Discurso durante a 183ª Sessão Especial, no Senado Federal

Sessão Especial destinada a celebrar os 53 anos de criação da Telecomunicações Brasileiras S.A. (Telebras). Destaque para a missão histórica de integração nacional executada pela empresa e a importância estratégica de levar conectividade, telemedicina e educação às regiões mais remotas do país.

Autor
Esperidião Amin (PP - Progressistas/SC)
Nome completo: Esperidião Amin Helou Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
Atuação do Senado Federal, Ciência, Tecnologia e Informática, Comunicações, Data Comemorativa, Desenvolvimento Regional, Educação, Homenagem, Organização Administrativa, Saúde, Telefonia e Internet:
  • Sessão Especial destinada a celebrar os 53 anos de criação da Telecomunicações Brasileiras S.A. (Telebras). Destaque para a missão histórica de integração nacional executada pela empresa e a importância estratégica de levar conectividade, telemedicina e educação às regiões mais remotas do país.
Publicação
Publicação no DSF de 04/12/2025 - Página 25
Assuntos
Outros > Atuação do Estado > Atuação do Senado Federal
Economia e Desenvolvimento > Ciência, Tecnologia e Informática
Infraestrutura > Comunicações
Honorífico > Data Comemorativa
Economia e Desenvolvimento > Desenvolvimento Regional
Política Social > Educação
Honorífico > Homenagem
Administração Pública > Organização Administrativa
Política Social > Saúde
Infraestrutura > Comunicações > Telefonia e Internet
Matérias referenciadas
Indexação
  • SESSÃO ESPECIAL, COMEMORAÇÃO, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, EMPRESA ESTATAL, TELECOMUNICAÇÕES BRASILEIRAS S/A (TELEBRAS).
  • IMPORTANCIA, HISTORIA, PROMOÇÃO, EMPRESA ESTATAL, TELECOMUNICAÇÕES BRASILEIRAS S/A (TELEBRAS), INTEGRAÇÃO, AMBITO NACIONAL, CONEXÃO, TELEMEDICINA, EDUCAÇÃO, REGIÃO, TERRITORIO, BRASIL.

    O SR. ESPERIDIÃO AMIN (Bloco Parlamentar Aliança/PP - SC. Para discursar.) – Muito bom dia a todos.

    Quero agradecer a deferência da minha querida amiga Senadora Professora Dorinha, de grandes lutas importantes para o Brasil, por me facultar a palavra, e cumprimentar a todos os que integram a mesa, na pessoa do Ministro Frederico de Siqueira Filho. Igualmente ao Presidente da Agência Nacional de Telecomunicações, Carlos Manuel Baigorri; ao Sr. Presidente da Telebras, André Leandro Magalhães, e ao Sr. Diretor-Presidente do Serviço Federal de Processamento de Dados, Wilton Mota, e a todas as senhoras e senhores.

    Eu quero dizer, em poucas palavras, que eu fico muito feliz em ouvir os programas que a Telebras tem diante de si num universo de transformações muito rápidas em matéria de comunicação, uma evolução realmente extraordinária.

    E vou abreviar as minhas palavras para dizer que gostaria de introduzir nesta reunião o tema "O que já fizemos". Eu fui admitido nos quadros da Cotesc, que depois se transformou em Telesc, subsidiária da Telebras, em 1972. Não era o meu tio, não, era eu mesmo. (Risos.)

    Eu costumo dizer que aquele era o meu tio. E, em 1974, integrante do sistema Telebras de então, eu fui designado para organizar a Telepisa (Telecomunicações do Piauí) – não sei se temos alguém do Piauí aqui – e lá fiquei oito meses, intermitentes, e aquilo me deu a visão do grande trabalho e da grande missão patriótica de integrar o país que o Sistema Telebras executou de maneira, se não perfeita, pelo menos de uma maneira extraordinariamente eficaz e eficiente.

    Imaginem que naquela época eu conheci o ex-Senador Arolde de Oliveira, que era o chefe do escritório da Embratel na Amazônia, não sei qual é exatamente a jurisdição, mas onde a integração nacional era um sonho muito mais forte do que em qualquer outra região do país; aliás, um sonho de tanta necessidade quanto em qualquer outro lugar do país.

    Então eu quero dizer que, nesses 53 anos em que a Telebras sofreu essa transformação, a ponto de chegar às tarefas que o Ministro resumiu, praticamente se fundou, na prática, ao longo desses 53 anos, a integração nacional com a visão que se tem hoje do que é a integração. Claro que o aperfeiçoamento tecnológico... Eu neste domingo tive a oportunidade de usar pela primeira vez o Starlink numa pescaria de alto mar. É uma senhora segurança onde a internet não chega. Então isso não tem limite.

    Mas eu quero dizer, em nome daquilo que foi feito heroicamente, patrioticamente, vocês têm uma missão extraordinária, porque, com uma velocidade realmente estressante pela competitividade que ela gera – a velocidade gera o estresse da competição –, nós temos um grande futuro. E o Brasil tem uma grande missão: fazer aquilo que o Ministro e o ex-Ministro resumiram nos nossos encontros, que é fazer chegar à nossa infância, à nossa escola, ao lugar mais ermo que se possa conceber deste país continente, que é o Brasil, a possibilidade do conhecimento. Isto é a verdadeira democracia: é a possibilidade de acessarmos o conhecimento, a informação, a notícia, a assistência, a telemedicina, enfim, tudo aquilo que o progresso permite para o maior número possível de brasileiros.

    Portanto, em nome do que já se fez, eu quero acenar com esta missão extraordinária, espetacular, eu diria, que nós temos diante de nós de promover a integração continuada e atualizada do nosso país. Sucesso. (Palmas.)


Este texto não substitui o publicado no DSF de 04/12/2025 - Página 25