Pronunciamento de Omar Aziz em 02/12/2025
Pela ordem durante a 182ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Manifestação de solidariedade ao Presidente do Senado diante de críticas consideradas infundadas. Defesa de sua conduta republicana e equilibrada, sem uso do cargo para barganhas políticas, e reconhecimento de sua liderança, ao lado de Rodrigo Pacheco, na preservação do papel moderador da Casa e na aprovação de matérias relevantes, como a reforma tributária. Reafirmação das prerrogativas constitucionais do Executivo e do Senado no processo de indicações. Elogio à postura institucional e declaração de apoio pessoal.
- Autor
- Omar Aziz (PSD - Partido Social Democrático/AM)
- Nome completo: Omar José Abdel Aziz
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Pela ordem
- Resumo por assunto
-
Agentes Políticos,
Atividade Política,
Poder Judiciário,
Poder Legislativo:
- Manifestação de solidariedade ao Presidente do Senado diante de críticas consideradas infundadas. Defesa de sua conduta republicana e equilibrada, sem uso do cargo para barganhas políticas, e reconhecimento de sua liderança, ao lado de Rodrigo Pacheco, na preservação do papel moderador da Casa e na aprovação de matérias relevantes, como a reforma tributária. Reafirmação das prerrogativas constitucionais do Executivo e do Senado no processo de indicações. Elogio à postura institucional e declaração de apoio pessoal.
- Publicação
- Publicação no DSF de 03/12/2025 - Página 56
- Assuntos
- Administração Pública > Agentes Públicos > Agentes Políticos
- Outros > Atividade Política
- Organização do Estado > Poder Judiciário
- Organização do Estado > Poder Legislativo
- Indexação
-
- SOLIDARIEDADE, PRESIDENCIA, SENADO, CONTESTAÇÃO, CRITICA, DIREÇÃO, TRABALHO, LEGISLATIVO.
- RECONHECIMENTO, LIDERANÇA, RODRIGO PACHECO, DAVI ALCOLUMBRE, QUALIDADE, PRESIDENTE, PRESERVAÇÃO, PODER MODERADOR, SENADO, APROVAÇÃO, PROPOSIÇÃO LEGISLATIVA, REFORMA TRIBUTARIA.
- DEFESA, PRERROGATIVA, SENADO, EXECUTIVO, PROCESSO, INDICAÇÃO, MINISTRO, SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL (STF).
O SR. OMAR AZIZ (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PSD - AM. Pela ordem.) – Como Líder do PSD, quero aqui desagravar qualquer tipo de insinuações que tenha contra V. Exa.
Eu o conheço, eu votei nas duas vezes em que V. Exa. foi Presidente desta Casa. Depois, votei no Rodrigo Pacheco duas vezes. Foram dois Presidentes excepcionais para esta Casa – companheiros, amigos desta Casa –, e, na última semana, nós assistimos e lemos muita maledicência contra V. Exa.
Em momento algum V. Exa. tentou utilizar o Senado Federal para barganhar qualquer tipo de coisa na República, até porque a sua atuação é republicana aqui. O Governo Federal não pode se queixar. Nem este Governo, nem o anterior podem se queixar da sua conduta como Presidente e nem da conduta do Rodrigo Pacheco como Presidente desta Casa.
O Senado sempre foi uma Casa moderadora, o Senado sempre deu aos Presidentes uma tranquilidade muito grande, e foi graças a isso que nós conseguimos aqui votar matérias importantes para a economia, fazer uma coisa inédita que se esperava há muito tempo, que foi a reforma tributária. Há mais de 50 anos se fala em reforma tributária e este Congresso, mesmo com as divergências políticas que tem, conseguiu, e V. Exa. foi um dos grandes líderes disso.
Então, aqui, a solidariedade do PSD a V. Exa. E quero dizer que a sua altivez é tão grande que, para não se deixar dúvida nenhuma, hoje V. Exa. leu uma nota aqui dizendo que vai aguardar a mensagem encaminhada pela Presidência da República, para que a gente possa lê-la na CCJ e sabatinar o indicado do Presidente.
A questão das prerrogativas que o Presidente tem são legais e as prerrogativas que o Senado tem são legais: um encaminha, o outro analisa e vota, porque, se fosse só encaminhar, não precisaria do Senado Federal para analisar e votar.
Então, aqui, a minha solidariedade a V. Exa. pelas críticas infundadas sobre a sua relação republicana, brasileira, porque sempre lutou para defender, neste Senado Federal, matérias importantes para que o povo brasileiro pudesse ter uma qualidade de vida melhor.
Parabéns pela sua postura, pela sua conduta. É o Davi que eu conheci, o Davi em quem eu votei na primeira vez e o Davi em quem eu vou votar sempre que for possível. Espero que não mais, porque eu não quero mais ficar aqui; eu quero ser Governador do Amazonas.