Pronunciamento de Eliziane Gama em 02/12/2025
Pela ordem durante a 182ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Manifestação de elogio e solidariedade ao Presidente do Senado, destacando sua liderança, respeito ao regimento e às prerrogativas parlamentares. Defesa da observância dos ritos constitucionais no processo de sabatina, com reconhecimento de sua postura institucional diante de críticas. Registro de respeito ao indicado, apontado como tecnicamente qualificado e de conduta ilibada, e valorização do voto secreto como garantia de independência e decisão conforme a consciência dos parlamentares.
- Autor
- Eliziane Gama (PSD - Partido Social Democrático/MA)
- Nome completo: Eliziane Pereira Gama Melo
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Pela ordem
- Resumo por assunto
-
Agentes Políticos,
Atividade Política,
Atuação do Senado Federal,
Direitos e Garantias,
Poder Judiciário,
Poder Legislativo:
- Manifestação de elogio e solidariedade ao Presidente do Senado, destacando sua liderança, respeito ao regimento e às prerrogativas parlamentares. Defesa da observância dos ritos constitucionais no processo de sabatina, com reconhecimento de sua postura institucional diante de críticas. Registro de respeito ao indicado, apontado como tecnicamente qualificado e de conduta ilibada, e valorização do voto secreto como garantia de independência e decisão conforme a consciência dos parlamentares.
- Publicação
- Publicação no DSF de 03/12/2025 - Página 58
- Assuntos
- Administração Pública > Agentes Públicos > Agentes Políticos
- Outros > Atividade Política
- Outros > Atuação do Estado > Atuação do Senado Federal
- Jurídico > Direitos e Garantias
- Organização do Estado > Poder Judiciário
- Organização do Estado > Poder Legislativo
- Indexação
-
- SOLIDARIEDADE, PRESIDENCIA, SENADO, CONTESTAÇÃO, CRITICA, DIREÇÃO, TRABALHO, LEGISLATIVO.
- DEFESA, PRERROGATIVA, SENADO, PROCESSO, INDICAÇÃO, AUTORIDADE.
A SRA. ELIZIANE GAMA (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PSD - MA. Pela ordem.) – Sr. Presidente, eu quero trazer os cumprimentos a V. Exa.
Presidente Davi, V. Exa. é um Presidente muito querido por esta Casa, por todos os Parlamentares; isso é muito claro, não é? A gente viu isso a partir, inclusive, da sua eleição como Presidente, mais uma vez, com uma votação eu diria até recordista, pelo cenário que a gente realmente vivenciou.
Então eu quero deixar aqui a minha admiração, o meu respeito. Alguém me falou ontem e hoje: "Olha, o Davi vai manter a sabatina do Messias mesmo sem mensagem", enfim. Eu falei: "Pelo que a gente conhece do Davi, um regimentalista, alguém que respeita a Constituição Federal, ele respeitará esses ritos". E a postura apresentada agora há pouco por V. Exa. é exatamente essa, a de como deve ser um líder, um Presidente do Congresso Nacional.
E eu quero também deixar aqui a minha solidariedade a ataques que, porventura, tenham vindo a V. Exa. V. Exa. é o Presidente desta Casa, um defensor das prerrogativas dos Senadores e, eu diria, é alguém que respeita cada Senador e cada Senadora desta Casa. Aliás, grandes conquistas que nós mulheres tivemos aqui no Plenário foram resultado do empenho e da dedicação de V. Exa.
Eu quero cumprimentá-lo e parabenizá-lo pela postura em seguir o rito processual, como tem que ser, em relação à sabatina do Messias, ao passo que também registro aqui o meu respeito ao Messias. Todos nós sabemos que ele tem as prerrogativas e tem todas as condições técnicas de ser aprovado neste Plenário, por ter uma conduta moral ilibada, por ter um profundo saber jurídico e, é claro, os Parlamentares terão a oportunidade de proferir o seu voto secreto. E é muito importante o voto secreto, porque foge a qualquer tipo de pressão, e dão esse voto a partir da sua consciência, que é o melhor linear, eu diria assim, o melhor elemento balizador da nossa vida, é a nossa consciência. E é isso que tem que ser quando da votação desse tipo de requerimento, de indicação que vem a esta Casa.
Mais uma vez, parabéns a V. Exa.