Discurso durante a 194ª Sessão Especial, no Senado Federal

Sessão Especial destinada a celebrar o dia da Bíblia. Afirmação do Brasil como "Pátria do Evangelho".

Autor
Magno Malta (PL - Partido Liberal/ES)
Nome completo: Magno Pereira Malta
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
Data Comemorativa, Homenagem, Religião:
  • Sessão Especial destinada a celebrar o dia da Bíblia. Afirmação do Brasil como "Pátria do Evangelho".
Publicação
Publicação no DSF de 16/12/2025 - Página 13
Assuntos
Honorífico > Data Comemorativa
Honorífico > Homenagem
Outros > Religião
Matérias referenciadas
Indexação
  • SESSÃO ESPECIAL, CELEBRAÇÃO, DATA NACIONAL, Dia da Bíblia.

    O SR. MAGNO MALTA (Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - ES. Para discursar. Por videoconferência.) – Bem, bom dia meus irmãos, Senadora Damares, Presidente que dirige, neste momento, esta sessão solene.

    Eu não sei se vocês me ouvem bem, Senadora Damares. Senadora Damares?

    A SRA. PRESIDENTE (Damares Alves. Bloco Parlamentar Aliança/REPUBLICANOS - DF) – Perfeito, Senador Magno Malta, pode continuar.

    O SR. MAGNO MALTA (Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - ES. Por videoconferência.) – Eu estou com a minha Bíblia na mão. Quando eu era criança, minha mãe nos ensinava alguns corinhos, e um dos primeiros que eu aprendi foi este: "Com a Bíblia na mão, eu sigo contente; alguém apontando, ali vai um crente. Ó que nome bonito que o Senhor pôs em mim; se quiseres também, pecador, poderá ser assim".

    Cumprimento as autoridades eclesiásticas, representando os cristãos e os irmãos deste país, nesta sessão solene, que Deus colocou no meu coração, convocada pela Frente Parlamentar da Família, que foi fundada por mim, pelo Bispo Rodovalho, e também pela Senadora Damares, Na época, não era a Senadora Damares. Ela era só – e muito importante, né? Esse "só" é de muita importância – assessora do Senador Magno Malta.

    Hoje, ela preside uma sessão, em função de que, presencialmente, eu não posso estar. E é em função dessas minhas cirurgias, Senadora Damares, pastores, líderes, querida Sociedade Bíblia do Brasil, é que eu quero dizer que, em 2000, ao final da CPI do Narcotráfico, seis meses antes, eu comecei a sentir que os meus pés ficaram dormentes. E eu percebi algumas dores na minha lombar. E eu fui ao médico, e ele me disse assim: "Olha, Senador...". "Deputado Federal". "Deputado, isso é muito estresse. São três anos de CPI do Narcotráfico, muito perigosa, muito risco. O senhor está estressado". Eu disse: "Não, mas meus joelhos estão doendo muito, e eu não estou sentindo os meus pés. Eles estão dormentes". E ele falou: "Então, nós vamos fotografar tudo, para saber onde está o problema".

    E, quando fizeram tudo isso, realmente, meus joelhos tinham problemas, mas o Deputado Federal que tinha acabado, tinha encerrado o relatório final da CPI do Narcotráfico, por quem tantos oraram, descobriu um tumor dentro da minha medula, e esse tumor comprometeu toda a minha cauda equina – a cada equina refere-se aos nervos que vão para as pernas. E o médico disse: "Olha, esqueça seus joelhos, porque, agora, nós temos que procurar um neurocirurgião urgente". E a equipe do Dr. Paulo Said...

    E, 15 dias depois, eu estava na mesa de cirurgia, e eles me abriram e descobriram um grande tumor, que comprometeu toda a minha cauda equina.

    Desesperados, eles chamaram minha família e perguntaram para a minha esposa: "Olha, nós precisamos, como junta médica, que vocês entrem para ver a situação dele. Há um grande tumor dentro da medula. Não é como nós pensávamos. Nós vamos ter que mexer na coluna dele, e ele está comprometido. Ele, em 30 dias, não andará mais, se não tirar o tumor. E, se tirar o tumor, não vai andar também".

    A minha esposa, então, autorizou que eles fizessem a minha cirurgia.

    Fizeram a cirurgia, e eu não... Desacordado; foram muitas horas de cirurgia e muita anestesia. Acabava, fazia novamente...

    Eu sei que fui para a UTI, após a cirurgia, e, quando eu estava na UTI, já dando quase 48 horas, eu abri os olhos, e eu abri os olhos e vi uma enfermeira do meu lado – não sabia que era uma enfermeira. Eu olhei, vi uma pessoa ali. Estava meio escuro –, e ela olhou para mim e falou: "O senhor está bem?". Eu disse: "Estou bem. Eu estou bem". Ela disse: "O senhor se lembra de alguma coisa?". Eu disse: "Não. Eu lembro que eu vim para fazer uma cirurgia, e eu estava vendo televisão. Mas eu vou fazer a cirurgia agora". Ela disse: "Não. Já fez. Já são 48 horas". Eu disse: "Sério?". Ela disse: "Sério". "Mas o senhor se lembra de alguma coisa?". Eu disse: "Não". Ela falou: "Ah, então deixa pra lá". Eu falei: "Não, a senhora falou... Diga: o que que houve?". Ela disse: "Após a cirurgia, o senhor abriu os olhos, olhou para os médicos... O senhor viu que a sua família estava lá?". Eu disse: "Não!". Ela disse: "O senhor olhou para eles e disse: 'Deus ungiu a mão de vocês para me abençoar', e apagou novamente.

    Eu fiquei olhando para ela, ela saiu, colocou os remédios e eu tive um sono leve. Irmãos, prestem atenção: a palavra é viva e eficaz. Naquele sonho leve, eu estava sonhando, conversando comigo, Senadora Damares, eu estava sonhando comigo e eu perguntava a mim o que é a fé. E eu dizia: "A fé... Eu não vou dizer o que é a fé, eu vou dizer o que não é". "Então diga." Eu dizia: "A fé não é crendice, não é superstição, a fé não tem nada a ver com espíritos imundos". E aí eu fui atropelado novamente. "Mas diga o que é a fé." Prestem atenção, senhores. Quando eu pensei em dizer o que é a fé, uma voz falou na minha frente: "A fé é crer na minha palavra e tomar posse dela". Crer na minha palavra, a palavra, e tomar posse dela, isso é a fé. A palavra não volta vazia. O rhema da palavra de Deus é a presença, é a voz de Deus o tempo inteiro para nós – para nós. E, lá na UTI, a UTI encandeceu e saiu um braço de dentro da luz com uma coluna na mão. E a voz disse a mim, Jesus disse a mim: "Em nome da tua fé, eu vou te colocar de pé".

    Foi um ano para que eu pudesse tentar dar o primeiro passo, um ano de muita, muita, muita fisioterapia.

    Lembro-me de que meu fisioterapeuta era o Dr. Filé, que colocou o Ronaldo de pé para disputar a Copa; mais o Dr. Bruno, que hoje está na França; e o Dr. Márcio, que é de Brasília, que foi o primeiro a me atender – se o Dr. Márcio estiver me ouvindo –, um grande fisioterapeuta, para quem eu preguei o Evangelho. Preguei o Evangelho para o Filé, com essa palavra, a palavra de Deus.

    Com muita dificuldade, eu fiquei em pé. Os senhores percebem que o meu andar, a minha marcha é o passivo que ficou. Só que meus problemas eram nos joelhos, não era um tumor na medula. E, depois de tudo isso, depois de 23 anos de dor, de uma neuropatia só no joelho direito, porque não tenho sensibilidade nas pernas, na sola dos pés e nas pernas também, eu fiz uma cirurgia de muito risco. Eu coloquei uma prótese na minha perna, onde ficou o passivo. E, passou-se um ano e cinco meses, Senadora Damares, eu fui obrigado a fazer a segunda cirurgia, que é essa agora, a prótese agora na perna esquerda. E eu tenho sentido dores horríveis, noites indormidas. Eu tenho chorado diante de Deus. E o meu conforto é porque faço uma live de oração pela saúde do Presidente Bolsonaro todos os dias, todos sabem. Ontem fez 138 dias de live de oração, com a palavra, usando a palavra. E, durante a minha vida, desde os meus 19 anos, 18 anos, eu prego a palavra, nunca abri mão da palavra. Desde que fui para esta Casa, para a primeira Casa, a Câmara dos Deputados, a tribuna era a minha trincheira com a palavra. No Senado da República, dificilmente vai encontrar um discurso meu em que eu não cito a palavra. É a palavra, ela é o rema todos os dias.

    Eu fui a penúltima pessoa a estar com o Presidente Jair Bolsonaro antes de ser recolhido, Senadora Damares. Eu dizia a ele: a palavra de Deus é tão viva que, quando a gente conta a história de Jó, parece que é alguma coisa que ficou lá atrás. Mas ela é tão viva que tem um monte de Jós pelo mundo inteiro, um monte de Danieis pelo mundo inteiro. Nós diversas vezes somos Daniéis na cova dos leões, porque a palavra é viva, superou o tempo, desmoralizou aqueles que tentaram desmoralizá-la. E ao entrar em contato com essa palavra, eles se converteram, eles receberam Jesus, o Espírito Santo, que agiam nas suas vidas. Basta ouvir o testemunho de Augusto Cury, um ateu; basta ouvir o testemunho de tantas pessoas, como Rodrigo Constantino, que acabou de ser curado de um câncer na medula, um ateu convicto, convertido a Cristo por causa da palavra.

    A palavra de Deus está para além de chavões, a palavra de Deus é viva e eficaz para todo e qualquer homem que com ela queira fazer contato. A palavra de Deus não é um patrimônio, não é tão somente uma propriedade privada de cristãos evangélicos, como nós. Ela é a palavra de Deus para todos, para todo aquele que crê e aquele que busca e crê nessa palavra, que está para além de qualquer discurso, de qualquer tese, está para além de Lênin, está para além de Marx, está para além de toda e qualquer tese que contradiga a palavra de Deus e que nela não crê.

    E aqui, para ir para o encerramento da minha palavra, Senadora Damares, líderes que aí estão, quando Jesus conta as parábolas no Livro de João, Jesus encerra contando a parábola de Lázaro e do jovem rico. Tudo o que nós sabemos é que, quando o jovem rico termina – e ele gasta todos os seus argumentos com Deus –, vendo Lázaro ao lado de Abraão, ele diz: "Olha, já que não tem jeito de mandar Lázaro aqui, pois ele diz que não tem jeito, porque há um grande abismo entre nós e vós, de forma que os daqui não passarão para lá nem os de lá passarão para cá, Lázaro disse, então: "Faz o último favor, o rico disse, por favor, manda Lázaro na casa do meu pai, para que fale a meu pai e aos meus irmãos e diga onde eu estou e diga onde Lázaro está e fale para eles, para que eles também não venham para esse lugar de tormento."

    Sabe qual foi a resposta do céu? Lá tem Moisés e os profetas, lá tem a minha palavra, ouça a palavra; sem a palavra não há mudança." Então não espere que a sua vida vai mudar porque caiu um raio do céu ou porque alguém te apareceu em sonho. É a palavra.

    E aí estão homens e mulheres sentados – beijo à irmã Ilda! –, aí estão homens e mulheres que lutam. Todo mês a irmã Ilda distribui Bíblia.

    Eu sei disso, porque ela é como uma muralha de oração no meu gabinete toda semana. E ela distribui Bíblia à mão-cheia. Ela vai a todos os lugares.

    Interessante, Senadora Damares, Srs. pastores e líderes que aí estão, este mês ainda, no começo do mês, ela me pediu duas Bíblias em braile. E ela disse que tinha descoberto alguém que era cego e queria fazer contato com a palavra de Deus. A palavra de Deus é viva e eficaz, por isso, não podemos perder a esperança na pátria do evangelho.

    Ao ouvir as palavras da minha colega pastora, Senadora Damares, falando que o vento não foi um acaso, nem um erro, quando os portugueses vieram ao Brasil... E o Brasil se tornou a pátria do evangelho. As promessas ainda estão sobre nós. Seremos o celeiro de alimento do mundo e já o somos, de parte significativa do mundo. Nós não vamos sucumbir. E seremos um celeiro de profetas e o avivamento do mundo começará pelo Brasil. A palavra de Deus nunca mudou.

    Hoje é no Dia da Bíblia. Realmente, não precisava de uma lei, porque todo dia é Bíblia para nós... E sem ela, não temos como prosseguir. Sem ela, não temos como andar. Sem ela, os dias são mortos, sem sentido, porque não temos onde nos apegar. Não temos o bálsamo dos Salmos. Não temos um rumo, o que nos é dado pelos Provérbios. E a vida dos profetas nunca foi fácil, irmã e Pastora Damares.

    Nós estamos vivendo isso. Dias difíceis, dias de dores.

    Eu queria ver o Plenário, Presidente, porque acho que ele está tão bonito!

    Quando a senhora anunciou os nomes que estão aí... Queria ver se a Câmara conseguia dar uma passagem pelo Plenário para que eu tivesse o privilégio de ver esses homens e mulheres que empunham a palavra, que distribuem a palavra e que creem na palavra. Acho que é possível.

    Sempre que entro em vídeo nas Comissões, peço para ver a mesa, o depoente... Preciso ficar olhando para o depoente... E eu vejo o Plenário. Se houver essa possibilidade, eu agradeço.

    E agradeço ao meu Deus, porque estou de pé. Agradeço as orações de todos e peço que não parem. Até quarta-feira à noite, nós teremos dias difíceis. Nós teremos dias difíceis no Brasil. Até quarta-feira à noite, o sustento da palavra tem que ser o nosso alimento. E que os senhores, que o Brasil esteja conosco até quarta-feira à noite – à noite –, para decidir a vida de homens e mulheres.

    E todas as vezes que eu entrava na Colmeia, que não foram muitos – que foram muitos dias –, as pastoras que estavam presas com as mulheres... Era a palavra. Era a palavra o tempo inteiro que deu o sustento.

    Lá na Papuda, era a palavra. Era a palavra que deu sustento: "Guardei a tua palavra em meu coração, para não pecar contra ti."

    Lá tinha homens e mulheres com a palavra. O livro não estava lá, mas estava no coração. E vejo que, pela tecnologia, não vou conseguir ver o Plenário.

    Encerro a minha fala dizendo que nós cristãos temos a responsabilidade com esse livro que é nossa regra de fé e de prática, de proclamarmos esse livro – traduzido para o mundo inteiro, em línguas, dialetos e idiomas de toda sorte – para que as pessoas conheçam o evangelho de Cristo, Jesus, o nosso Senhor e Salvador.

    Obrigado por este dia. Obrigado por este momento – obrigado por este momento. E eu agradeço a Deus por ter muito cedo tido uma mãe que, embora analfabeta, tinha contatos com a palavra de Deus. E eu nasci com a minha mãe citando versos, versículos da palavra de Deus, e nos guiando através dela. E foi essa palavra que fez com que chegássemos até aqui.

    Que Deus abençoe a Sociedade Bíblica do Brasil e tantas outras sociedades que imprimem a palavra, que imprimem um ritmo, que não deixam cair.

    A Bíblia está sempre em todos os lugares – como os Novos Testamentos dos Gideões – e aí tem tanta gente distribuindo a palavra de mão-cheia pelo mundo inteiro.

    Que Deus abençoe esta sessão! Que Deus abençoe cada palavra neste dia tão importante para todos nós cristãos do Brasil.

    Deus os abençoem!

    Muito obrigado e uma boa sessão solene, porque a Bíblia merece toda a nossa solenidade.

    Que Deus os abençoem! (Palmas.)

    A SRA. PRESIDENTE (Damares Alves. Bloco Parlamentar Aliança/REPUBLICANOS - DF) – Obrigada, Senador Magno Malta, mas fique mais um pouquinho, porque o senhor vai ver o Plenário agora: olhe.

    Você quer ver? O Senado está...

    O SR. MAGNO MALTA (Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - ES. Por videoconferência.) – Eu estou...

    A SRA. PRESIDENTE (Damares Alves. Bloco Parlamentar Aliança/REPUBLICANOS - DF) – ...exibindo o Plenário...

    O SR. MAGNO MALTA (Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - ES. Por videoconferência.) – Estou vendo o Plenário.

    Que lindo!

    A SRA. PRESIDENTE (Damares Alves. Bloco Parlamentar Aliança/REPUBLICANOS - DF) – O Plenário está lotado. Parabéns!

    O senhor organizou com tanto carinho esta sessão especial e eu imagino...

    O SR. MAGNO MALTA (Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - ES. Por videoconferência.) – Que lindo!

    A SRA. PRESIDENTE (Damares Alves. Bloco Parlamentar Aliança/REPUBLICANOS - DF) – ... a tristeza que o senhor está sentindo de não estar presente presencialmente, mas obrigada por ter feito o esforço de entrar de forma remota.

    Muito obrigada, Senador Magno Malta.

    O senhor é um guerreiro. Tente vir amanhã. Tente vir, faça um esforço, porque, nesses próximos dois dias, precisamos do senhor aqui neste Plenário, com a sua coragem...

    O SR. MAGNO MALTA (Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - ES. Por videoconferência.) – Eu estarei.

    A SRA. PRESIDENTE (Damares Alves. Bloco Parlamentar Aliança/REPUBLICANOS - DF) – ... guerreando pela vida de muitos que ainda estão presos nesta nação.

    Obrigada, Senador Magno Malta.

    O SR. MAGNO MALTA (Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - ES. Por videoconferência.) – Eu estarei aí como o Profeta Micaías.

    A SRA. PRESIDENTE (Damares Alves. Bloco Parlamentar Aliança/REPUBLICANOS - DF) – Obrigada.

    O SR. MAGNO MALTA (Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - ES. Por videoconferência.) – Aprendi e li na palavra. O Profeta Micaías estava preso, porque nunca foi fácil a vida do profeta. Quem abraça esse livro... E Deus chama para uma missão de profeta, como a sua. Não vão ser fáceis para você esses dois dias, Damares, nem para os outros que aí estão. Ou confia em Deus e tenha a firmeza do Profeta Amós que olhou para os olhos do rei e disse: "Se tu voltares vivo, o Senhor não falou comigo", ele não cedeu à pressão daquilo que se chamava de sistema nos dias...

    Os profetas não se curvaram e por isso pagaram grande preço. Nós estaremos juntos, sim, amanhã, e com todas as minhas dores, porque a minha sede de justiça é muito maior do que as minhas dores.

    Deus os abençoem.

    Eu vou ficar aqui assistindo pela TV, assistindo a essa maravilhosa... A esse ajuntamento de cristãos que creem, amam e distribuem a palavra.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 16/12/2025 - Página 13