dama Michelle Bolsonaro, uma mulher de fibra, de valor e, daqui a pouco, eu vou comentar as suas palavras cheias de verdade que encantaram, comoveram os meus conterrâneos; o Senador Jorge Seif; o Senador Carlos Portinho; a Senadora Damares; o Senador Magno Malta, que de forma virtual fez uma mensagem linda – ele estava confirmado, não pôde comparecer –; e especialmente, aqui presente, o Senador Plínio Valério, que nos deu essa honra.

    Também tivemos muitos Deputados Federais de vários estados, vários partidos, os Congressistas, como o Alfredo Gaspar, que está dando um show na relatoria da CPMI do INSS, desvendando a roubalheira com muita técnica, com muita capacidade – estava presente conosco lá –; o Deputado Marcel van Hattem; o Deputado Sóstenes Cavalcante, Líder do PL; o Deputado José Medeiros – o Deputado José Medeiros inclusive foi Senador também –; o Deputado Luiz Lima; a Deputada Bia Kicis. Lá do Ceará, o Deputado Danilo Forte; o Deputado André Fernandes, Presidente do PL; o ex-Deputado Federal, que foi cassado em uma perseguição clássica política, Deltan Dallagnol, o homem que lavou a alma do brasileiro contra a impunidade, enfrentando a corrupção com galhardia – ele é ex-Deputado Federal; foi cassado –; o ex-Deputado Federal, hoje Presidente do União Brasil do Ceará, Capitão Wagner, que me convidou para entrar na política em 2018; o ex-Deputado Federal Luiz Bassuma, da Bahia; Deputados Estaduais, Sr. Presidente, como Sargento Reginauro, David Vasconcelos, Pastor Alcides Fernandes, Queiroz Filho; o Deputado Federal Jaziel Pereira e a Deputada Estadual, sua esposa, Dra. Silvana; Vereadores, como o Soldado Noelio, a Priscila Costa, o Gui Kilter, de Curitiba, o Eduardo Borgo, de Bauru, o Eduardo Moura, que está fazendo um trabalho belíssimo em Recife; o ex-Vereador de São Paulo Fernando Holiday. E grandes personalidades estiveram conosco, como a Dra. Mayra Pinheiro, que trabalhou no Governo Bolsonaro com muita competência no Ministério da Saúde; o Desembargador Sebastião Coelho, que lavou a alma dos brasileiros falando da ditadura da toga na frente dos tiranos; o Eduardo Ribeiro, Presidente do Novo; a Ana Luiza, filha do Clezão – a Luiza do Clezão –, o primeiro brasileiro morto sob a tutela do Estado, preso político do dia 8 de janeiro, que infelizmente perdeu a vida por esse autoritarismo que o Brasil vive, essa caçada implacável a quem é conservador, de direita; a Cristina Graeml, jornalista querida, irmã, que também enfrenta o sistema; o Marco Antônio Costa, jornalista do programa Fio Diário; o Alexandre Pittoli, da Rádio AuriVerde, que nos presenteou lá, inclusive, Presidente, fazendo a cerimônia, sendo o mestre de cerimônia.

    O que eu queria deixar muito claro, Presidente... Eu tenho tanta coisa para falar, mas o objetivo é externar esta minha gratidão à Primeira-Dama, que, de forma muito corajosa, colocou lá uma frase que eu jamais vou esquecer. Quando questionada – e ela é uma mulher cristã – sobre acordos e tudo, ela disse: "A direita não vai chegar rachada em 2026. A direita vai chegar limpa em 2026". E é isso que a gente precisa, porque valores e princípios são inegociáveis. Nós estamos na vida pública por propósito de vida – eu e aquele grupo que estava lá, eu tenho certeza disso –, movidos por interesses nobres, em causas em defesa da vida, da família, da ética e da liberdade. O Brasil vive uma inversão de valores sem precedentes. Nós estamos no regime Lula e STF. O Brasil precisa...

    E lá foi um ato que não foi um mero lançamento de candidatura ao Governo, o que é muita coisa, é muito digno. O Estado do Ceará é um estado que eu amo, tem um povo que eu amo e ao qual eu me dedico. Eu vejo isto aqui como missão de vida. Agora, foi um ato que transcendeu, pelas presenças das pessoas que lá estavam, pelo coração, pela alma – transcendeu.

    Foi um ato nacional, Presidente, pela liberdade, em solidariedade ao preso político Jair Messias Bolsonaro, em solidariedade à sua família, em solidariedade aos milhares de outros presos políticos que o Brasil tem em pleno século XXI. Foi um evento pela anistia. Então, comoveu. Não foi um evento político que a gente costuma ver, a que a gente já foi; ali tinha muita emoção, tinha espírito de pessoas sedentas por justiça.

    E eu fico extremamente feliz quando eu vejo uma iniciativa dessas...

(Soa a campainha.)

    O SR. EDUARDO GIRÃO (Bloco Parlamentar Vanguarda/NOVO - CE) – ... um projeto desses, de um sonho de pessoas que são de direita e conservadores autênticos e que estão ali levando esperança a um povo que precisa se livrar de tantas mazelas: do crime, da impunidade, dos acordões.

    Então, a gente saiu renovado, todos nós saímos renovados e com mais responsabilidade ainda com os propósitos que a gente quer para o nosso estado e para o Brasil. O Brasil, que precisa de homens de bem; todos os estados precisam. E eu acredito que nós ali tivemos pessoas muito comprometidas com o que o Brasil e o que o Estado do Ceará, Terra da Luz, precisam.

(Soa a campainha.)

    O SR. EDUARDO GIRÃO (Bloco Parlamentar Vanguarda/NOVO - CE) – Então, Presidente, eu só gostaria de registrar, neste primeiro momento, que... Eu tinha até preparado um discurso, como eu fiz aqui hoje, e não vou fazê-lo, porque foi tanta emoção que a gente ali... as pessoas falaram pelo coração, né?

    Eu só tenho que agradecer por este momento, que, para mim, é marcante. Em toda a minha existência, eu jamais vou esquecer, e nós vamos juntos, com muita humildade – sabendo das minhas limitações e imperfeições, Presidente, que são muitas –, levar com todo o amor esse projeto de redenção do Estado do Ceará, de libertação do Ceará, que é a Terra da Luz, o primeiro lugar que libertou os escravos no Brasil, para a nossa nação, que precisa se libertar também.

    Senador Plínio, eu lhe concedo o aparte, mais uma vez lhe agradecendo pela sua honrosa presença e da Ana, sua amável esposa, que eu tanto admiro.

    O Sr. Plínio Valério (Bloco Parlamentar Democracia/PSDB - AM. Para apartear.) – Obrigado.

    Presidente...

(Interrupção do som.)

    O Sr. Plínio Valério (Bloco Parlamentar Democracia/PSDB - AM. Fora do microfone.) – ... atestar tudo o que o Senador está dizendo, tudo o que o Senador...

(Soa a campainha.)

    O Sr. Plínio Valério (Bloco Parlamentar Democracia/PSDB - AM) – ... o Girão está afirmando, eu pude participar, ver, participar da alegria, do entusiasmo de pessoas idealistas ali. E foi muito bonito o que eu vi, Girão.

    A gente comentou, eu e a Ana... Parabéns pelo evento. Ali ficou marcado, como o senhor disse, não apenas o lançamento de uma pré-candidatura, mas o grito por liberdade; foi o que eu entendi e por isso que eu fui.

    Primeiro, fui em nome da nossa amizade, eu iria com o senhor a qualquer lugar; amigos merecem respeito, nossa companhia, e sempre que um amigo te convida para algo, a gente tem que fazer. E foi gratificante participar desse momento, que é histórico.

    E eu fui, Presidente Confúcio... Quando me entrevistaram: "Mas é o Senador do PSDB aqui", eu falei: "Olha, não é o PSDB que está aqui, aqui é o amigo do Senador Girão, aqui é o companheiro do Senador Girão". O Ceará tem seus comandatários lá do PSDB. Agora, perguntem-me o que eu acho do Senador Girão...

(Soa a campainha.)

    O Sr. Plínio Valério (Bloco Parlamentar Democracia/PSDB - AM) – ... e eu direi: é uma pessoa preparadíssima para ser Governador do Ceará. Porque é preparado e porque ama. Quem ama cuida, e o Girão ama o estado dele.

    Eu que agradeço a oportunidade. Parabéns pelo seu pré-lançamento. Parabéns pelo seu novo desafio.

    Agora é lamentar, Confúcio. Vamos perder um grande companheiro aqui no Senado.

    Um abraço, meu amigo. Foi um prazer.

    O SR. EDUARDO GIRÃO (Bloco Parlamentar Vanguarda/NOVO - CE) – Muito obrigado, Senador Confúcio, pela sua tolerância. Já estou encerrando nesses 30 segundos.

    É só para agradecer a Deus, porque toda honra e toda glória ao Senhor Jesus. Eu sou movido por esse espírito.

    E o Senador Plínio falou uma palavra: entusiasmo. E vem de Deus "entusiasmo", não é? Então eu fiquei muito feliz, com mais responsabilidade, porque com diálogo a gente construiu uma alternativa autêntica da direita, dos conservadores no Estado do Ceará.

    Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 03/12/2025 - Página 36