Discurso durante a 182ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Apoio à candidatura do Senador Eduardo Girão ao Governo do Ceará. Defesa do posicionamento da ex-Primeira-Dama Michelle Bolsonaro sobre o acordo eleitoral do PL com o ex-Governador Ciro Gomes, naquele Estado.

Autor
Cleitinho (REPUBLICANOS - REPUBLICANOS/MG)
Nome completo: Cleiton Gontijo de Azevedo
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
Eleições e Partidos Políticos:
  • Apoio à candidatura do Senador Eduardo Girão ao Governo do Ceará. Defesa do posicionamento da ex-Primeira-Dama Michelle Bolsonaro sobre o acordo eleitoral do PL com o ex-Governador Ciro Gomes, naquele Estado.
Aparteantes
Eduardo Girão.
Publicação
Publicação no DSF de 03/12/2025 - Página 82
Assunto
Outros > Eleições e Partidos Políticos
Indexação
  • MANIFESTAÇÃO, APOIO, CANDIDATURA, EDUARDO GIRÃO, CARGO ELETIVO, GOVERNADOR, ESTADO DO CEARA (CE).
  • SOLIDARIEDADE, MICHELLE BOLSONARO, EX-PRIMEIRA-DAMA, PERSEGUIÇÃO, NATUREZA POLITICA, JAIR BOLSONARO, EX-PRESIDENTE DA REPUBLICA.
  • CRITICA, CIRO GOMES, EX-GOVERNADOR, ESTADO DO CEARA (CE), OPOSIÇÃO, FAMILIA, JAIR BOLSONARO, EX-PRESIDENTE DA REPUBLICA.

    O SR. CLEITINHO (Bloco Parlamentar Aliança/REPUBLICANOS - MG. Para discursar.) – Sr. Presidente, uma boa-noite a todos, Senadores, Senadoras, a população que acompanha a gente pela TV Senado e a todos os servidores desta Casa.

    Eu queria começar a minha fala aqui pedindo a união de toda a direita. Nós temos como Líder aqui o Rogerio Marinho... Nosso Líder maior é o Bolsonaro, mas, infelizmente, essa injustiça que estão fazendo com ele... E hoje eu tenho certeza de que quem vai falar muito por nós também é o Flávio Bolsonaro, que a gente deve a liderança a ele, e as decisões que ele tomar a gente tem que seguir, que eu tenho certeza de que é a orientação do Bolsonaro.

    Eu queria aqui falar sobre a situação do Ceará.

    Está aqui meu amigo, colega, Girão, que, com toda a humildade do mundo, é um professor que eu tenho aqui.

    Para mim, é o melhor Senador que existe aqui dentre os 81 Senadores. E, se o Girão for Governador do Estado do Ceará, o Ceará só tem a ganhar com isso; e, se ele não for, o Ceará tem muito a perder com isso.

    Uma das pessoas de maior caráter e competência que eu conheci na vida pública aqui é o Girão. Posso falar aqui, avalizo e tenho certeza de que nunca vou me arrepender do que eu estou falando do Girão.

    E, aqui, eu queria falar desse grande homem também, que é um jovem ainda, o André Fernandes, que tem uma liderança enorme dentro da direita. E o André está com a razão dele, porque foi um acordo que ele fez também com Bolsonaro, Girão. O André também é um futuro Governador, com o tempo – ele não tem a idade –, é um futuro Prefeito, é um dos maiores Deputados Federais que tem, não só do Ceará, mas do Brasil.

    E agora eu queria falar da Michelle Bolsonaro. Eu queria ver a nota de esclarecimento da Michelle Bolsonaro. Muitos têm me perguntado se vou responder às manifestações do que aconteceu.

Vivemos tempos difíceis. Enfrentamos tempestades de injustiças em mares de perseguição agitados. Nesses períodos, é normal que os nervos fiquem à flor da pele e podemos vir a machucar aqueles a quem jamais gostaríamos de magoar.

Amo o meu marido, a minha filha e amo a vida dos meus enteados. Eu entendo e sofro a dor deles porque ela também é a minha dor. Quero lutar junto com eles pela liberdade e pela vida do meu marido porque o amo, cuidarei dele e o defenderei com unhas e dentes, como uma leoa que defende a sua família!

Eu respeito a opinião dos meus enteados, mas penso diferente e tenho o direito de expressar meus pensamentos com liberdade e sinceridade. Antes de ser uma líder política, eu sou mulher, sou mãe, sou esposa e, se tiver que escolher entre ser política, mãe ou esposa, ficarei com as duas últimas opções.

    Por que eu estou lendo essa nota aqui da Michelle Bolsonaro? Porque, como o André Fernandes tem razão, a Michelle Bolsonaro também tem razão. Naquele momento daquele discurso do palanque que estava tendo, da questão do apoio do Girão, a Michelle Bolsonaro não foi política. Sabe o que a Michelle Bolsonaro foi ali? Foi mãe, foi esposa, foi humana. Porque eu sou político e eu sei o que a minha família passa quando vem fake news, quando vem edição de vídeo sacaneando o meu mandato e sacaneando o mandato dos meus irmãos.

    Então, ali ela não foi política, ali ela não estava como política; ela foi mãe. Porque a verdade é nua e crua, doa a quem doer. O Ciro sempre falou mal da família do Bolsonaro – a verdade é essa. Um dos motivos pelos quais o Bolsonaro está inelegível foi pelo partido do Ciro Gomes; e o Ciro Gomes debochou e riu. Então, o mínimo que o Ciro Gomes, se quiser o apoio da direita, pode fazer é ter o mínimo de humildade de subir no palanque ou onde for e falar assim: "Eu errei com a família Bolsonaro, eu errei com o Bolsonaro"; mas o tempo inteiro fica debochando da família Bolsonaro; o tempo inteiro fica desejando o mal da família Bolsonaro; o tempo inteiro fica falando que o Bolsonaro é isso e que o Bolsonaro é aquilo.

    Então, eu entendo e apoio, sim, a Michelle Bolsonaro. E, se tem um candidato que é de direita dentro do Estado do Ceará para disputar essa eleição de Governador, esse, sim, é o Girão. Eu estou aqui há quase três anos, e o que o Girão fala, pratica. Podem ter certeza de que o Girão daqui uns tempos... Porque a verdade é esta: o ser humano só dá valor depois que perde.

    Então, vocês vão entender a importância que teve o Girão aqui dentro do Senado daqui uns 10 anos, daqui uns 20 anos, daqui uns 30 anos; vocês vão ver quem que foi o Senador Girão; vocês vão conhecer quem é o Senador Girão.

    E do que o Ceará precisa, de verdade, que a gente sabe... Gente, vamos parar! A gente conhece de política e quem conhece política, principalmente, aqui, o Girão, a gente sabe que a maioria lá dentro do Ceará é maioria de esquerda ou do PT.O que o Girão vai fazer, se ele ganhar a eleição, se tiver o André como Prefeito, é fazer essa libertação que se precisa dentro do Estado do Ceará, porque esse mesmo Governador que vocês estão querendo falar aí que pode ser o Ciro Gomes, já foi Governador, já foi isso e já foi aquilo, e o Ceará continua da mesma forma. Quem governou lá sempre foi a turma do PT e o Ceará continua da mesma forma. Eu não precisava nem estar falando isto aqui, porque eu sou de Minas Gerais, mas eu tenho essa obrigação de fazer isso.

    E o que a gente tem que fazer aqui, como Parlamentar de direita, é unir a direita. Eu não posso ver o que eles estão fazendo com a Michelle Bolsonaro. E não são os filhos do Bolsonaro que estão fazendo, não. É o próprio pessoal da direita, esse pessoal que fica aí na internet, ofendendo-a e xingando-a, e humilhando-a, uma mulher! Uma mulher que está com o esposo dela preso injustamente. Em vez de dar apoio e estender a mão para ela, está contra ela! O que ela fez ali, ela não foi política, ela foi esposa, porque ela sabe o que ela passou esse tempo todo, vendo a sacanagem e a covardia que se fez com o ex-Presidente Bolsonaro.

    Então, eu fico com o André Fernandes e fico com a Michelle Bolsonaro. Eu fico com o Flávio Bolsonaro. Eu fico com o Eduardo Bolsonaro. Eu fico com o Carlos Bolsonaro. Eu fico com a direita, a direita do Brasil, principalmente os Parlamentares. E alguns representantes de direita, que querem ser Parlamentares, que ficam botando lenha na fogueira... porque a verdade é essa: quer ser Parlamentar? Entre pela porta da frente, não fique com picuinha, não.

    Vamos nos unir. O inimigo está adorando isso. Sabe o que o inimigo está vendo nisso tudo? Rindo da cara da gente, e tem eleição daqui a meses. Então, vamos parar com isso e nos unir, nos juntar, para nós podermos libertar não é só o Ceará não, libertar o Brasil.

    Fique à vontade, Girão.

    O Sr. Eduardo Girão (Bloco Parlamentar Vanguarda/NOVO - CE. Para apartear.) – Meu querido Cleitinho... Cleitinho, eu fui até surpreendido com a sua fala firme, forte, e eu vejo muita generosidade no que você está me falando.

    Eu o convidei para estar conosco lá no Ceará. Você, que é bênção para o Brasil, um presente de Minas Gerais para o Brasil, você tinha todos os motivos – tinha todos os motivos – para estar no Ceará nesse final de semana. Estavam lá os dois principais... Eu sei que o América você ama também, mas estavam os dois principais: o Cruzeiro e o Atlético, jogando lá contra os nossos dois principais clubes, Fortaleza e Ceará, mas você não pôde ir, eu entendo.

    Foi uma catarse o que aconteceu, totalmente imprevisível, mas você foi muito assertivo no que você colocou. A nossa primeira-dama, mulher honrada, digna, ela falou com o coração, como uma leoa mesmo, defendendo os valores, defendendo os princípios, a família; e André Fernandes, um brilhante Parlamentar, um jovem cheio de perspectivas também.

    Eu acho que a gente precisa deixar a poeira assentar, de tudo isso, dialogar, por um projeto que a sociedade cearense espera, de redenção de uma candidatura de direita. A gente já merece uma candidatura de direita. Bolsonaro conseguiu despertar no cearense e na sua família, com as pautas em defesa da vida, da família, da ética, da liberdade, conseguiu levantar muitos cearenses, que merecem ter uma candidatura para abraçar. Eu sou um dos nomes colocados nessa pré-candidatura para o Governo do Ceará, da minha Terra da Luz, e todas as outras são legítimas, mas, de direita, nós estamos nos colocando, com toda a nossa história de vida, com o trabalho que é feito aqui no Senado, no limite das forças de que você falou... Eu também te admiro muito. Nós somos muito próximos aqui nas votações, sempre estamos votando juntos pela população, mas pelos costumes, também, do brasileiro, respeitando os valores e princípios cristãos do povo brasileiro.

    Então, eu fico assim muito lisonjeado com a sua fala...

(Soa a campainha.)

    O Sr. Eduardo Girão (Bloco Parlamentar Vanguarda/NOVO - CE) – ... e gostaria de dizer que vou procurar... Eu não sou uma pessoa que tem um berço na política, uma história na política, como você tem uma história, já foi Deputado... Foi Vereador também?

    O SR. CLEITINHO (Bloco Parlamentar Aliança/REPUBLICANOS - MG) – Fui Vereador...

    O Sr. Eduardo Girão (Bloco Parlamentar Vanguarda/NOVO - CE) – Vereador, Deputado... Eu já cheguei direto no Senado, não tenho essa tarimba que você tem, mas eu estou sempre aberto ao diálogo, eu me relaciono bem com todos aqui e vou buscar essa união de uma candidatura que represente os anseios, para ganhar a eleição no Estado do Ceará, para tirar o PT, mas para tirar com coerência, porque os fins jamais justificam os meios. Os brasileiros querem verdade. E Michelle Bolsonaro foi muito verdadeira e comoveu o cearense. Realmente, ela foi a craque do jogo.

    Muito obrigado.

    O SR. CLEITINHO (Bloco Parlamentar Aliança/REPUBLICANOS - MG) – Eu quero finalizar dizendo que não tem problema nenhum aquele ser humano que tem uma opinião mudar de opinião. A pessoa, quando muda de opinião, mostra que ela tem evolução, que ela tem sabedoria, que ela tem humildade. Então, o que eu espero do Ciro Gomes, já que ele quer ter um apoio da direita, ele busca isso, é que ele tenha a humildade então de reconhecer que ele errou, que ele mudou de opinião. E eu acho que o mais importante do Ciro Gomes não é ele vir candidato a Governador. Você quer mudar a história do Ceará então, Ciro Gomes? Vou te dar um exemplo: apoie o Girão. Faça isso. Tenha humildade. Porque eu vejo sempre o próprio Ciro Gomes falando, Girão, que ele busca o quê? Honestidade, competência, transparência. Não tem um nome maior, neste momento no Ceará, do que o do Eduardo Girão, que está aqui.

    Então, Ciro Gomes, não tem problema nenhum você ter a humildade de ter um posicionamento e dizer: "Eu tinha uma opinião sobre a questão da direita, sobre a questão do Bolsonaro, sobre a família do Bolsonaro, e eu mudei de opinião". Não tem problema nenhum. Isso faz parte, isso é grandeza, isso é mostrar humildade, sabedoria. Então, faça isso e apoie o Girão.

    Eu finalizo dizendo isto: Michelle, o povo brasileiro está com você. O que mais me chama atenção, o que me dói é ver as próprias mulheres, inclusive mulheres que são políticas, subir em Plenário ou fazer edição de vídeo, fazendo piada com uma mulher. Há algumas mulheres fazendo isso, mulheres que falam tanto em defender as mulheres... Então, é uma ex-Primeira-Dama, uma mulher respeitada, que não deve ter o respeito só dos homens não, também das mulheres. Então, Michelle, você tem totalmente o meu apoio, e eu entendi perfeitamente o que aconteceu com você, porque acontece comigo. E ali você não foi política, você foi a esposa do Bolsonaro, você foi mãe e você agiu corretamente.

    Parabéns por ter defendido a honra da sua família! Que Deus a abençoe.

    Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 03/12/2025 - Página 82